POESIA
A partir da década de 50, vários movimentos e grupos procuraram novos caminhos para a poesia brasileira em função das transformações (mudanças de ordem política, social, econômica e tecnológica) do mundo. Por outro lado, a prosa de ficção revelou dezenas de novos autores, que ora usam recursos tradicionais da técnica narrativa, ora buscam novas formas de expressão, inserindo-se numa perspectiva experimentalista.
→ Concretismo (1956)
Concepção poética baseada na geometrização e na visualização da linguagem, que preconiza a substituição da estrutura tradicional do verso por expressões nominais relacionadas espacialmente. O grupo concretista foi liderado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Leia este poema concreto de Ivo Barroso:
astro
ave
vela
olho ilha
casco
peixe
ostra
→ Neoconcretismo (1957)
Reage aos excessos formais dos concretistas, propondo uma poesia social, mais voltada para os problemas do país. São representantes desse grupo: Ferreira Gullar, Thiago de Melo, José Paulo Paes.
→ Poesia práxis (1962)
Considera as palavras que integram um vocabulário não um simples objeto inerte de composição, e sim energia transformável. Mário Chamie lidera a nova tendência e Cassiano Ricardo adere ao movimento.Como exemplo, analise o poema de Cassiano Ricardo:
Posições do corpo
Sob o azul
sobre o azul
subazul
subsol
subsolo
(Cassiano Ricardo)
O poema apresenta uma técnica de repetição para a fixação da mensagem nuclear do poema. Além disso, há uma sintaxe antidiscursiva, suprimidos os elementos de ligação tradicionais da frase.
→ Poema-processo (1967)
Propôs uma nova codificação para o texto, que seria uma nova linguagem. Utilizaram, além da palavra, fotografias, desenhos, colagens. Foi liderado por Wladimir Dias-Pino.
→ Poesia participante (1962)
Textos que se utilizam de acontecimentos da vida política nacional, de fatos históricos e problemas sociais, destacados nas provas do ENEM.
Dois e dois são quatro
Como dois e dois são quatro como um tempo de alegria
Sei que a vida vale a pena por trás do temor me acena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena
como teus olhos são claros
e a tua pele morena - sei que dois e dois são quatro
como é azul o oceano sei que a vida vale a pena
e a lagoa serena mesmo que o pão seja caro
e a liberdade pequena.
(WWW2.uol.com.br/ferreira Gullar/poesia/)
→ Tropicalismo
Movimento cultural do fim da década de 60 que revoluciona a música popular brasileira. É iniciado no lançamento das músicas “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Domingo no Parque” de Gilberto Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. É influenciado pelo Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade e também um reflexo da resistência à censura e à repressão, agravada após o AI – 5 (1968).
Outros poetas que merecem destaque na poesia contemporânea são Adélia Prado, Mário Quintana, Afonso Romano Sant’Anna, Gilberto Mendonça Telles, Paulo Leminski e Cacaso. Arnaldo Antunes, representante da poesia anárquica que floresceu nos anos 70 do século passado é, atualmente, exemplo de artista que usufrui de mídias diversas para ampliar público e explorar novas linguagens.
Concepção poética baseada na geometrização e na visualização da linguagem, que preconiza a substituição da estrutura tradicional do verso por expressões nominais relacionadas espacialmente. O grupo concretista foi liderado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Leia este poema concreto de Ivo Barroso:
astro
ave
vela
olho ilha
casco
peixe
ostra
Reage aos excessos formais dos concretistas, propondo uma poesia social, mais voltada para os problemas do país. São representantes desse grupo: Ferreira Gullar, Thiago de Melo, José Paulo Paes.
Considera as palavras que integram um vocabulário não um simples objeto inerte de composição, e sim energia transformável. Mário Chamie lidera a nova tendência e Cassiano Ricardo adere ao movimento.Como exemplo, analise o poema de Cassiano Ricardo:
Posições do corpo
Sob o azul
sobre o azul
subazul
subsol
subsolo
(Cassiano Ricardo)
O poema apresenta uma técnica de repetição para a fixação da mensagem nuclear do poema. Além disso, há uma sintaxe antidiscursiva, suprimidos os elementos de ligação tradicionais da frase.
Propôs uma nova codificação para o texto, que seria uma nova linguagem. Utilizaram, além da palavra, fotografias, desenhos, colagens. Foi liderado por Wladimir Dias-Pino.
Textos que se utilizam de acontecimentos da vida política nacional, de fatos históricos e problemas sociais, destacados nas provas do ENEM.
Dois e dois são quatro
Como dois e dois são quatro como um tempo de alegria
Sei que a vida vale a pena por trás do temor me acena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena
como teus olhos são claros
e a tua pele morena - sei que dois e dois são quatro
como é azul o oceano sei que a vida vale a pena
e a lagoa serena mesmo que o pão seja caro
e a liberdade pequena.
(WWW2.uol.com.br/ferreira Gullar/poesia/)
Movimento cultural do fim da década de 60 que revoluciona a música popular brasileira. É iniciado no lançamento das músicas “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Domingo no Parque” de Gilberto Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. É influenciado pelo Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade e também um reflexo da resistência à censura e à repressão, agravada após o AI – 5 (1968).
Outros poetas que merecem destaque na poesia contemporânea são Adélia Prado, Mário Quintana, Afonso Romano Sant’Anna, Gilberto Mendonça Telles, Paulo Leminski e Cacaso. Arnaldo Antunes, representante da poesia anárquica que floresceu nos anos 70 do século passado é, atualmente, exemplo de artista que usufrui de mídias diversas para ampliar público e explorar novas linguagens.
PROSA
Intertextualidade, aproveitamento da forma popular de ficção, cultivo da ambiguidade, exploração da paródia, rompimento com a sintaxe são aspectos que marcam a narrativa ficcional contemporânea.
→ O romance
Realista-regionalista: Mário Palmério, Antônio Callado...
Introspectivo: Lygia Fagundes Telles (influência de Clarice Lispector), Autran Dourado, Adonias Filho...
Preocupação com a linguagem: Osman Lins, Nélida Pinon...
Outras tendências:
-romance policial: Rubem Fonseca, Marcelo Rubens Paiva, Garcia Rosa, etc.
-romance memorialista: Fernando Gabeira.
Outros romancistas: J.J. Veiga e João Ubaldo Ribeiro.
→ O conto
Representantes: Moacyr Scliar, Marina Colasanti, Dalton Trevisan, Murilo Rubião, entre outros.
→ A crônica: forma literária muito divulgada nos veículos de comunicação de massa. Dedicam-se ao gênero: Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, entre outros.
Realista-regionalista: Mário Palmério, Antônio Callado...
Introspectivo: Lygia Fagundes Telles (influência de Clarice Lispector), Autran Dourado, Adonias Filho...
Preocupação com a linguagem: Osman Lins, Nélida Pinon...
Outras tendências:
-romance policial: Rubem Fonseca, Marcelo Rubens Paiva, Garcia Rosa, etc.
-romance memorialista: Fernando Gabeira.
Outros romancistas: J.J. Veiga e João Ubaldo Ribeiro.
Representantes: Moacyr Scliar, Marina Colasanti, Dalton Trevisan, Murilo Rubião, entre outros.
EXERCÍCIOS
(UFRJ - 2010)
Há mulheres que dizem:
meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha.
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como “este foi difícil”
“prateou no ar dando rabanadas”
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
Vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.
(PRADO, Adélia. Terra de Santa Cruz, 1986)
Pode-se afirmar que o eu-lírico apresenta concepção de casamento diferente da cultivada pelas outras mulheres referidas no texto (verso 1). Quais seriam essas concepções em oposição?
Há mulheres que dizem:
meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha.
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como “este foi difícil”
“prateou no ar dando rabanadas”
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
Vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.
(PRADO, Adélia. Terra de Santa Cruz, 1986)
Pode-se afirmar que o eu-lírico apresenta concepção de casamento diferente da cultivada pelas outras mulheres referidas no texto (verso 1). Quais seriam essas concepções em oposição?
Resposta
A concepção de casamento para as mulheres referidas no verso 1 propõe a recusa de funções tradicionalmente femininas. Para o eu-lírico, a concepção não põe em causa a delimitação de papéis, tendo em vista que casamento é lugar de encontro, partilha.
A concepção de casamento para as mulheres referidas no verso 1 propõe a recusa de funções tradicionalmente femininas. Para o eu-lírico, a concepção não põe em causa a delimitação de papéis, tendo em vista que casamento é lugar de encontro, partilha.
(UFRJ - 2010) No poema, verifica-se uma voz lírica feminina que, de alguma maneira, trata do papel masculino em relação ao feminino. Apresente esse papel.
Resposta
Nesse caso, o homem é considerado como parceiro/companheiro.
Resposta
Nesse caso, o homem é considerado como parceiro/companheiro.
(UERJ)
O bicho alfabeto
tem vinte e quatro patas ou quase
por onde ele passa
nascem palavras e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve.
(LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas de Paulo Leminski. Global Editora, 2001)
O bicho alfabeto
tem vinte e quatro patas ou quase
por onde ele passa
nascem palavras e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve.
(LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas de Paulo Leminski. Global Editora, 2001)
O tema de Paulo Leminski é o processo e o sentido da escrita associados aos atos de semear e de soltar a imaginação. Transcreva do texto os versos que comprovam cada uma das associações.
Resposta
Os versos “por onde ela passa / nascem palavras / e frases” e “se fazem asas”, respectivamente.
Resposta
Os versos “por onde ela passa / nascem palavras / e frases” e “se fazem asas”, respectivamente.
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