quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

LITERATURA CONTEPORANEA

POESIA

A partir da década de 50, vários movimentos e grupos procuraram novos caminhos para a poesia brasileira em função das transformações (mudanças de ordem política, social, econômica e tecnológica) do mundo. Por outro lado, a prosa de ficção revelou dezenas de novos autores, que ora usam recursos tradicionais da técnica narrativa, ora buscam novas formas de expressão, inserindo-se numa perspectiva experimentalista.

Concretismo (1956)    
Concepção poética baseada na geometrização e na visualização da linguagem, que preconiza a substituição da estrutura tradicional do verso por expressões nominais relacionadas espacialmente. O grupo concretista foi liderado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Leia este poema concreto de Ivo Barroso:
                                   astro    
                          ave  
                vela  
         olho              ilha
casco
     peixe
         ostra

Neoconcretismo (1957)
Reage aos excessos formais dos concretistas, propondo uma poesia social, mais voltada para os problemas do país. São representantes desse grupo: Ferreira Gullar, Thiago de Melo, José Paulo Paes.

Poesia práxis (1962)
Considera as palavras que integram um vocabulário não um simples objeto inerte de composição, e sim energia transformável. Mário Chamie lidera a nova tendência e Cassiano Ricardo adere ao movimento.Como exemplo, analise o poema de Cassiano Ricardo:
Posições do corpo
   Sob o azul
sobre o azul
                      subazul
                       subsol
                       subsolo
                                      (Cassiano Ricardo)
O poema apresenta uma técnica de repetição para a fixação da mensagem nuclear do poema. Além disso, há uma sintaxe antidiscursiva, suprimidos os elementos de ligação tradicionais da frase.

Poema-processo (1967)
Propôs uma nova codificação para o texto, que seria uma nova linguagem. Utilizaram, além da palavra, fotografias, desenhos, colagens. Foi liderado por Wladimir Dias-Pino.

Poesia participante (1962)
Textos que se utilizam de acontecimentos da vida política nacional, de fatos históricos e problemas sociais, destacados nas provas do ENEM.
                        Dois e dois são quatro
   Como dois e dois são quatro                  como um tempo de alegria
   Sei que a vida vale a pena                        por trás do temor me acena
   Embora o pão seja caro
   E a liberdade pequena                              e a noite carrega o dia
                                                                         no seu colo de açucena
  como teus olhos são claros
  e a tua pele morena                                    - sei que dois e dois são quatro
  como  é azul o oceano                                sei que a vida vale a pena
  e a lagoa serena                                            mesmo que o pão seja caro
                                                                           e a liberdade pequena.
                                                     (WWW2.uol.com.br/ferreira Gullar/poesia/)  
                     
Tropicalismo
Movimento cultural do fim da década de 60 que revoluciona a música popular brasileira. É iniciado no lançamento das músicas “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Domingo no Parque” de Gilberto Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. É influenciado pelo Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade e também um reflexo da resistência à censura e à repressão, agravada após o AI – 5 (1968).

Outros poetas que merecem destaque na poesia contemporânea são Adélia Prado, Mário Quintana, Afonso Romano Sant’Anna, Gilberto Mendonça Telles, Paulo Leminski e Cacaso. Arnaldo Antunes, representante da poesia anárquica que floresceu nos anos 70 do século passado é, atualmente, exemplo de artista que usufrui de mídias diversas para ampliar público e explorar novas linguagens. 

PROSA

Intertextualidade, aproveitamento da forma popular de ficção, cultivo da ambiguidade, exploração da paródia, rompimento com a sintaxe são aspectos que marcam a narrativa ficcional contemporânea.

O romance
Realista-regionalista: Mário Palmério, Antônio Callado...
Introspectivo: Lygia Fagundes Telles (influência de Clarice Lispector), Autran Dourado, Adonias Filho...
Preocupação com a linguagem: Osman Lins, Nélida Pinon...
Outras tendências:
-romance policial: Rubem Fonseca, Marcelo Rubens Paiva, Garcia Rosa, etc.
-romance memorialista: Fernando Gabeira.
Outros romancistas: J.J. Veiga e João Ubaldo Ribeiro.
O conto
Representantes: Moacyr Scliar, Marina Colasanti, Dalton Trevisan, Murilo Rubião, entre outros.
A crônica: forma literária muito divulgada nos veículos de comunicação de massa. Dedicam-se ao gênero: Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, entre outros.

EXERCÍCIOS

(UFRJ - 2010)
Há mulheres que dizem:
meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha.
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como “este foi difícil”
“prateou no ar dando rabanadas”
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
Vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.
                           (PRADO, Adélia. Terra de Santa Cruz, 1986)

Pode-se afirmar que o eu-lírico apresenta concepção de casamento diferente da cultivada pelas outras mulheres referidas no texto (verso 1). Quais seriam essas concepções em oposição?
Resposta
A concepção de casamento para as mulheres referidas no verso 1 propõe a recusa de funções tradicionalmente femininas. Para o eu-lírico, a concepção não põe em causa a delimitação de papéis, tendo em vista que casamento é lugar de encontro, partilha.

(UFRJ - 2010) No poema, verifica-se uma voz lírica feminina que, de alguma maneira, trata do papel masculino em relação ao feminino. Apresente esse papel.

Resposta
Nesse caso, o homem é considerado como parceiro/companheiro.

(UERJ) 
O bicho alfabeto
tem  vinte e quatro patas ou quase
por onde ele passa
nascem palavras e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve.
                         (LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas de Paulo Leminski. Global Editora, 2001)
O tema de Paulo Leminski é o processo e o sentido da escrita associados aos atos de semear e de soltar a imaginação. Transcreva do texto os versos que comprovam cada uma das associações.

Resposta
Os versos “por onde ela passa / nascem palavras / e frases” e “se fazem asas”, respectivamente. 

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