Terapia (do grego: θεραπεία - do verbo therapeúo, "prestar cuidados médicos, tratar"[1] ) ou terapêutica significa o tratamento para uma determinada doença pela medicina tradicional, ou através de terapia complementar ou alternativa.
Efeitos da terapia[editar | editar código-fonte]
O efeito da terapia é conseqüência de um tratamento particular, o qual deve ser benéfico. Isto se torna verdade se o resultado era esperado, inesperado, ou ainda uma conseqüência involuntária do tratamento.
O que diferencia um efeito terapêutico de um efeito colateral é uma questão tanto da natureza da situação em que um tratamento é utilizado e os objetivos do tratamento.
Tipos de terapia[editar | editar código-fonte]
Abaixo uma lista de algumas terapias:
Ver também[editar | editar código-fonte]Referências
Links externos[editar | editar código-fonte]
|
A terapia é um tratamento particular realizado através de sessões com profissional capacitado. É o ato de cuidar de alguém seja por medicação ou em forma de reparação, etc.
A clínica psicológica é o ambiente no qual os profissionais de Psicologia de modo geral, exercem a modalidade de tratamento psicoterapia, que é uma prática privada a qual deve ser benéfica para quem busca o tratamento.
A psicoterapia é um exemplo de tratamento em que se aplica este termo.
Terapêutico é um termo utilizado no sentido de justificar que algo faz bem, falando de maneira popular.
Muitas pessoas confundem os termos, acreditam se tratar do mesmo processo o que não é verdade. Quero esclarecer que terapia é terapêutico, mas não necessariamente algo terapêutico seria terapia. Por exemplo, para muitas pessoas dançar ou praticar esportes tem efeito terapêutico, pois lhes reestabelece bio-psico-socialmente, o que é um dos possíveis resultados de quem faz psicoterapia, mas se sabe que o método como se dá esta prática de dança ou esportiva não é terapia.
Espero ter colaborado para compreender um pouco as diferenças e semelhanças desses termos que mais parecem uma armadilha que vejo pegar até colegas aspirantes psi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário