Peculiaridade é o estado ou qualidade daquilo que é peculiar, ou seja, especial, singular e particular.
As características que são próprias de uma pessoa, por exemplo, podem ser consideradas as suas peculiaridades.
Normalmente, as peculiaridades são facilmente identificadas, devido ao fato de serem aspectos bastante singulares, que dificilmente se encontram em outras pessoas ou coisas.
Em determinados contextos, a peculiaridade pode adotar um sentido pejorativo, quando corresponde a sinônimos de características que são estranhas, esquisitas, bizarras ou invulgares, por exemplo.
Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim peculiaris, que era utilizada para descrever algo que era distinto ou característico de alguém.Peculiar é um adjetivo de dois gêneros que significa característico,especial, algo que é próprio de uma pessoa ou coisa.
Inicialmente, a palavra peculiar era usada para indicar a sua propriedade privada ou rebanho. Mais tarde, a palavra deixou de estar relacionado com o dinheiro (pecúlio) ou gado.
Com origem no latim peculiaris, esta palavra descreve uma coisa típica que é como o distintivo de alguém. Ex: Ela já faz isso há muitos anos, é um hábito peculiar dela.
Em alguns casos, a palavra peculiar pode ter um sentido depreciativo, sendo usada como um sinônimo de estranho, esquisito ou invulgar. Ex: Ele se destaca porque tem uma forma peculiar de se vestir.
De igual forma, a palavra peculiaridade é sinônimo de particularidade ou singularidade, ou seja, algo que caracteriza e distingue uma pessoa.
Em inglês, a palavra é escrita da mesma forma que em português, ou seja, peculiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário