Altura de 6-9 m , com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas com, com 10-20 pares de folíolos de 2-4 cm de comprimento. Flores amarelas, dispostas em inflorescências terminais. Frutos legume cilíndrico indeiscentes ( que não abrem-se espontaneamente)
Ocorrência:
Nordeste do país, na caatinga.
Madeira:
Moderadamente pesada, mole pouco compacta, moderadamente durável quando protegida da umidade.
Utilidade:
A madeira, devido as limitações de tamanho, é aproveitada apenas para confecção de objetos leves, caixotaria e como lenha e carvão. A árvore é extremamente ornamental durante um longo período que permanece em flor, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Pelo pequeno porte e beleza de sua florada, é ideal para arborização de ruas, o que já vem sendo feito em muitas cidades do estado de São Paulo. Pode também ser utilizada para plantios mistos destinados à recomposição da vegetação de áreas degradadas de preservação.
Informações Ecológicas:
É uma planta decídua (plantas que perdem suas folhas em determinada época do ano geralmente nosmeses mais frios outono-inverno) e heliófita (precisa da luz solar) é xerófita ( são plantas que localizam-se em regiões climáticas desérticas) pioneira, característica do nordeste semi-árido (caatinga). Ocorre preferencialmente em solos mais profundos, bem drenados e de razoável fertilidade. É mais frequente em formações secundárias. Produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.
Floresce durante os meses de dezembro-abril Os frutos amadurecem nos meses de agosto-setembro.
Obtenção de Sementes:
Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida deixá-lo ao sol para secar e facilitar sua abertura e liberação das sementes. Um kg equivale aproximadamente 27.600 unidades. Sua viabilidade em pode durar mais de 6 meses.
Produção de Mudas:
Colocam-se as sementes para germinar logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso; cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado. A emergência ocorrerá de 10-30 dias e, a taxa de germinação geralmente é inferior a 30%. Podem-se ensaiar tratamento de escarificação para aumentar a germinação. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-6 cm, as quais podem ser plantadas no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, atingindo facilmente 3,5 m aos 2 anos.
Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01
Nenhum comentário:
Postar um comentário