quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BAMBOLÊ

O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.


Crianças demonstrando as suas habilidades com o Bambolê.
O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar).

Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro - o que o tornava perigoso - foi até chamado de aro mortal.

Ícone de esboço Este artigo sobre brinquedo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Você tem saudade das brincadeiras ao ar livre da sua infância? Uma delas, o bambolê, pode empolgar a criançada ainda hoje. E o melhor: é um ótimo exercício físico que reúne os amiguinhos bem longe da televisão.

O que é o bambolê?

Para uma criança, a pergunta faz sentido, já que o bambolê não é mais tão popular quanto décadas atrás. Inventado no Egito há 3 mil anos, o bambolê é um arco fino que precisa de movimento corporal adequado e agilidade para se manter girando. Quem se desconcentra por uma fraçãozinha de segundo se complica e deixa o bambolê cair. É incrível como algo tão simples pode ser tão divertido também.

Bambolê
Bambolê é uma brincadeira saudável que pode ser praticada com família ou amigos. Foto: Shutterstock

O bambolê é indicado principalmente para crianças acima dos 6 anos de idade e pode ser praticado no quintal de casa, em praças, parques, na calçada, na praia ou até mesmo dentro do quarto, se houver espaço suficiente – mas o mais divertido é brincar ao ar livre.

Incentive os seus filhos

A criança pode brincar sozinha, mas vai gostar mais se tiver companhia. Cada um dos coleguinhas pode usar um bambolê e apostar para ver quem consegue girá-lo por mais tempo.

Antes de dar essa ideia para seu filho, é bom lembrar com brincar com o bambolê. Basta colocá-lo em volta da sua cintura e começar a movimentar o quadril, como se estivesse rebolando, com o intuito de fazer o brinquedo começar a rodar em volta do corpo. Se você já fez isso na infância, vai pegar logo o jeito.

Essa é a modalidade mais comum da brincadeira, mas o bambolê também pode ser girado com o pescoço, pernas, braços, além de ser jogado para cima para encaixar novamente no seu braço em seguida.

Se várias crianças quiserem participar, organize a brincadeira dos pequenos dando uma ordem para que todos comecem a girar o bambolê ao mesmo tempo. Quem continuar com o brinquedo rodando em volta do quadril depois que os demais já caíram é o vencedor.

Benefícios do bambolê

O bambolê desenvolve habilidades como o equilíbrio, ritmo, coordenação motora e condicionamento físico. Até mesmo adultos podem praticar para afinar a cintura, alongar a coluna, melhorar a postura e trabalhar o abdômen. Como exercício físico, também tem a vantagem de ser simples e divertido.

Além disso, o bambolê ainda pode facilitar o aprendizado de jovens que estão na idade de saber um pouco mais sobre as leis da física. Isso porque o seu funcionamento tem a ver com o Princípio da Inércia, criado por Isaac Newton, segundo o qual um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a se manter em movimento.

Manter o bambolê girando por bastante tempo não é tão simples, pois existem outras forças em ação: a gravidade atrai o objeto para o chão e o contato com o corpo causa atrito e amortece o movimento.

Por isso, o brinquedo precisa de novos impulsos periodicamente – a criança vai aprender a fazer esse cálculo de maneira precisa e estimular o raciocínio.

Como fazer

Três mil anos depois de ter sido inventado lá no Egito, o bambolê ainda é uma brincadeira divertida e empolgante. Ele pode ser feito de forma extremamente simples: basta cortar 1,5 metro de mangueira de gás e unir as pontas com fita crepe, formando um aro circular. O resto é prática.

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário