Mastite é a inflamação da glândula mamária. É denominada como mastite puerperal quando ocorre no pós-parto a mães que estejam amamentando, e não-puerperal em casos distintos do pós-parto. A mastite pode ocorrer em homens, mas é rara. O câncer de mama tem sintomas similares a mastite. A mastite crônica é caracterizada por nódulos não cancerosas na mama.
A mastite é também uma condição muito comum na medicina veterinária.
Índice
[esconder]Tipos[editar | editar código-fonte]
Mastite Puerperal[editar | editar código-fonte]
Causada pela obstrução dos ductos mamários no período da amamentação. Pode causar áreas dolorosas nas mamas ou nos mamilos causando febre. Amamentar é a maneira mais eficaz de remover a obstrução e aliviar os sintomas, e não é prejudicial ao bebê.
A presença das rachaduras nos mamilos causadas pela amamentação aumenta a probabilidade da infecção. Em alguns casos a febre pode tornar-se severa, requerendo tratamento antibiótico. Em dez por cento dos casos os abcessos necessitam ser drenados cirurgicamente. Massagem e aquecimento local antes da amamentação são indicados pelo favorecimento na abertura dos ductos.
Mastite não-puerperal[editar | editar código-fonte]
Em muitos casos a mastite não-puerperal começa como uma inflamação não bacterial. Quando se torna cronica, requer intervenção cirúrgica repetidamente.
Na maioria dos casos o tratamento antibiótico é eficaz.
Câncer de mama[editar | editar código-fonte]
Há um tipo muito agressivo de câncer de mama que apresenta sintomas semelhantes a mastite. Conseqüentemente, se os sintomas da mastite persistem, deve-se realizar uma biópsia.
Sintomatologia da mastite puerperal[editar | editar código-fonte]
A sintomatologia depende da porção afetada, porém pode apresentar:
- enrugamento mamário;
- hipertemia;
- dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário