A semente da araucária é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Versátil, trata-se de uma excelente opção para a estação mais fria do ano. Saiba quais são as verdades e mentiras sobre o pinhão
Texto: Ive Andrade / Foto: Fabio Mangabeira / Adaptação: Ana Paula Ferreira
Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se
consuma entre seis e 10 unidades. Foto: Fabio Mangabeira
|
Além de ser uma ótima opção para as estações mais frias do ano, o pinhão é fonte de proteínas,minerais e vitaminas. Confira abaixo um verdadeiro e falso sobre a semente da araucária:
A semente é rica fonte de nutrientes
Verdadeiro. O pinhão é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas (3,94 g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136 mg) e vitaminas A, B1 e C. No total, serão consumidas 196 kcal e 1,34 g de gorduras.
Quando preparado com pratos doces, perde suas propriedades
Falso. Na realidade, o pinhão é um alimento muito versátil — podendo ser utilizado em diversos tipos debolos, tortas e outros pratos doces. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. O modo de preparo não altera o valor nutricional dele, assim as propriedades continuam as mesmas.
O pinhão cozido pode ser conservado na salmoura
Verdadeiro. Sim, é verdade que o pinhão pode ser conservado na salmoura; além disso, conservar novinagre também é uma escolha adequada. Outra opção é cozinhar bem — por sua casca ser dura, esse primeiro passo é fundamental —, descascar e reservar apenas a polpa no freezer. Dessa maneira, ele mantém o sabor e o valor nutritivo no momento do consumo.
Leia o verdadeiro e falso de mais alimentos
Verdadeiro e falso sobre a berinjela
Verdades e mentiras sobre o mel
Verdades e mentiras sobre o abacaxi
A porção diária recomendada é de 100g
Verdadeiro. O pinhão é uma semente muito apetitosa e tem alto valor alimentício, por ser rico em proteínas e possuir um teor de 50% a 60% de óleo. Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se consuma entreseis e 10 unidades.
É um alimento de baixa caloria
Falso. O pinhão deve ser consumido moderadamente, uma vez que possui alto teor de gordura: uma porção de 100 g do alimento pode ter até 196 kcal. Ainda assim, seu consumo em quantidade adequada traz diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento dos ossos, já que é uma semente extremamente rica em mineirais como cálcio e fósforo.
Pode ser consumido como um aperitivo
Verdadeiro. Uma dica saborosa para se levar em conta naquele momento que estiver preparando o pinhão é cozinhá-lo e deixar somente a sua polpa à mostra, depois deve-se adicionar um pouco de sal, algumas pitadas de orégano e também de pimenta do reino. Diversos pratos salgados, como o pinhão, são típicos em inúmeras regiões brasileiras, com destaque para a cidade de Jales, localizada no estado de Santa Catarina, a qual abriga todos os anos, durante o mês de junho, a tradicional Festa Nacional do Pinhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário