Pilsen é um tipo de cerveja lager[1] da Segunda Revolução Industrial, com o avanço da microbiologia e da eletricidade refrigerando os equipamentos das fábricas e das casas dos consumidores.[2] É originária da cidade de Pilsen (hoje) Plzeň, na Boêmia[3] (atual República Checa)[4] por volta de 1840.[1][5] É fabricada a partir de malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza, fermentados por levedo de baixa fermentação[6].
Possui aroma rico e complexo do malte com um toque floral proveniente do lúpulo, sabor complexo do malte combinado com um amargor sutil do lúpulo,de baixo teor alcoólico (4~5%).[7] É transparente e amarela, beirando o dourado, mas sua espuma é opaca e branca devido ao espalhamento da luz no espaço entre a bebida e as bolhas de ar.[8] Exemplos comerciais são a Pilsner Urquel, Budweiser Budvar, Eisenbahn Pilsen, Abadessa Slava Pils e Bamberg Pilsen.[9]
O estilo Pilsen é muitas vezes utilizado nos rótulos de cervejas Standard American Lager, mas diferenciam-se dessas por não utilizar adjuntos (arroz e milho) e por utilizar exclusivamente lúpulo do tipo Saaz, gerando uma cerveja com aroma mais rico e complexo.[7]
História[editar | editar código-fonte]
A cidade de Pilsen, na república Checa começou a produzir cerveja em 1295, mas até meados dos anos 1840, a maioria das cervejas da Boêmia eram de alta fermentação. O sabor e padrões de qualidade, variavam muito, e em 1838 ocorreu um episódio em que os consumidores despejaram barris inteiros de cerveja na praça da cidade para mostrar sua insatisfação.[10] Asim, motivados por este evento, o governo da cidade funda uma fábrica de cerveja em 1839 chamada Mestansky pivovar Plzeň (em Alemão: Bürger-Brauerei, em Português: Cervejaria do Povo - agora Pilsner Urquell), que era voltada para fazer cerveja no estilo bávaro.[11]
A cervejaria de Pilsen recrutou o cervejeiro bávaron Josef Groll (1813-1887) que, utilizando técnicas e maltes novos, apresentou o seu primeiro lote de Pilsner em 5 de Outubro de 1842. A combinação de um malte preparado por uma tecnologia Inglesa, com a água incrivelmente suave de Pilsen , com os nobres lúpulo Saaz locais e com o estilo bávaro de lagering produziu uma cerveja clara, dourada, que foi considerado como uma sensação à época. O surgimento simultâneo da eficiente forma de fabricação de vidro na Europa permitiu que a população em geral pudesse comprar copos de vidro pela primeira vez. Estes itens de luxo (à época) apresentou a visualmente agradável clareza dourada do estilo recentemente inventado, influenciando ainda mais rápida divulgação da pilsner.
Referências
- ↑ ab «Cerveja: panorama do mercado, produção artesanal, e avaliação de aceitação e preferência» (PDF). Universidade Federal de Santa Catarina. 06 de agosto de 2012. Consultado em 7 de dezembro de 2014.
- ↑ «Fazer Cerveja e Fazer Distribuição Linux: uma ode à diversidade» (PDF). Universidade Federal de Minas Gerais. 2013. Consultado em 6 de dezembro de 2014.
- ↑ «Análise do perfil de compra do consumidor de cerveja Pilsen branca» (PDF). Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Consultado em 6 de dezembro de 2014.
- ↑ «Bares Governador Valadares, Minas Gerais». Artigos Informativos. Consultado em 7 de dezembro de 2014.
- ↑ «Análise físico-química de cervejas tipo pilsen comercializadas em Campina Grande na Paraíba» (PDF). Universidade Estadual da Paraíba. 27 de junho de 2014. Consultado em 6 de dezembro de 2014.
- ↑ (PDF). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2013 http://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/webfm/proppi/Rafaela.pdf. Consultado em 7 de dezembro de 2014. Falta o
|titulo=
(Ajuda) - ↑ ab 2008 BJCP Style Guidelines [S.l.: s.n.]
- ↑ «A PLASTICIDADE DOS AMORFOS: FAZENDO PIGMENTOS BRANCOS COM FOSFATO DE ALUMÍNIO» (PDF). SciELO. 26 de março de 2007. Consultado em 6 de dezembro de 2014.
- ↑ «As cervejas comerciais são pilsen, afinal? | Homini lupulo». www.hominilupulo.com.br. Consultado em 2015-10-23.
- ↑ Oliver, Garrett (2011). Editor Oxford University Press [S.l.] p. 960. ISBN 978-0195367133.
- ↑ «Plzeňský Prazdroj, a. s.». www.prazdroj.cz. Consultado em 17 October 2009.Antes de começar a falar sobre cerveja, seria interessante definí-la para que não haja dúvidas sobre o que ela é o porquê:Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.Vinho, por exemplo, é feito de uva e uva não possui amido. Whisky e vodka podem até ser feitos de cereais maltados, porém são destilados, portanto não são cerveja (isso você já sabia né?).Dentro desta definição de cerveja encontram-se diversas variedades, de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante.Conheça, com a ajuda dos confrades do BREJAS, os tipos mais conhecidos.Depois, aventure-se a fazer o nosso Teste de Conhecimentos sobre Estilos de Cerveja e veja se aprendeu tudo direitinho
LAGERS
As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por exemplo por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.Os sub-tipos de Lager estão a seguir:PALE LAGERS
Lagers claras, o que você mais vê por ai. São tantos sub-tipos que fica quase impossível decorar todos, portanto listaremos os mais facilmente encontrados:- PILSNER: a Pale Lager original, desenvolvida como receita da cerveja Pilsner Urquell. São caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor. Também chamadas de Pilsener e Pilsen. Podem aparecer em 2 estilos um pouco diferentes, principalmente devido à escola: Bohemian/Czech Pilsner , representada pela Pilsner Urquell eBudweiser Budvar/Czechvar, ambas Tchecas e meio difíceis de encontrar; German Pilsner, facilmente encontradas nas representantes Bitburger, Warsteiner, Konig Pilsener, Spaten Pils.
- AMERICAN LAGER: cerveja leve e refrescante, feita para matar a sede e para serem bebidas bem geladas. É o tipo das cervejas mais populares dos Estados Unidos, com exemplos como Budweiser, Coors e a australianaFoster's. A maioria das cervejas populares no Brasil, como Brahma, Skol, Kaiser e Antarctica, são American Lagers, mesmo que elas se intitulem no rótulo e descrição no verso como Pilsen, talvez até devido a convenção nacional para a classificação de cervejas.
- PREMIUM: de cervejas um pouco mais lupuladas e mais maltadas que as Standard Lagers, tem como exemplos a Stella Artois, Heineken e Miller Genuine Draft, facilmente encontradas. Aqui no Brasil, são representadas pelaCerpa, Bavaria Premium, Brahma Extra, Gold e outras variações das marcas mais conhecidas. Mas cuidado. Em alguns casos a palavra Premium vem sendo usada para diferenciar cervejas que suas cervejarias desejam promover em especial, não sendo necessariamente uma Premium de verdade. Em alguns casos, pode simplesmente significar Lagers com graduação alcoólica acima de 5%.
- LITE: variação ainda mais leve que a American Lager, oferecida muitas vezes sob o nome Light ou Lite.
- DORTMUNDER EXPORT: variação da Pilsner com menos lúpulo, mais suave, feita em Dortmund em 1873.
- HELLES: outra variação com menos lúpulo, mais maltada, feita em Munique. Marcas conhecidas são Löwenbräu Original, Spaten Premium Lager, Weihenstephaner Original e Hofbräu München Original
- DRY BEER e Japanese Rice Lager: originária do Japão e feita com arroz, tem a maior parte do açúcar convertido em álcool devido ao longo período de fermentação. Por isso e por seu sabor suave é chamada de seca.
- RADLER: Qualquer Pale Lager misturada com uma limonada típica alemã, chamada de Zitronenlimonade. Geralmente a proporção cerveja/suco é de 50/50 ou 60/40. No Brasil temos a Kaiser Radler.
DARK LAGERS
Lagers escuras também são bastante comuns. Três estilos são os mais comuns e facilmente encontrados aqui no Brasil:- MUNCHNER DUNKEL: Dunkel significa escura em alemão, portanto as cervejas Dunkel são cervejas escuras-avermelhadas, produzidas originalmente em Munique, por isso o nome Munchner. Eram as únicas cervejas da região da Baviera, antes da chegada das tecnologias que tornaram possível a criação de cervejas claras. Possuem sabor maltado. Exemplos comuns são Warsteiner Dunkel e Hofbräu München Dunkel.
- DARK AMERICAN LAGER: versão americana da Dunkel alemã, menos maltada e mais suave. Uma representante fácil de achar no Brasil é a Warsteiner Dunkel.
- SCHWARZBIER: A famosa cerveja preta. Deve ser preta e não somente escura como a Dunkel. A mais antiga da qual se tem documentação é a Kostritzer, de 1534 e feita até hoje. Agora, o tipo é muito comum em todo mundo. No Brasil, pode ser encontrada como Petra Premium, Eisenbahn Dunkel e Bamberg Schwarzbier. É uma cerveja suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Também é fácil notar a presença de maltes tostados. Não é esperado que apresente qualquer sabor frutado, sendo mais seca. Também não é doce, portanto não confunda com cervejas do tipo Malzbier brasileiras.
- MALZBIER: Cerveja escura e doce, de graduação alcoólica baixa, na faixa dos 3 a 4,5%. Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora daqui. Na Alemanha, seu país de origem, nem é tratada mais de cerveja e sim bebida energética. Inclusive é pouco classificada em outras fontes, caindo normalmente no grupo de "outras cervejas com baixo teor alcoólico", já que a Malzbier original não chegava nem a 1% de álcool, pois quase não tem fermentação. Quase toda cervejaria brasileira tem sua versão, portanto basta procurar porBrahma Malzbier, Antarctica Malzbier, NovaSchin Malzbier e assim por diante. Trata-se de uma american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, ai a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado.
VIENNA
O estilo Vienna é originário da Áustria, de cor marrom avermelhada, tem corpo médio e um sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. Graduação acoólica entre 4,5 e 5,7%. Um exemplo é a mexicana Negra Modelo, a Dos Equis Ambar e a Samuel Adams Vienna Style Lager.BOCK
A palavra Bock é resultado da quebra da palavra EinBeck, cidade natal deste tipo de cerveja. Em alemão também significa cabrito. Por isso algumas cervejas colocam imagens deste animal em cervejas do tipo Bock.Por tradição são avermelhadas, mas podem ser também de cor marrom. Possuem um complexo sabor maltado devido às misturas de maltes de Viena e Munique. A graduação alcoólica é alta, indo normalmente de 6% nas Bocks Tradicionais até 10% nas Doppelbock e 14% nas Eisbock, tipos diferentes de Bock. Outra variação de Bock é aMaibock ou Helles Bock, uma bock clara, de até 7,4% de álcool.Exemplos de Bock são a Kaiser Bock, velha conhecida dos brasileiros, e a Paulaner Salvator, uma doppelbock.MARZEN
Produzidas na Bavaria durante o mes de março (März em alemão) especialmente para a Oktoberfest, as Märzenpodem ser claras ou escuras e ficam entre 4,8 a 5,6% de álcool.Também é chamada de Oktoberfestbier. Chamadas de "As Grandes 6", as cervejarias que produzem este tipo são:Augustinerbräu, Hacker-Pschorr, Hofbräuhaus, Löwenbräu. Paulaner e Spaten.KELLER e ZWICKEL
A Keller e a Swickel são cervejas pouco comum, não são filtradas (portanto turvars) nem pasteurizadas (servidas na pressão e não engarrafadas), e ficam maturando de maneira exposta, sem cobertura. Pode ser bem amarga e tem álcool médio.MALT LIQUOR
Malt Liquor é um termo surgido nos Estados Unidos para classificar as lagers fortes que têm alto teor de álcool devido à adição de açúcar, enzimas ou outro ingrediente em complemento ao malte . Geralmente são licorosas no paladar e não muito amargas, pois em muitos casos nem levam lúpulo. Não devem ser confundidas com as cervejas do tipo Barley Wine, que apesar de também fortes no álcool, alcançam tal graduação devido às técnicas europeias sem adição de açúcar ou enzimas.Também são chamadas de Super Strenght e Super Forte. Um exemplo é a Amsterdam Maximator, com 11,6% de álcool, e a Bavaria 8.6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário