O arroz (Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas. Durante muitos anos, os grãos dessas plantas constituíram a base alimentar de muitos povos em todo o mundo. Hoje em dia não é diferente, a cultura do arroz é a terceira maior do mundo. O arroz com feijão, por exemplo, é a base de alimentação do brasileiro.
O cereal é cultivado em ambientes com água em abundância e requer temperaturas entre 24°C e 30ºC para se desenvolver. O grão de arroz possui uma coloração amarelada e é envolto por uma casca. No interior dessa casca há uma semente dura, recoberta por uma película denominada cutícula. A maior parte do arroz que é consumido passa por um processo em que se retira a casca e, na maioria das vezes, a cutícula.
O arroz é, para o homem, uma das principais fontes de carboidratos, substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuírem para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. O cereal é uma boa fonte de sais minerais, como o fósforo, ferro, potássio e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina). Além disso, o arroz não contém colesterol, é de fácil digestão e é indicado na convalescença de quase todas as doenças.
Na culinária, o arroz é muito usado em diversos pratos, como sopas, bolos, doces, etc. No Japão, os grãos de arroz fermentados são empregados no preparo de uma bebida alcoólica chamada saquê. Outra conhecida forma de consumo do cereal é a brasileiríssima combinação do arroz com o feijão. Atualmente, o maior produtor e consumidor de arroz do mundo é a China.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
DANTAS, Tiago. "Arroz"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/arroz-2.htm>. Acesso em 05 de agosto de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário