Conhecida pelas suas propriedades vinculadas a saúde capilar, como o combate a caspa, seborreia e queda de cabelo, a mutamba também pode ser usada para combater alguns males do corpo.
Trata-se de uma árvore que pode ser encontrada em todo território brasileiro, cujas propriedades são absorvidas a partir da casca e do fruto.
Sobre a planta
Conhecida cientificamente por Guazuma ulmifolia, a mutamba é uma árvore que pode chegara a até 30 metros de altura na idade adulta.Formada de muitas folha que caem em abundância durante todo o ano. Os frutos dado pela árvore são caracterizados pela cor escura. Elas também podem ser consumidos sem qualquer problema.
Para a saúde
A mutamba possui propriedades adstringente, depurativa, cicatrizante, antisséptica, sudorífica e desobstruente do fígado. Por isso ela pode ser usada no combate a várias doenças.
Entre eles: problemas do fígado; problemas respiratórios como bronquite, asma e tosse; úlceras, febre, diarreia, feridas e sífilis.
Além disso, a planta pode ser usada também para tratar problemas relacionados a estética, com a fabricação de xampus de combate a queda de cabelo, caspa e seborreia.
A forma mais usada para os tratamentos de saúde é através do reparo de chás, este feito a partir da casa do fruto da mutamba.
O chá é recomendado a ingestão de duas a três xícaras por dia, já o uso externo para resolver problemas relacionados ao couro cabeludo, pode ser na forma de produtos industrializados ou com a aplicação direta do chá na área.
Chá de mutamba
A partir dos benefícios naturais da mutamba, veja como fazer o chá.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de mutamba;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que ela levantar fervura, adicione a mutamba e desligue o fogo. Deixe o chá tampado por alguns minutos. Antes de consumir, use uma peneira para retirar a casca usada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário