Maquilhagem (português europeu) ou maquilagem, maquiagem (português brasileiro) (do francês maquillage) consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento, ou disfarce, seguindo-se alguns casos os ditames da moda e com uso de substâncias especificamente destinadas a tal fim.
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[esconder]História[editar | editar código-fonte]
A maquiagem, assim como os cosméticos, é muito antiga, provavelmente utilizada desde a Pré-história para a prática de rituais xamânicos, cultos funerários ou cultos à fertilidade[1] .
Três mil anos antes de Jesus Cristo, os egípcios já conheciam a maquiagem: batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, maquiagem para reforçar os olhos e sobrancelhas (a base de chumbo,malaquita, antimônio, Kohl), blush para corar as bochechas (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animais, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ouferro ocre), pós que eram misturados com óleos ou pomadas. Outros pigmentos também eram utilizados para a maquiagem: o azul do óxido de cobre, o amarelo do auripigmento, o preto do carbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro[2] .
As caravanas que levavam especiarias e seda para a Europa introduziram os cosméticos e a maquiagem na Grécia (ela não se desenvolveria verdadeiramente até o início do século III, sendo anteriormente um atributo das cortesãs) e ao império romano (Nero e Popeia Sabina maquiavam-se com os mesmos produtos no século I): a maquiagem para rosto, o Kohl, foi substituído por uma maquiagem à base de açafrão, antimônio, cortiça queimada, fuligem ou cinzas; o blush corava as bochechas através de amoras esmagadas ou cinábrio. Muitos produtos da época à base de metais (chumbo, mercúrio) eram tóxicos, estragando a aparência da pele e provocando um envelhecimento prematuro da mesma. Dentre os escritos sobre cosméticos da época: A arte de amar, Os remédios do amor, Os produtos de beleza para o rosto da mulher, deOvídio, foram perdidos. A atividade da maquiagem, que visava atender um ideal de beleza, estava sujeito a controvérsias religiosas e filosóficas da época grega.
Foi com o retorno das cruzadas que a maquiagem se espalhou pela Europa nórdica, onde ela era somente utilizada quando da pintura para rituais. Desde o século XVIII, os nobres utilizavam bases faciais, pintura para cabelos e perfume. No século XVI, as mulheres utilizavam pó branco, bochechas vermelhas e nos lábios, uma mistura de corante de cochonilha. Os olhos, contrariamente ao período anterior, jamais eram maquiados, a fim de não esconder “a janela da alma”.
Desde o século XVII, a maquiagem é utilizada por todas as classes sociais. As mais abastadas utilizavam preciosidades em suas maquiagens, como pó de ouro, prata e pedras preciosas. Os manuais de civilidade dos séculos XVI e XVII recomendavam não abrir a boca, símbolo da oralidade e animalidade, devido aos dentes apodrecidos desde a introdução do açúcar no ocidente; assim, a maquiagem escondia a boca nesses séculos. As maquiagens à base de substâncias metálicas, emprestadas das artes das pinturas e das miniaturas, continuaram a ser muito tóxicas, como podemos exemplificar citando o “sublimado de mercúrio”, comum no século XVI.
A maquiagem moderna tornou-se popular através do cinema dos anos 1920.
Ainda no começo do século XIX, os cosméticos continham chumbo, mas os produtos modernos são testados em laboratórios e fabricados com recursos neutros como talco, caulim e amido de arroz, aos quais são adicionados óleos e corantes sintéticos.
Artes cênicas[editar | editar código-fonte]
No Teatro, desde as origens na Grécia Antiga, bem como nas demais manifestações culturais equivalentes do Japão, Índia e outros países do Extremo Oriente, a maquiagem é parte essencial na caracterização do actor.
O Maquiador é uma profissão que visa não apenas atender a funções estéticas, mas também um técnico especializado, com conhecimentos específicos sobre uma gama extensa de substâncias cujo uso transcende o embelezamento, passando mesmo na efetiva caracterização das personagens e ainda na percepção destes efeitos na fotografia (caso do cinema etelevisão), ou no palco (no teatro).
Óscar[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Lista de filmes premiados com o Oscar de melhor maquiagem
No Cinema, constitui setor tão importante que até um Óscar é oferecido, sendo uma categoria instituída em 1981.
O primeiro premiado, e também o que maior número de estatuetas ganhou, foi Rick Baker: nove, ao todo.
Produtos de maquiagem[editar | editar código-fonte]
- Batom
- Base
- Blush
- Corretivo
- Rímel
- Delineador
- Gloss
- Sombra
- Pó compacto
- Lápis de olho
- Lápis para os lábios
- Primer
Outras acepções[editar | editar código-fonte]
Do sentido original derivam expressões com outras significações, tais como:
- Maquiagem fiscal - operação ilícita feita por pessoas físicas ou jurídicas, onde o lançamento de tributos é falseado, visando assim a sonegação do seu pagamento.
- Maquiagem contábil - operação contábil que consiste em ocultar prejuízos nas contas de uma empresa, a fim aparentar uma situação falsa de lucro.
- Maquiagem política - consiste numa série de operações de marketing e mídia, onde uma situação negativa é descrita, mascarada ou alterada para minimizar seus efeitos na imagem de um político, governo, partido, instituição, etc.
Referências
- ↑ (en)J.Zilhao et col, « Symbolic use of marine shells and mineral pigments by Iberian Neandertals », Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 107, no 3inserir fonte aqui
- ↑ (fr)Nathalia Baduel,Une Anthropologie du fard et de la palette à fard en Égypte pré-dynastique, dans La Fabrique de l'histoire, Histoire de la beauté
Base, pó, blush, lápis, sombra, batom, curvex... Há uma infinidade de produtos e acessórios para quem adora se maquiar. Mas será que você tem utilizado todos para favorecer o seu rosto?
A estudante de rádio e TV Mariana Graciolli, de 22 anos, sempre foi vaidosa e aprendeu, na prática, alguns truques para corrigir imperfeições. “Li muito sobre o assunto e fui testando em casa até conseguir o resultado que desejava. Foi assim também que eu aprendi a afinar meu rosto, usando o blush”, revela.
As maquiadoras Simone Luiza Vaz e Marina Falco, do Studio Marcia Maria, da Unidade Anália Franco, em São Paulo, explicam que antes de se maquiar é necessário que a mulher tenha conhecimento do seu rosto – assim como fez Mariana. Examine-o bem. Assim, é possível achar quais os pontos que podem ser valorizados ou amenizados. “Não existe um certo ou errado na técnica. O interessante é evidenciar aquilo que mais atrai ou um ponto que chama atenção”, explica Simone.
Para Simone Vaz, é necessário a pessoa conhecer seu rosto antes de se maquiar
O segredo é buscar harmonia na técnica e nas cores usadas. Se você pretende dar destaque aos olhos, por exemplo, o ideal é evitar batons de tonalidades fortes e vibrantes. O contrário também é válido.
Uma dica para não errar na hora de maquiar os olhos é usar uma sombra clara no canto interior da pálpebra e escurecer no lado externo. Se você já tem os olhos pequenos ou com formato amendoado, evite utilizar o lápis preto, pois ele dá a impressão de que seus olhos são menores. O ideal seria optar por uma tonalidade branca, que contrasta e realça o formato. Mas, se gosta do look preto, passe o lápis em toda a extensão do olho, a fim de realçar as nuances. Depois, passe o tom branco no canto externo, logo abaixo do preto. Esse truque dá um efeito especial, que evidencia mais o olhar.
Quer afinar o nariz? Utilize o pó compacto um pouco mais escuro próximo das narinas. A técnica cria a ilusão de que ele é mais fino por causa do sombreado. O mesmo pode ser feito para afinar as papadas de quem possui rosto arredondado. Basta sombrear um pouco a região, logo abaixo do queixo. “Quando você abusa da maquiagem em todos os pontos importantes do rosto, que são os olhos, boca e a linha horizontal entre a testa e o queixo, acaba evidenciando tudo e, portanto, perde a harmonia e não destaca os principais pontos da sua face”, informam as especialistas no assunto.
E atenção: base mais clara e iluminador amenizam olheiras. Aplique uma camada fina da base, espalhe bem o produto e finalize com um toque de pó iluminador.
Marina Falco acredita que não há técnica errada na maquiagem: o importante é destacar os pontos certos
Preste atenção
Claro que existe uma diferença enorme entre ser maquiada por alguém e fazer o mesmo sozinha. Quando está aplicando a técnica em uma terceira pessoa, é possível ver o conjunto. Na automaquiagem, a noção fica mais limitada, já que estamos acostumados com as nossas formas e, portanto, com nossas imperfeições também. Segundo Simone, maquiagem é também uma questão de treino. Por isso, olhar atentamente para si no espelho é importante. Dessa forma, você encontra os pontos que deseja evidenciar. E treinar resulta em movimentos mais firmes.
“Muitas clientes comentam que não conseguem passar o delineador corretamente. Sempre dou a dica de apoiar um espelho no nível de uma mesa. Assim, o olhar fica mais inclinado. Além disso, facilita o manuseio”, aconselha Simone.
Mas do que adianta saber todos esses truques se os seus produtos estão com a validade vencida? Fique sempre atenta para a data de validade de bases, pós compactos, blushes, sombras e batons, e conserve os produtos em local fresco e longe do sol. Com essas dicas, você vai estar pronta para arrasar na produção, a qualquer hora do dia e da noite.
Imagens: Niels Andreas Glogowski
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