Razão é a relação existente entre dois valores de uma mesma grandeza.[1][2] (ou seja, objetos, pessoas, estudantes, colheradas, unidades de qualquer dimensão idêntica), expressa geralmente como "a para b", a:b ou a/b, e algumas vezes representada aritmeticamente como num quociente adimensional das duas quantidades[3] que indica explicitamente quantas vezes o primeiro número contém o segundo (não necessariamente um valor inteiro).[4]
Quando comparamos duas medidas, dois valores ou até duas grandezas, estamos determinando uma relação entre dois números que os representam. Quando essa relação é determinada por uma divisão, chamamos de razão.
Índice
[esconder]Notação e terminologia[editar | editar código-fonte]
A razão entre os números A e B pode ser expressa como:[3]
- A razão de A para B
- A está para B
- A:B
- A/B
- Um número racional que é o quociente da divisão de A por B
Os números A e B são algumas vezes chamados de termos, sendo A o antecedente e B o consequente. Representada por uma fração, o numerador é o termo antecedente e o denominador é o termo consequente. [5]
Razão de duas grandezas[editar | editar código-fonte]
A razão de duas ou mais grandezas de mesma espécie é o quociente dos números que expressam as suas medidas, consideradas na mesma unidade. Grandezas são características dos objetos possíveis de serem comparadas e cujas medidas podem ser adicionadas, subtraídas ou divididas uma pela outra.
Assim, o conceito de razão nos permite fazer comparações de grandeza entre dois números. Por exemplo, para saber quantas vezes o número 100 é maior do que o número 2 (ou em outras palavras, qual a razãoentre 100 e 2), procedemos da seguinte forma:
- 100: 2 = 50
Portanto, o número 100 é 50 vezes maior do que o número 2.
A razão é a relação entre duas grandezas que já estão relacionadas, é uma divisão entre dois valores, um exemplo é a razão entre um perímetro e a medida de uma lado de um triângulo, a razão seria o perímetro dividido pela medida do lado.
História e etimologia[editar | editar código-fonte]
Exemplos[editar | editar código-fonte]
As quantidades que estão sendo comparadas por meio de uma razão podem ser grandezas físicas tais como a velocidade, ou podem se referir simplesmente à quantidade de objetos em particular. Um exemplo comum deste último caso é a razão entre o volume de água para o de cimento usado no concreto, que geralmente é de 1:4. Isso significa que a quantidade de cimento usada é quatro vezes maior do que a de água. A razão não dá qualquer indicação da quantidade total de água e cimento usados, nem de quanto concreto está sendo feito. Equivalentemente, poderia ser dito que a razão de cimento para água é 4:1, ou que a quantidade de água é um quarto (1/4) da de cimento.
Os modelos mais antigos de televisões possuem telas (ecrãs) em que a razão entre a largura e a altura é de 4 para 3, ou seja, cuja altura equivale a três quartos da largura. As televisões widescreen modernas possuem uma razão de 16:9.
Referências
- ↑ Vianna (1914), p. 185.
- ↑ Wentworth, p. 55
- ↑ ab New International Encyclopedia
- ↑ Penny Cyclopedia, p. 307
- ↑ Matemática Didática — "Razão"
- ↑ Grupo Virtuous — Só Matemática "Razões — Introdução"
Ver também[editar | editar código-fonte]
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Vianna, João José Luiz (1914). Elementos de Arithmetica 15 ed. (Rio de Janeiro: Francisco Alves).
- "Ratio" The Penny Cyclopædia vol. 19, The Society for the Diffusion of Useful Knowledge (1841) Charles Knight and Co., London pp. 307ff
- "Proportion" New International Encyclopedia, Vol. 19 2nd ed. (1916) Dodd Mead & Co. pp270-271
- "Ratio and Proportion" Fundamentals of practical mathematics, George Wentworth, David Eugene Smith, Herbert Druery Harper (1922) Ginn and Co. pp. 55ff
Nenhum comentário:
Postar um comentário