Com o nome científico de Prunus domestica, a ameixa pode ser um fruto oriundo de espécies de árvores como a ameixeira, a ameixoeira ou a ameixieira, podendo ser considerada parente, em seu gênero, de outros frutos como o pêssego e a cereja.
Existem suas principais vertentes para o aparecimento desse fruto podemos citar o surgimento da espécie japonesa que teria origem na China, enquanto que a ameixeira-europeia estaria relacionada com a região da Ásia Menor, na região sul do Cáucaso.
Trata-se de um fruto muito antigo e ainda em 1864 já eram relacionadas mais de 150 espécies diferentes para ele. O fruto de ameixa é disseminado em várias partes do mundo, mas sua adaptação é bastante relativa e depende de condições climáticas e da estrutura do solo em que é colocada.
Composição da Ameixeira.
A ameixeira tem uma estrutura que parece um pequeno arbusto e que pode ter bastante espinhos ao longo do seu tronco e nas ramificações. É uma árvore bastante bonita e que fica bastante florida logo no início da primavera, com flores brancas e bastante atrativas, que logo rendem frutos avermelhados e que crescem até os 8 cm de diâmetro.
A árvore tem sua frutificação em períodos específicos do ano e pode render até 3 safras diferenciadas no ano, dependendo das condições climáticas. São períodos propícios para o crescimento das ameixas os meses de fevereiro, março e dezembro.
Espécies e estrutura da Ameixa.
A fruta de ameixa possui formato arredondado e com um caroço pontiagudo. Sobre a coloração, o fruto apresenta uma casca que varia entre a cor violeta e a preta, mas que a depender do grau de maturação pode ser mias próxima do vermelho.
No seu interior, o fruto de ameixa possui cor amarelada ou laranja, ficando mais escuro e avermelhado quanto mais próximo do caroço. Seu sabor é uma combinação doce e azedo.
6 ótimos benefícios da ameixa para a nossa saúde!
1# Deliciosas e carnudas, as suculentas ameixas são de baixas calorias – 46kcal por 100g. Não contém gorduras saturadas e sim numerosos compostos que promovem a saúde, como minerais e vitaminas.
2# Outros compostos estão presentes na fruta de ameixa, tais como as fibras dietéticas, juntamente com sorbitol e isatina, conhecidas por ajudar a regular o funcionamento do sistema digestivo e assim, aliviar a prisão de ventre.
3# A ameixa madura é uma fonte moderada de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, inflamações e varrer os radicais livres nocivos.
4# A ameixa fresca, especialmente a amarela, é uma fonte moderada de betacaroteno e vitamina A, sendo esta última essencial para a visão. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. O consumo de frutas naturais ricos em vitamina A protege do câncer o pulmão e a cavidade oral.
5# O fruto contém flavonóides poli-antioxidantes fenólicos tais como a luteína, criptoxantina e zeaxantina, em quantidades significativas. Estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças. A zeaxantina, é um carotenóide importante, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.
6# O fruto de ameixa é rico em minerais como fluoreto de potássio e ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Além disso, a ameixa é uma fonte moderada de vitaminas do complexo B, tais como a niacina, a vitamina B6 e ácido pantatênico. Essas vitaminas atuam como cofatores e ajudam o corpo a metabolizar os carboidratos, proteínas e gorduras. A ameixa também contém níveis de cerca de 5% da RDA de vitamina, essencial para a função de muitos fatores de coagulação do sangue, metabolismo ósseo e na redução da doença de Alzheimer em idosos.Ameixa
Origem européia e japonesa. De sabor agradável, é consumida in natura ou em produtos industrializados como suco, geléias, licores, doces, licores, sorvetes e iogurtes. É uma boa fonte de vitamina C, potássio, riboflavina e outras vitaminas do complexo B.
Alimento
|
Calorias(100g)
|
Proteínas(g)
|
Carboidratos(g)
|
Gorduras(g)
|
Ameixa
|
54
|
0
|
13,50
|
0
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário