quarta-feira, 3 de agosto de 2016

MÉTODO INTRODUTIVO

Método indutivo é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particularescomprovados, e tira uma conclusão genérica.
É um método baseado na indução, ou seja, numa operação mental que consiste em se estabelecer uma verdade universalou uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares. Ex.: Todos os cães que foram observados tinham coração. Logo, todos os cães têm um coração.
Em contraposição ao método indutivo, o método dedutivo não produz conhecimentos novos, suas conclusões são tiradas com base nos conhecimentos já existentes e que estavam implícitos. Ex.: Todo mamífero tem um coração. Ora, todo cão é um mamífero. Logo, todos os cães têm um coração.
Outros métodos procuram chegar ao conhecimento, buscando a demonstração da verdade através de diversas formas. O método empírico é baseado unicamente na experiência, é caracterizado pelo senso comum, sem nenhuma comprovação. O método científico, parte da observação sistemática dos fatos, da experiência, das deduções lógicas e da comprovação. Há também os céticos, que baseados no ceticismo, duvidam de tudo e reconhecem na dúvida a única atitude do sábio.

Francis Bacon e o Método Indutivo

Francis Bacon, foi um filósofo e ensaísta inglês, dedicou-se à filosofia científica. É considerado o pai do método experimental. Em suas obras, destaca a primazia dos fatos em relação à teorização e rejeita a especulação filosófica como cientificamente válida. Discute a origem das coisas e a natureza da matéria. Afirma que sem conhecimento não existe poder. Seu método indutivo partia da observação dos fatos, através do raciocínio indutivo, ou seja, pela experimentação daquilo que podia ser passível de observação. O empirismo científico de bacon despertou no homem o gosto pelo concreto e pela experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário