A erva de passarinho, de nome científico Struthanthus flexicaulis, é uma planta considerada como uma das hemiparasitas brasileiras mais comuns, sendo também conhecida como enxerto de passarinho, passatinheiro e visgo. Pertencente à família das Loranthaceae, esta erva parasita cresce espontaneamente em vários estados do nosso país, destacando-se a sua ampla distribuição nas regiões do cerrado do Brasil central.
A erva de passarinho ganhou este nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: estes comem as suas sementes, que são eliminadas mais tarde nas fezes. Esta espécie de planta possui ramos longos e flageliformes, que se enrolam na copa das hospedeiras e produzem novos ramos que parasitam as plantas vizinhas. É uma planta parasita que ataca geralmente as plantas lenhosas e as árvores, sugando a sua seiva e, se não for retirada, pode até causar sua morte. No entanto, o chá da erva de passarinho possui propriedades benéficas para tratar alguns males. Confira a seguir:De nome científico Struthanthus flexicaulis, a erva de passarinho é uma planta pertencente à família das Loranthaceae. Presentes nas áreas do cerrado do Brasil Central, a planta possui longos e flageliformes ramos que se enrolam em copas de árvores hospedeiras, emitindo novos ramos que passam a transformar outras plantas próximas também em hospedeiras.
A erva de passarinho possui folhas alternas e ovadas, além de flores verdes e pequenas que aparecem em pequenos cachos. Seu fruto é uma baga globular amarela que apresenta uma ou duas sementes, além da polpa visguenta.
A planta é conhecida como erva de passarinho por se espalhar graças a esses animais, que ingerem os frutos e, consequentemente, as sementes e eliminam em locais diferentes junto com as fezes. Normalmente atavam as plantas lenhosas e árvores como laranjeiras e goiabeiras. Elas se alimentam sugando a seiva de suas hospedeiras, podendo, inclusive, causar a morte da árvore.
A erva é difícil de ser combatida, pois possui raízes que penetram no caule da planta hospedeira, tornando-a mais difícil de ser combatida. A planta, no entanto, não precisa ser obrigatoriamente eliminada, mas isso será tratado no tópico a seguir.
Benefícios e propriedades
Apesar de normalmente ser vista como uma praga que mata outras plantas, a erva de passarinho possui benefícios e aplicações para melhorar a saúde e, por isso, algumas pessoas optam por mantê-las em seus quintais. Entre seus benefícios, encontramos o combate a bronquites, pneumonia, pleurisia, hemoptise, dor no peito, pontadas, afecções respiratórias, doenças do útero, hemorragias e tosses.
Como preparar o chá?
O chá deve ser feito com as folhas frescas da planta. Para preparar, use um litro de água e duas colheres de sopa da erva de passarinho. Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e então desligue o fogo. Tampe a mistura e deixe descansar por um período de, aproximadamente, dez minutos. Coe e consuma em seguida, uma dose de duas a três xícaras ao dia.
Contraindicações e precauções
Não encontramos na literatura consultada contraindicações relacionadas ao consumo de chá de erva de passarinho. É importante que antes de fazer consumo de medicamentos, sejam naturais ou não, você consulte um médico especialista. Cada caso de afecção possui um tratamento indicado que deve ser fornecido por um médico e seguido pelo paciente. Se você quiser fazer tratamentos com plantas medicinais, informe seu médico de sua opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário