Mestrado é um grau acadêmico recebido por um indivíduo e concedido por uma instituição de ensino superior, normalmente por umauniversidade.
O mestrado é considerado um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, que possui entre 2 a 5 anos de duração. Ao completar o curso de mestrado, o indivíduo recebe o título de mestre na área específica que foi estudada.
No final do curso de mestrado, normalmente, o estudante deve apresentar uma tese de dissertação sobre determinado tema que seja de interesse para o ramo de estudo escolhido. A dissertação também deve ser defendida em uma apresentação para uma banca de juízes (por norma, professores doutores da universidade), que avaliarão o trabalho e concederão a nota final.
Na hierarquia dos graus acadêmico, o mestrado está entre a licenciaturaou bacharelato e o doutorado.
Atualmente, com a ajuda das novas tecnologias de informação e comunicação, cresce no país o número de cursos de mestrado à distância. O mestrado à distância é uma modalidade de ensino não-presencial, ou seja, é dispensável a presença física de um professor ou tutor para ministrar as aulas, que podem ser assistidas a partir de computadores em qualquer lugar do mundo, por exemplo.
Em alguns países, como em Portugal, o mestrado é um grau acadêmico que é incorporado aos cursos de licenciatura. Com o Processo de Bolonha (acordo que estabelece o Espaço Europeu de Ensino Superior), os estudantes de licenciatura recebem o título de mestres automaticamente, assim que terminam os seus estudos, pois o curso de mestrado é integrado ao de licenciatura.
Outra modalidade que está ganhando espaço é o mestrado profissional, que qualifica o estudante para o mercado de trabalho, ao contrário do modelo tradicional de mestrado que encaminha o aluno para o meio acadêmico.
Veja também os significados de PhD, CNPQ, Stricto Sensu e Universidade.Esses três tipos de formação são opções de pós-graduação com enfoques distintos. Os cursos de especialização - que têm como exemplos mais conhecidos os MBAs, voltados para a área de administração de empresas - são mais práticos e objetivos, visando um aprimoramento profissional. Já o mestrado e o doutorado são cursos de longa duração e costumam ser escolhidos por quem busca formação acadêmica na área da pesquisa científica ou quer seguir carreira como docente. A princípio, para lecionar em faculdades não é exigido que todos os profissionais tenham título de mestre ou de doutor. No entanto, como as universidades precisam ter, obrigatoriamente, um certo número de doutores em seus quadros, os profissionais com esses títulos conseguem melhores oportunidades de trabalho. Os cursos de pós-graduação foram regulamentados oficialmente no Brasil pelo Ministério da Educação (MEC) em 1969.
E depois do diploma?Caminhos da pós-graduação podem levar a uma formação mais prática ou teórica
Especialização
Dentro da área lato sensu, a única opção de pós-graduação são os cursos de especialização - os MBAs são um bom exemplo. Eles costumam ser pagos, mesmo quando oferecidos em faculdades públicas. Para entrar nesses cursos, pode haver provas seletivas e entrevista
Nenhum comentário:
Postar um comentário