quinta-feira, 16 de junho de 2016

LAMPADA

Uma lâmpada é um dispositivo que actua como suporte de uma ou mais luzes artificiais e que serve para iluminar. Pode tratar-se de um objecto pendurado ou sustentado sobre uma base ou um pé.
Exemplos: “Ontem, comprámos uma lâmpada nova para a mesinha da sala”, “Fundiu a lâmpada do escritório”, “Levantei-me meio a dormir e fui contra a mesinha de cabeceira, acabando por atirar com a lâmpada para o meio do chão”.
Os candeeiros são os utensílios que permitem que os dispositivos geradores de luz (conhecidos como focos ou lâmpadas) estejam ligados à electricidade. Cumprem, no entanto, outras funções, uma vez que distribuem a luz emitida pela lâmpada (evitando o deslumbramento) e servem para decorar.
Existem uma ampla variedade de lâmpadas (ou candeeiros). As lâmpadas de pé são aquelas que se apoiam no chão, ao passo que as lâmpadas de tecto estão penduradas. As lâmpadas de mesa, por sua vez, encontram-se em diversos tipos de mesas.
Uma lâmpada, mais concretamente um candeeiro, é formada por um pé (a base ou o suporte), um braço (que é flexível em alguns modelos) e um vidro ou abat-jour (para atenuar a iluminação e propagar a luz). Esta estrutura, obviamente, pode variar em função do tipo de lâmpada. Existem, por exemplo, lâmpadas fluorescentes.
Por fim, a expressão “não ter azeite na lâmpada” significa “não ter forças”.


Leia mais: Conceito de lâmpada - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/lampada#ixzz4Bkc3jN5b

Nenhum comentário:

Postar um comentário