quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Diagnostico

Diagnóstico, em Medicina é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão. É também o nome e dado à conclusão em si mesma.
Em medicina, diagnóstico é a parte da consulta médica, ou do atendimento médico, voltada à identificação de uma eventual doença. Um conjunto de dados, formado a partir de sinais e sintomas, do histórico clínico, do exame físico e dos exames complementares (laboratoriais, etc), é analisado pelo profissional de saúde e sintetizado em uma ou mais doenças. A partir dessa síntese, é feito o planejamento para a eventual intervenção (o tratamento) e/ou uma previsão da evolução (prognóstico), baseados no quadro apresentado.
Classicamente, a base do diagnóstico médico é a consulta médica, mas existe um grande e crescente número de técnicas complementares de diagnóstico.
A comunidade científica tem como filosofia aceitar os instrumentos de diagnóstico que foram validados pelo método científico. Métodos não validados tendem a ser agrupados no conjunto das chamadas "terapias alternativas". A origem histórica e a filosofia intrínseca de muitos métodos de terapia, como o yoga, a homeopatia e a acupuntura, dificultam a utilização do método científico em sua análise, o que cria resistência a seu uso em muitos meios. Muitas aquisições recentes da tecnologia também ainda não foram validadas e em especial não foram demonstradas como superiores aos métodos existentes, o que também dificulta a aceitação geral.

Ícone de esboçoEste artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação de um médico em relação a uma doença ou condição física ou mental com base nos sintomas observados.
O diagnóstico deve ter em conta não apenas os sintomas, mas também o historial médico do doente. Quando a doença é identificada na seu início, quando surgiram poucos ou nenhuns sintomas, estamos perante um diagnóstico precoce.
Através do diagnóstico é possível fazer oprognóstico, que consiste na previsão de como a doença vai se manifestar no futuro.
Além disso, um diagnóstico correto feito atempadamente pode diminuir as sequelas causadas pela doença, facilitar o tratamento e aumentar a probabilidade de sobrevivência (no caso de doenças graves).
Na área da comunicação, o diagnóstico remete para a identificação do problema em questão, enquanto o prognóstico consiste na previsão do que poderá acontecer se a empresa que pediu o prognóstico adotar as medidas aconselhadas.
Existe também o diagnóstico social, uma ferramenta usada para compreender uma realidade social, classificando as necessidades e os principais problemas de uma sociedade.

Diagnóstico organizacional

O diagnóstico organizacional ou empresarial é um importante instrumento de planejamento, que tem como objetivo analisar o clima organizacional, identificando as necessidades da organização.
O diagnóstico também avalia o nível de contentamento dos colaboradores em relação à empresa, através das suas opiniões. O diagnóstico organizacional é feito através de questionários de opinião, entrevistas, observação e dinâmicas de grupo.

Diagnóstico ambiental

O diagnóstico ambiental, realizado por empresas de consultoria ambiental, consiste na qualidade ambiental e no impacto ambiental que uma empresa tem no meio biológico, físico e socioeconômico.
Esse diagnóstico certifica que as empresas não estão quebrando algumas leis de proteção do ambiente, impedindo que sejam prejudicadas no caso de uma fiscalização ambiental.
Quando é feito em relação ao meio biótico, o diagnóstico ambiental tem como objetivo analisar uma determinada área, identificando o maior número possível de elementos animais e vegetais, e o seu estado de conservação.
significado de Diagnóstico está na categoria: Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário