A colação de grau, também conhecida por formatura, é umacerimônia tradicional acadêmica de caráter obrigatório para aoutorga do grau de bacharel ou licenciado aos alunos de ensino superior que concluíram os seus estudos.
O principal requisito para que o estudante esteja apto a participar da colação de grau é ter completado todas as etapas estabelecidas pela instituição de ensino, que estão baseadas no regulamento e nas leis oficiais do país para o exercício de uma profissão de ensino superior.
Na colação de grau, o aluno concluinte recebe um diploma, na maioria das vezes simbólico, representando e certificando todas as suas competências dentro de uma determinada área do conhecimento, como por exemplo engenharia, medicina, jornalismo, direito e etc. É a partir deste momento que, oficialmente, o aluno passa a obter o título de graduado, que é outorgado pelo diretor da instituição de ensino superior.
Todas as cerimônias de colação de grau seguem um protocolo de apresentação, considerado um ato acadêmico solene e público, normalmente com a presença do diretor ou reitor da universidade, professores e demais membros da congregação da instituição, o patrono e paraninfo das turmas, homenageados, oradores, alunos, padrinhos e convidados.
O patrono da turma é uma figura de grande importância em determinado campo científico em que estão inseridos os formandos. A escolha do patrono é feita por eleição entre os alunos, levando em consideração a notoriedade e saber acadêmico desta personalidade. Oparaninfo, por sua vez, é um professor ou profissional de influência e prestígio, também escolhido por eleição entre os formandos.
Uma das principais particularidades das colações de grau é o traje, que consiste numa beca da cor preta, com uma faixa na cintura (da cor oficial do curso) e o capelo, que deve ser colocado na cabeça do aluno apenas depois de lhe ser conferido o grau. Normalmente, o padrinho escolhido por cada formando também é o responsável em pôr o anel de formatura no dedo de seu "afilhado". A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe um diploma, certificando oficialmente suas competências em determinada faculdade do conhecimento.
No Brasil, o direito oficial para exercer a atividade depende da profissão. Formandos de cursos como Engenharia, além da posse do diploma, precisam estar devidamente registrados numa entidade regional doConselho Federal de Engenharia e Agronomia; formandos de Direito e Ciências Contábeis precisam, além do diploma, submeter-se a exames específicos (respectivamente o Exame da OAB e Exame de Suficiênciado Conselho Federal de Contabilidade).[1]
Notas e referências
- ↑ Contabilidade tem exame exigido por lei e Medicina quer prova, por Marina Morena Costa, iG São Paulo, 27 de setembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário