Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas,tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.
No Brasil[editar | editar código-fonte]
A Endocrinologia, no Brasil, foi introduzida na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Osteoporose na Metabologia, também conhecida por sua sigla "SBEOM". Ela realiza congressos médicos da especialidade a cada dois anos.
A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba). Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte dos serviços de saúde.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (em português)
- Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (em português)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário