sábado, 26 de março de 2016

SURREAL

Surreal significa algo estranhoabsurdo, que não corresponde à realidade. Dizer que algum acontecimento é surreal significa que foge à realidade, que é bizarro ou absurdo.
Alguns estudiosos acreditam que a palavra surreal (ou surrealismo) foi criada pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, na junção de "sur" e "réalisme", que remete para alguma coisa que está além do realismo ou realidade.
O termo surreal designa aquilo que apresenta características próprias dosurrealismo. Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa na década de 1920. Tinha como características o irracionalismo, a negação da lógica, a incoerência e valorizava todas as formas de expressão do inconsciente, do abstrato, dos sonhos e do próprio instinto.
As teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e as teorias políticas de Marx tiveram forte influência no movimento. Alguns dos artistas que se destacaram nesse período foram os pintores Salvador Dalí, Renée Magritte, Max Ernst, Giorgio de Chirico; o cineasta espanhol Luis Buñuel, dentre outros.
  1. programa de TV apresentado pela Suzana Werner
  2. marca de chocolate
  3. gíria dos jovens
  4. característica das obras do movimento estético ocorrido entre 1924 e 1945
Pois é... Por incrível que pareça, todas as respostas acima estão corretíssimas. Agora que o Surrealismo está em evidência com a exposição do CCBB, fica em evidência também uma das características da nossa língua (aliás, não só da nossa, mas de todas as línguas humanas): a extensão do significado das palavras. Afinal de contas, a língua é um "organismo vivo", que vai sofrendo mudanças ao longo do tempo. Uma dessas mudanças, chamada Extensão de Sentido, acontece quando os falantes (eu e você, pessoas normais) começam a usar determinada palavra com um sentido diferente do original. E assim a língua vai se tornando mais rica.
Você sabia, por exemplo, que carroça já significou "carro de luxo" ? Hoje em dia, além do "carro grosseiro, carregado por tração animal", pode significar apenas um carro velho: "aquele fusquinha é uma carroça!"
Mas que fique claro: o fato de existir um sentido "original" e outros estendidos não significa que estes últimos sejam menos importantes. Todas as palavras são palavras, e servem aos nossos propósitos de comunicação. A ideia de que existe uma língua correta e pura, e que as mudanças sofridas ao longo do tempo só vem a deturpá-la e empobrecê-la não tem fundamento. Quem manda na língua somos nós, os falantes. E, se aos poucos ela vai mudando, ganhando palavras novas, é porque nós tivemos necessidade de que fosse assim.
Mas, afinal, o que é surreal?
A palavra surreal vem de super real; supra real. Surreal é algo que está além do real.
E surrealismo, segundo o dicionário Petit Robert, é o "conjunto de procedimentos de riação e de expressão que utiliza todas as forças psíquicas (automatismos, sonhos, inconsciente) liberadas do controle da razão e em luta contra os valores recebidos; movimento intelectual revolucionário que afirma a superioridade destes procedimentos. Tem como antônimos naturalismo, realismo e racionalismo."
Para ver exemplos de palavras que mudam de sentido, dê uma olhadinha nos dois endereços abaixo. Ambos pertencem à página Por trás das letras, que vale a pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário