domingo, 31 de julho de 2016

MONTANHA

Montanha ou monte (do latim montanea, de monsmontis) é uma forma de relevo. A uma sequência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. O adjetivo montano[1] é usado para descrever áreas montanhosas e coisas relacionadas a elas. Assim, cada autoridade no assunto assume valores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.

Características[editar | editar código-fonte]

A superfície do planeta Terra é 24% montanhosa; 10% da população mundial vive em terreno montanhoso. A maior parte dos grandes rios nascem em montanhas.
Elas se destacam por apresentar altitudes superiores às das regiões vizinhas. As montanhas mais elevadas resultam de desdobramentos, isto é, de forças internas que provocaram enormes dobras nas rochas.
A cada 150 m de ascendência em uma Montanha você perderá cerca de 1 ºC em relação ao Nível do Mar ou seja, praticamente em relação à altitude da planície costeira.
Índice Ultra Violeta cresce à medida em que você ascende uma Montanha.
Chuvas Orográficas são frequentes nas encostas das Montanhas.
A montanha mais alta do Brasil é o Pico da Neblina e a de Portugal é a Montanha do Pico.
Tanto nos continentes como nos oceanos, existem montanhas de dobramentos. São as montanhas jovens ou típicas, que se formaram no período Terciário. Podemos citar como montanhas de dobramentos: os Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, as montanhas rochosas da América do Norte e o Himalaia, na Ásia. As montanhas mais velhas e mais baixas também são resultados de dobramentos, mas foram muito erodidas e, consequente rebaixadas ao longo dos anos.
Existem outros tipos de montanhas: as montanhas vulcânicas, originárias de vulcões, e as montanhas constituídas por blocos falhados, isto é, por áreas que sofreram dobramentos e rupturas ou falhas nas rochas, tendo uma parte ficado erguida acima da outra.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil de acordo com o conselho nacional do meio ambiente o (CONAMA) definiu montanha como sendo:  Elevação do terreno com cota em relação a base superior a trezentos metros.
E morro sendo: Elevação do terreno com cota do topo em relação a base entre cinqüenta e trezentos metros e encostas com declividade superior a trinta por cento (aproximadamente dezessete graus) na linha de maior declividade.[2]

Terminologia[editar | editar código-fonte]

  • cume ou pico - ponto culminante de uma montanha é denominado.
  • encosta ou vertente - qualquer um dos lados de uma elevação
  • sopé - é a parte inferior ou base de uma encosta ou montanha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima Michaelis: montano
  2. Ir para cima «Resoluções»www.mma.gov.br. Consultado em 2016-07-12.
Ícone de esboçoEste artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário