É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.
Psicologia[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Psicologia cognitiva
Assim surge a psicologia cognitiva que estuda esses aspectos, os processos de aprendizagem e comportamentais para a aquisição de conhecimento.
Atualmente é um ramo da psicologia dividido em inúmeras linhas de diferentes pesquisas e algumas vezes discordantes entre si.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Escola de Atenas
Criatividade
Inibição Cognitiva
Inteligência artificial
Inteligências múltiplas
Neuropsicologia
Neuropsicanálise
Noética
Pensamento
Reuven Feuerstein (Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural)
Semiótica
Teorias da aprendizagem
Testes de QI
Portal da psicologia
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Categorias: Psicologia geralCogniçãoPsicopedagogiaNeurologiaNeurologia infantilCognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual). Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa.
Terapia Cognitiva Comportamental
A terapia cognitivo comportamental consiste em uma linha de psicoterapia que inclui vertentes da terapia cognitiva e da comportamental.
Esta terapia normalmente tem curta duração, entre três a seis meses e tem como objetivo ajudar o paciente a encontrar novas estratégias para enfrentar os seus problemas. Ajuda a entender que os sentimentos são despoletados por pensamentos e capacita o paciente a reinterpretar os seus pensamentos de forma mais construtiva.
Teoria Cognitiva de Piaget
A teoria cognitiva criada por Piaget, psicólogo suíço que teve grande impacto no âmbito da Educação, defende que a construção de cada ser humano é um processo que acontece ao longo do desenvolvimento da criança. O processo divide-se em quatro fases:
- Sensório-motor (0 – 2 anos)
- Pré-operatório ( 2 – 7 anos)
- Operatório-concreto ( 8 – 11 anos)
- Operatório-formal (a partir dos 12 anos até aos 16 anos, em média)
A terapia cognitiva é uma área de estudo sobre a influência do pensamento no comportamento do indivíduo. A junção dos dois conceitos levaram à criação da terapia cognitivo-comportamental (TCC), aplicada à psicoterapia.
O significado de Cognitivo está na categoria: Geral
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