Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Gênero: Lactuca
Espécie: L. sativa
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Gênero: Lactuca
Espécie: L. sativa
INFORMAÇÕES
- Alface é uma planta de horta utilizada por séculos na alimentação humana.
- Apresenta possui grande variação com relação à forma, tamanhos, cores, textura, etc.
- É amplamente utilizada na culinária para o preparo de saladas.
- Possui período de safra de maio a novembro, época em que pode ser encontrada mais abundantemente.
- Por possuir pouquíssimas calorias (15 calorias por 100 gramas), esta verdura pode ser consumida a vontade.
- Seus mais variados tipos são facilmente encontrados em super mercados, feiras, sacolões, etc.
- Dentre seus tipos estão: alface crespa, romana, mimosa, americana, alface repolho, etc.
- Possui as seguintes vitaminas: A, C e niacina.
- É rica em sais minerais, tais como: cálcio, fósforo e ferro.A alface é um dos vegetais mais conhecidos em todo o mundo, principalmente porque é muito comum o seu uso nas saladas. Esta hortaliça faz parte da famíliaAsteraceae e é consumida em diversas cozinhas de todo o mundo. A alface pode ser usada na preparação de sopas, sanduíches e diversas comidas, além de ser acompanhamento de carnes e peixes. Mas esse vegetal possui diversos tipos e benefícios, conheça-os agora.
Os tipos de alface
Existem seis tipos de alface, veja agora quais são e as suas principais diferenças:
- Alface crespa – ela é rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além disso apresenta pequenos teores de minerais, como o cálcio e o fósforo.
- Alface roxa – ela possui mais antocianina que as alfaces comuns, além de um maior teor de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
- Alface lisa – essa é a mais consumida, possui as folhas soltas, macias e um sabor suave.
- Alface mimosa – essa possui as folhas com a borda muito entrecortada, parecendo com os dedos de uma mão. É um dos tipos de alface mais delicada.
- Alface romana – essa possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É muito utilizada em saladas, como a salada Ceasar e em lanches.
- Alface americana – esta possui a cabeça compacta. O seu valor nutritivo é menor do que o de outros tipos de alfaces e folhas, é muito usada em lanches.
Os valores nutricionais
A alface é um vegetal que possui um teor calórico muito baixo e um alto valor nutritivo, é composto de muita água e rico em carboidratos, fibras e proteínas. A alface é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como a vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina B1, magnésio, crômio, potássio, ferro, cálcio, proteínas entre outros nutrientes.
Os benefícios e propriedades
A alface é rica em nutrientes e clorofila, possuindo assim a função de alcalinizar e desintoxicar, principalmente o fígado. Entre seus componentes está uma substância chamada lactucina, um composto que possui efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia.
O ácido fólico presente na alface atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Quando em quantidade adequada em nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade.
Por ser rica em fibras, ajuda o intestino a trabalhar, uma dessas fibras é a pectina, que forma um gel que quando entra em contato com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada de forma mais lenta, evitando picos elevados na glicemia do sangue. Deste modo é possível prevenir e controlar diabetes do tipo 2 e também impedir a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar.
Esse vegetal auxilia ainda na perda de peso, fortalece os ossos, mantém a pele macia e radiante, proporciona brilho à pele, protege dos radicais livres, previne rugas, previne a degeneração macular, melhora a saúde dos olhos, previne a anemia e ajuda a neutralizar a acidez no corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário