Lógica computacional é o uso da lógica para executar ou raciocinar sobre computação. Ela tem uma relação semelhante à ciência da computação e engenharia, como a lógica matemática leva à matemática, a lógica filosófica leva à filosofia. É sinônimo de "lógica na ciência da computação".
O termo "Lógica Computacional" veio à proeminência com a fundação da ACM transactions on Computational Logic.[1] No Entanto, a sua primeira utilização foi, provavelmente em 1972, quando a unidade de Metamatemática da Universidade de Edimburgo foi renomeado para "Departamento de lógica computacional" na Escola de Inteligência Artificial.[2] O termo foi utilizado por Robert S. Boyer e J Strother Moore, que trabalhou no Departamento, no início do ano de 1970, para descrever o seu trabalho na verificação do programa e raciocínio automatizado. Eles também fundaram uma empresa, Computational Logic Inc. com o mesmo nome.
O termo "Lógica Computacional" também veio a ser associado com a lógica de programação, pois grande parte do trabalho inicial em lógica de programação, no início da década de 1970 foi realizado no Departamento de Lógica Computacional, em Edimburgo. Ele foi reutilizado no início da década de 1990 para descrever trabalhos sobre extensões de lógica de programação na EU Basic Research Project "Compulog" e na rede de excelência associada. Krzysztof Apt, que foi o coordenador da Basic Research Project Compulog-II, reutilizou e generalizou o termo quando ele fundou a ACM Transactions on Computational Logic em 2000 e veio a se tornar seu primeiro Editor-Chefe.
Referências[editar | editar código-fonte]
- ↑ http://tocl.acm.org official website of ACM Transactions on Computational Logic
- ↑ http://homepages.inf.ed.ac.uk/bundy/ Professor Alan Bundy's website
Ler mais[editar | editar código-fonte]
- [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-08-093067-1 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda)Falta o|titulo=
(Ajuda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário