O anel é um símbolo ambivalente uma vez que em seu aspecto positivopode simbolizar a ligação, a união, seja de um casal (anel nupcial) ou de amigos; e, por outro lado, em seu aspecto negativo, representa a escravidão (relação senhor-escravo), posto que tanto une como isola.
Simbologias e Significados do Anel
Desde os tempos pré-históricos que os homens utilizam objetos com o intuito decorativo, de adorno, de poder, de riqueza e de identidade. Assim, as pedras, ossos, conchas e muitas joias sempre estiveram presente no desenvolvimento das culturas. No caso dos anéis, esses objetos possuem um valor sacramental, ou seja, representam a "expressão de um voto", que em sua forma em círculo, pressupõe o infinito, aquilo que não tem início nem fim. No Cristianismo, simboliza a união fiel e abençoada dos cônjuges. Já no esoterismo, o anel representa um objeto com poderes mágicos, uma vez que protege lugares, pessoas, tesouros. Além disso, esse símbolo aparece em muitas estórias, contos, lendas, canções e a despeito de muitas vezes significar a união, pode simbolizar o poder, a sabedoria, a sorte, a proteção ou o reconhecimento.
Veja também Símbolos de União.
Por esse motivo que a tradição da troca de alianças (anel nupcial) no casamento é deveras destacado como um símbolo de eternidade, de cumplicidade, de amor. De qualquer forma, quando um homem oferece um anel à uma mulher, simbolicamente, ele está declarando seu amor, mesmo que de forma inconsciente, e que portanto, deseja ligar-se à ela não como um caso de amor superficial, mas como uma conexão via Self, uma aliança, quando pode estar então simbolizando a conjunctio, a união dos opostos.
Não obstante, o sentimento que se possa ter em relação ao anel é que vai apontá-lo como símbolo de um grilhão ou de uma união significativa. Pode-se mesmo estar aprisionado por algum fator negativo, envolvido num estado de fascinação, que escraviza por força de algum complexo emocional inconsciente. Nesse sentido, a união conjugal pressupõe uma relação subtil que pode ser estabelecida numa relação "senhor-escravo" e por isso, de poder e isolamento.
Anel do Amor
Em forma de coração, envolvidos por um par de mãos, o anel do amor era muito utilizado no século XIX, para simbolizar a união dos amantes.
Anel com Sinete
Símbolo de poder, o anel com sinete era utilizado no dedo mindinho pela realeza e pelos nobres a fim de representar a autoridade; geralmente, possuíam desenhos de armas ou dos brasões de família.
Anel de Nariz
Na Índia, as mulheres utilizam os brincos nasais como ornamento e também para simbolizar seu estatuto conjugal. Nesse caso, realizada pelas moças hindus antes do casamento, a Puja(ato de reverência) feito para a Deusa Parvati, concederá vida longa ao casal, saúde e prosperidade.
Anel de Pescoço
Grandes argolas douradas no pescoço, são utilizadas pelas mulheres da cultura indígena tailandesa Padaung, visto que possuem propriedades mágicas e protetoras. Com isso, além de simbolizar a proteção, tem-se o objetivo de adquirir a beleza e a elegância dos gansos.
Ver simbologia de Laço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário