A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição a luz do sol, pois , o raios ultravioletas do tipo B são capazes de ativar a síntese do hormônio.
Importância da vitamina
A vitamina D é muito importante para a manutenção do tecido ósseo, visto que ela auxilia na absorção de cálcio, além de influenciar consideravelmente no sistema imunológico.
Sendo usada no tratamento de doenças autoimunes como artrite e esclerose múltipla. A ausência da vitamina favorece 17 tipos diferentes de câncer.
O consumo da vitamina é essencial para gestantes pois, a ausência do hormônio durante o período de gravidez pode causar aborto no primeiro trimestre.
No final da gravidez, a carência do nutriente favorece a pré-eclâmpsia, além de aumentar as chances da criança sofrer de autismo.
Alimentos ricos em Vitamina D
Óleo de Fígado de Bacalhau Por muitos anos, o óleo de fígado de bacalhau vem sendo usado como um suplemento muito popular por conter altos níveis de ômega 3, vitaminas A e D. A concentração de vitamina D vária dependendo da marca do óleo.
Ovo

Foto: Pixabay
Além de fácil acessibilidade e barata, a gema do ovo é uma excelente fonte de vitamina D.
Suco de Laranja

Foto: Pixabay
Além de ser rico em vitamina C e Cálcio, o suco de laranja também tem vitamina D em abundância.
Sardinha

Foto: Pixabay
Os peixes são uma excelente fonte de alimentos rica em vitamina D. Cada lata de sardinha contem 46 UI’s de vitamina A, o que séria ao equivalente de cerca de 13% do valor recomendado diariamente.
Atum enlatado

Foto: Pixabay
O atum fresco é uma ótima fonte de vitamina D. Além disso, quando conservado em óleo, a concentração do hormônio aumenta consideravelmente, porém, é mais gorduroso.
Salmão

Foto: Pixabay
100 g do alimento enlatado possuem cerca de 650 UIs, mais do que o corpo humano necessita diariamente.
Bife de fígado

Foto: depositphotos
Além de ser rico em ferro, o bife de fígado é uma opção alternativa de vitamina D para quem não gosta muito de peixes.
Ostras

Foto: Pixabay
As ostras são ricas em diversas vitaminas, como a vitamina B12, ferro, zinco, selênio, cobre e vitamina D.
Leite

Foto: Pixabay
Quando se pensa em benefícios do leite, logo se pensa em cálcio. Mas ele também possui vitamina D.
Em caso de intolerância a lactose, podem ser consumidos leite de soja, amêndoas ou de arroz, eles possuem quase a mesma concentração de vitamina D do leite de origem animal.
Cogumelos

Foto: Pixabay
Normalmente os cogumelos possuem uma quantidade de vitamina D irrelevante, porém, alguns produtores comerciais expõe seus cogumelos a luz ultravioleta.
Ela é responsável por aumentar a síntese da vitamina D, verifique o rótulo nutricional antes de comprar. As principais variedades de cogumelo que passam por esse processo são morel, maitake e prima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário