A medicina natural (também chamada de naturopatia) é uma terapia complementar, que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se. Naturopatas utilizam recursos naturais como ervas e alimentos ao invés de fármacos sintéticos e cirurgias. A naturopatia inclui muitas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem holística da assistência ao paciente, que pode ser acompanhada juntamente com a medicina alopática. O termo naturopatia foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. John Scheel, em 1885.[1] Em 1902 Benedict Lust também passou a utilizar.[2]
Este tipo de prática, aborda o paciente como se fosse único e os tratamentos são específicos para cada pessoa.[3]
A medicina natural tenta combinar a sabedoria da natureza com os rigores da ciência moderna. Repleto de métodos tradicionais de cura, princípios e práticas, medicina natural incide sobre holística, prevenção pró-ativa e abrangente diagnóstico e tratamento. Usando protocolos que minimizem o risco de danos, ajudar a facilitar a capacidade inerente do corpo para restaurar e manter a saúde óptima. É o papel do médico natural para identificar e eliminar os obstáculos à boa saúde, ajudando a criar um ambiente interno e externo de cura. Doutores em medicina natural trabalham em consultórios particulares, hospitais, clínicas e centros de saúde da comunidade. Práticam em muitos dos Estados Unidos e Canadá. Naturopatas qualificados passam por um rigoroso treinamento antes de se tornarem medicos licenciados. NDs podem tratar todas as condições médicas e podem fornecer cuidados de saúde individual e familiar. Entre as doenças mais comuns que eles tratam são alergias, dor crônica, problemas digestivos, desequilíbrios hormonais, obesidade, doenças respiratórias, doenças cardíacas, problemas de fertilidade, menopausa, fadiga adrenal, câncer, Fibromialgia e Síndrome de fadiga crônica. DEs pode realizar pequenas cirurgias, como a remoção de cistos ou costurando ferimentos superficiais. No entanto, eles não praticam cirurgia de grande porte, somente pequenas cirurgias. NDs são treinados para utilizar medicamentos, embora a ênfase da medicina naturopática é a utilização de agentes de cura natural. [4] fonte: http://www.naturopathic.org/content.asp?contentid=60
Os médicos naturopatas ganham um salário médio nos USA de $85.050 por ano. Salários normalmente começam a partir de $41.250 e vão até $138.130. Podendo chegar a mais de $200.000. [5] https://www.sokanu.com/careers/naturopathic-physician/salary/ http://explorehealthcareers.org/en/Career/83/Naturopathic_Physician
Um médico naturopata licenciado ou medico em medicina natural nos USA, precisa comparecer a quatro anos, em nível de pós-graduação da escola médica. O naturopata e é educado em todas as mesmas ciências básicas como um Medico convencional , mas também estuda abordagens holísticas e não tóxicos para a terapia com uma forte ênfase na prevenção de doenças e otimização de bem-estar . Além de um currículo médico padrão , o médico naturopata também estuda nutrição clínica , a medicina homeopática , medicina botânica , psicologia e aconselhamento. Um médico naturopata faz rigorosos exames profissionais para que ele ou ela pode ser licenciado por um estado ou jurisdição. Por favor, veja Perfil de Competência Profissional do AANMC para mais informações. Informações adicionais sobre as escolas naturopatas podem ser encontrados na Associação Americana do site Naturopathic Medical Colleges.[6] http://www.naturopathic.org/educationA Naturopatia, (é uma especialidade da Medicina Tradicional, reconhecida pela Lei 45/2003 de 22 de Agosto, que faz o enquadramento das terapêuticas não convencionais), tem como objetivo repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais, tais como:
- Alimentação/Dietética adequada
- Fitoterapia (recurso a plantas / suplementos alimentares 100% naturais)
- Hidroterapia
- Massagens terapêuticas
- Iridologia
- Postura
- Argiloterapia
- Ventosoterapia
- Entre outros
A Naturopatia faz com que as pessoas adotem uma nova filosofia de vida onde a alimentação tem um papel extremamente relevante.
Uma boa alimentação agregada ao bom funcionamento dos emunctórios e, recorrendo a programas adequados atinge-se o equilíbrio orgânico aumentando-se o bem-estar das pessoas. Também é fundamental conhecer o historial do paciente para que se entenda as reais necessidades.
Deve-se recorrer à Naturopatia, não só para recuperar o bom funcionamento do organismo, como também para PREVENÇÃO. Não esquecer de que muitas das patologias se instalam no organismo de forma assintomática, como é o caso, por exemplo, da Diabetes, Problemas Cardiovasculares, que numa grande maioria das vezes quando se diagnostica já é tarde demais.
Frequentemente interrogamo-nos e admiramo-nos até, quando temos conhecimento de uma notícia de que determinada pessoa, nova ou de mais idade, acabou de falecer sem motivo aparente … “Oh! Era uma pessoa tão saudável! Nunca tinha estado de baixa!” Etc., etc.
Pois! O motivo estava lá, a patologia instalou-se de forma assintomática que acabou por levar àquele desfecho trágico. Todos nós conhecemos casos de doenças com mortes fulminantes! Ou então, casos de patologias instaladas que se tornaram crónicas e já com graves falências nos órgãos, como sendo a Diabetes e as suas consequências a nível de: visão, problemas renais, cardiovasculares e circulatórios em especial dos membros inferiores. Os sintomas da doença são causados pelo esforço que o próprio organismo faz no sentido de se auto-curar. A prescrição dos remédios/suplementos também devem ser escolhidos em função da pessoa e não só da doença.
Um dos princípios da Naturopatia é de que cada organismo é capaz de suportar determinada doença e dor, mas se tratado a tempo ele próprio terá condições, SE AJUDADO POR ESPECIALISTA, para recuperar e promover a auto-cura. Para que isso aconteça é fundamental mudar o estilo de vida. O bem-estar do organismo não se reestabelece sem que se encontre e remova a causa que o afeta. Um sistema imunitário revitalizado/forte não deixa que as patologias se instalem.
O tratamento através da Naturopatia tem cada vez mais sucesso devido à sua eficácia e baixo custo. A Naturopatia não só suporta o sistema de auto-cura do nosso corpo, como também, concentra a orientação das pessoas para mudarem o estilo de vida para, assim, obterem uma vida longa e saudável. O papel do Naturopata é auxiliar no processo de cura para descobrir e eliminar os obstáculos à saúde e de recuperação e estabelecer um modo de vida saudável interna e externamente. Todo o objetivo centra-se no diagnóstico e remoção das causas primárias da doença ao invés de eliminar ou restringir apenas os sintomas. Eliminando-se também as falsas esperanças do paciente pensar que está curado. É que quando se mascara sintomas, desaparece a dor mas a patologia continua.
Por isso venha até nós, faça uma consulta de PREVENÇÃO, peça conselhos sobre:
- Alimentação
- Leitura de rótulos dos produtos
- Produtos industrializados
Procure informar-se junto da Clínica, de todas as regras e procedimentos desta especialidade da saúde da Medicina Tradicional com provas dadas ao longo de milénios.
Venha aprender connosco os diferentes sinais que o nosso organismo nos vai enviando. Se estivermos atentos, a energia e equilíbrio do organismo são salvaguardadas. Esses sinais são percetíveis por todos, só é necessário estarmos atentos. Um dos sinais, é por exemplo, um estado febril. Em geral, as pessoas num quadro febril tentam logo tomar algo que acabe com o estado de febre, sem se lembrar de que o organismo está a emitir um sinal de que algo não está bem. Com esse procedimento não se está a ver a causa. Por isso, vai-se mascarar o motivo que levou a esse estado febril, de modo a que quando voltar a dar sinal, o problema inicial já se agravou.
TENHA SEMPRE PRESENTE DE QUE A PREVENÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE SINAIS QUE O NOSSO ORGANISMO EMITE SÃO FUNDAMENTAIS PARA OSEU BOM FUNCIONAMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário