Com o nome científico de Amburama cearensis, a planta emburana é nativa do Brasil. Trata-se de uma árvore mediana, capaz de alcançar até 10 m de altura. Sua casca possui tom vermelho-pardacenta que se destaca entre finas lâminas. Um ponto fundamental para reconhecer a árvore emburana são suas flores em tom esbranquiçado, pequeninas e extremamente aromáticas, as quais formam cachos que cobrem totalmente os galhos sem folhas. Os tempos mais remotos remetem a emburana como eficiente aromatizante de vestimentas, no entanto, com o passar do tempo descobriu-se que a planta possuía muitos outros benefícios.
Propriedades medicinais
Sim, não apenas bela e cheirosa, a emburana também pode ser consumida como chá para beneficiar o organismo do indivíduo. Entre suas principais propriedades medicinais estão:
- Aromática;
- Anticoagulante;
- Antiespasmódica;
- Anti-inflamatória;
- Broncodilatadora;
- Cardiotônica;
- Diaforético;
- Emenagoga;
- Estimulante;
- Estomáquica;
- Febrífuga.
Benefícios e indicações
Um dos maiores benefícios da emburana é sua eficiência no tratamento de doenças respiratórias. Asma, bronquite, resfriados e gripes, tosses e infecções pulmonares são facilmente aliviadas com o consumo regular do chá da planta. É indicada ainda para infecções, inflamações, hemorragias, astenia e cólicas intestinais e uterinas.
Modo de preparo
Você encontrara a planta emburana em farmácias e lojas de produtos naturais, prontamente triturada e limpa para o preparo do chá. Leve ao fogo 1 l de água, e 2 colheres de sopa de emburana – sempre serão 2 colheres para cada litro de água. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue o fogo, abafe o recipiente e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe e beba o chá duas vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições principais.
Atenção
Não foram relatados contra indicações ou efeitos colaterais pelo consumo da emburana, no entanto, deve-se ter em mente que todo e qualquer tratamento medicamentoso – seja ele natural ou fármaco – deve ser orientado e acompanhado por um médico especialista de confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário