Também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba e jurupeba, esta planta medicinal tem sabor amargo, pode chegar a três metros de altura, possui folhas lisas, espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e as flores da cor lilás ou branca. Proveniente do Brasil, Paraguai e Argentina, a erva e seus frutos podem ser usados na culinária, e também na forma de remédio natural. Nesta, apenas como auxiliar de tratamento de doenças digestivas, do fígado e anemia, e não como remédio independente.
Indicações
O chá de jurubeba é indicado para aliviar cólicas hepáticas, tonificar, fortalecer e equilibrar o fígado contra a comida ou álcool em excesso, sendo um remédio conhecido em todo o Brasil para tratar ressacas. Ajuda na digestão, no alívio das dores de estômago, tomando antes ou depois das refeições. O chá ainda pode ser usado como tônico cardiovascular, estimulante do apetite, diurético, para tratamento de anorexia, azia, bronquite, cistite, úlcera péptica, tosses, hepatite, hepatopatia crônica, ingurgitamento do fígado e do baço. Seus princípios ativos são os esteroides, saponinas, glicosídeos e alcaloides. Estudos em animais comprovaram sua eficácia na diminuição da pressão sanguínea e no aumento da respiração em gatos, sendo, portanto, um estimulante no coração. Suas propriedades incluem ainda ações anti-inflamatórias, descongestionantes, contra a febre, laxantes e contra o diabetes, além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.Com nome divertido, a planta jurubeba é uma das mais populares em solo nacional. Pode ser encontrada em regiões diversas do Brasil e, dependendo da localidade, pode ser conhecida como juribeba, jurupeba, jupeba, jubebe, entre outros nomes. Seu nome científico é Solanum paniculatum e a jurubeba pode ser considerada uma pequena árvore, já que alcança no máximo 3 metros de altura. É facilmente identificada, possui pequenos frutos amarelos, folhas em formato de coração com certa penugem em sua parte inferior e extrema maciez na parte superior, e flores que podem variar entre as cores branca ou lilás.
Qual a sua utilidade?
As partes da jurubeba consumíveis – suas raízes e frutos – são importantes para auxiliar na desobstrução do fígado e baço, além de purificar o sangue. Quem possui diabetes também receberá comumente a indicação de consumo da jurubeba, já que ela evita o progresso da doença e alivia seus sintomas, permitindo ao indivíduo encontrar qualidade de vida mesmo convivendo com a doença. Doenças digestivas, estomacais, gastrintestinais e do fígado também encontram na jurubeba uma grande auxiliar ao tratamento.
Por possuir propriedades diuréticas, a jurubeba também pode ser fundamental para o tratamento de quem sofre com cistites e infecções do trato urinário recorrentes, já que elimina diversas bactérias e toxinas que habitam o organismo, promove o aumento da eliminação de líquido, causando assim uma verdadeira “limpeza” no corpo e especialmente no canal da urina. Essa propriedade também é útil para quem deseja emagrecer, pois eliminando o excesso de líquidos se evita a retenção, consequentemente reduzindo o inchaço e certa parte do excesso de peso.
Ainda, o consumo da jurubeba pode aliviar as seguintes doenças: anorexia, acne, hepatite, contusões, cistites, bronquite, erisipela, problemas de bexiga, febre, feridas e machucados, malária, gripe, icterícia, além de tumores uterinos e abdominais.
Propriedades
As principais propriedades da jurubeba são: anti-inflamatórias; antidiabéticas; digestivas; descongestionantes; diuréticas; estimulantes; febrífugas; laxantes; tônicas e vasculares.
Curiosidade
A árvore de jurubeba é uma das poucas que podem ser encontradas tanto no gênero macho quanto fêmea. A única diferença entre elas é de que a fêmea possui folhas maiores, dá frutos e sua árvore é razoavelmente mais alta do que a árvore de jurubeba macho.
Modo de preparo do chá de jurubeba
Para preparar adequadamente o chá de jurubeba, leve ao fogo duas colheres de sopa da planta triturada, juntamente com um litro de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe, adoce caso deseje e beba duas xícaras por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário