CUBISMO (1907)
No início do século XX, tendências artísticas surgiram para romper com o tradicionalismo de épocas passadas. Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Cubismo estão entre os principais movimentos de vanguarda que influenciaram não apenas a literatura, mas as artes em geral.
Surgido na França, o Cubismo se caracteriza pela fragmentação da realidade, flashes cinematográficos, ilogismo e humor. Além disso, há uma superposição de assuntos, espaços e tempos diferentes e linguagem é predominantemente nominal. Na pintura, destaca-se o espanhol Pablo Picasso que buscou uma nova linguagem, decompondo o mundo visível (objetos, pessoas, paisagens) em componentes geométricos para decompô-los de outra maneira, sob diversos pontos de vista.
Pablo Picasso. Le Demoiselles d”Avignon (Foto: Reprodução)
No Brasil, a influência dessa vanguarda aparece na obra de Oswald de Andrade que mostra estranhas associações que deslocam o olhar para diversos aspectos da realidade, ao mesmo tempo. Por exemplo:
HÍPICA
Saltos records / cavalos da Penha / correm jóqueis de Higienópolis / os magnatas / as meninas / E a orquestra toca / Chá / na sala de cocktails.
O poema de Oswald de Andrade retrata o ambiente de uma corrida de cavalos na hípica. Também há uma superposição de imagens, deslocando o olhar do leitor da pista para outros planos da realidade.
HÍPICA
Saltos records / cavalos da Penha / correm jóqueis de Higienópolis / os magnatas / as meninas / E a orquestra toca / Chá / na sala de cocktails.
O poema de Oswald de Andrade retrata o ambiente de uma corrida de cavalos na hípica. Também há uma superposição de imagens, deslocando o olhar do leitor da pista para outros planos da realidade.
FUTURISMO (1909)
Giacomo Balla. Unique Forms of Continuity in Space (Foto: Reprodução)
Fillippo Tommaso Marinetti propôs uma revolução literária, após a publicação do Manifesto Futurista, que exaltava, entre outros aspectos, “a ação agressiva, a guerra, as ondas multicolores e polifônicas da revolução nas capitais modernas, a velocidade e o voo elegante dos aviões cujas hélices rascam aos ventos qual estandartes e que parecem levantar vivas qual uma multidão entusiasmada.”
As propostas em relação à literatura são: destruição da sintaxe com substantivos dispostos ao acaso; emprego de verbos no infinitivo, abolição do adjetivo e do advérbio; uso de dois substantivos; abolição da pontuação (uso de sinais matemáticos); luta em favor do verso livre.
Embora a área de maior penetração do Futurismo tenha sido a literatura, o movimento encontrou ecos na pintura e na escultura, particularmente nas obras de Umberto Boccioni, Giacomo Balla.
As propostas em relação à literatura são: destruição da sintaxe com substantivos dispostos ao acaso; emprego de verbos no infinitivo, abolição do adjetivo e do advérbio; uso de dois substantivos; abolição da pontuação (uso de sinais matemáticos); luta em favor do verso livre.
Embora a área de maior penetração do Futurismo tenha sido a literatura, o movimento encontrou ecos na pintura e na escultura, particularmente nas obras de Umberto Boccioni, Giacomo Balla.
EXPRESSIONISMO (1910)
Portinari. Discovery of de Land (Foto: Reprodução)
Para o artista expressionista, a obra de arte é reflexo direto de seu mundo interior e toda a atenção é dada à expressão, isto é, ao modo como forma e conteúdo livremente se unem para dar vazão às sensações do artista no momento da criação.
Entre os principais fundamentos da vanguarda surgida na Alemanha, destacam-se: a deformação da realidade e a valorização dos conteúdos subjetivos. A razão é objeto de descrédito, dessa forma, a arte é criada sem obstáculos convencionais o que representa um repúdio à repressão social. Na pintura expressionista, podemos destacar Chagall, Paul Klee, Munch, entre outros.
Entre os principais fundamentos da vanguarda surgida na Alemanha, destacam-se: a deformação da realidade e a valorização dos conteúdos subjetivos. A razão é objeto de descrédito, dessa forma, a arte é criada sem obstáculos convencionais o que representa um repúdio à repressão social. Na pintura expressionista, podemos destacar Chagall, Paul Klee, Munch, entre outros.
DADAÍSMO (1916)
Marcel Duchamp (Foto: Reprodução)
Consiste na destruição e anarquia de valores e formas. Usa-se a técnica do “ready-made’ (utilização de formas já prontas). Na pintura, tal técnica é observada nas telas de Marcel Duchamp.
Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela improvisação e pela desordem. Pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio.
A falta de lógica e a espontaneidade na literatura sua expressão máxima. Em seu último manifesto, Tristan Tzara diz que o grande segredo da poesia é que “o pensamento sai da boca”.
Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela improvisação e pela desordem. Pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio.
A falta de lógica e a espontaneidade na literatura sua expressão máxima. Em seu último manifesto, Tristan Tzara diz que o grande segredo da poesia é que “o pensamento sai da boca”.
SURREALISMO (1924)
Obra de Salvador Dalí (Foto: Reprodução)
O grande nome da literatura surrealista é André Breton. Dentre as características principais destacam-se: a valorização do sonho, a imaginação, o sobrenatural; busca imagens inconscientes (teoria da escrita automática).
Salvador Dalí, representante da pintura, é influenciado por Freud. Ele apresenta temas recorrentes em suas obras: o sexo e todas as suas atribulações, angústias, medos, frustrações, traumas; a memória, sua permanência ou dissipação, representada por relógios que se diluem; o sono e o sonho.
Educação: Surrealismo completa 90 anos em 2014; veja datas importantes
Observe um poema de Murilo Mendes, poeta representante da primeira fase do movimento modernista do Brasil:
APROXIMAÇÃO DO TERROR
(...)
O abismo bate palmas,
A noite aponta o revólver.
Ouço a multidão, o coro do universo,
O trote das estrelas
Já nos subúrbios da caneta:
As rosas perderam a fala.
Entrega-se a morte a domicílio (...)
Salvador Dalí, representante da pintura, é influenciado por Freud. Ele apresenta temas recorrentes em suas obras: o sexo e todas as suas atribulações, angústias, medos, frustrações, traumas; a memória, sua permanência ou dissipação, representada por relógios que se diluem; o sono e o sonho.
Educação: Surrealismo completa 90 anos em 2014; veja datas importantes
Observe um poema de Murilo Mendes, poeta representante da primeira fase do movimento modernista do Brasil:
APROXIMAÇÃO DO TERROR
(...)
O abismo bate palmas,
A noite aponta o revólver.
Ouço a multidão, o coro do universo,
O trote das estrelas
Já nos subúrbios da caneta:
As rosas perderam a fala.
Entrega-se a morte a domicílio (...)
EXERCÍCIOS
ESCAPULÁRIONo Pão de Açúcar
De Cada Dia
Daí-nos, Senhor
A Poesia
De Cada Dia
(Oswald de Andrade)
(UFRJ) A Crítica literária considera que a poesia de Oswald de Andrade apresenta duas vertentes: uma ‘destrutiva’ e uma ‘construtiva’. Explique de que modo esses traços aparecem na intertextualidade realizada por Oswald no poema Escapulário.
De Cada Dia
Daí-nos, Senhor
A Poesia
De Cada Dia
(Oswald de Andrade)
(UFRJ) A Crítica literária considera que a poesia de Oswald de Andrade apresenta duas vertentes: uma ‘destrutiva’ e uma ‘construtiva’. Explique de que modo esses traços aparecem na intertextualidade realizada por Oswald no poema Escapulário.
Resposta
Oswald rompe com o discurso religioso e, a partir da oração do “Pai Nosso” cria um novo lirismo. Caracteriza-se pela utilização de fórmulas já prontas, tendência do movimento conhecido como Dadaísmo.
Oswald rompe com o discurso religioso e, a partir da oração do “Pai Nosso” cria um novo lirismo. Caracteriza-se pela utilização de fórmulas já prontas, tendência do movimento conhecido como Dadaísmo.
PRÉ – HISTÓRIA
Mamãe vestida de rendas
Tocava piano no caos
Uma noite abriu as asas
Cansada de tanto som,
Equilibrou-se no azul,
De tonta não mais olhou
Para mim, para ninguém!
Cai no álbum de retratos
(Murilo Mendes)
Mamãe vestida de rendas
Tocava piano no caos
Uma noite abriu as asas
Cansada de tanto som,
Equilibrou-se no azul,
De tonta não mais olhou
Para mim, para ninguém!
Cai no álbum de retratos
(Murilo Mendes)
Cite o movimento de vanguarda a que o texto acima pode ser associado.
Resposta
Surrealismo. O poeta expressa seus desejos interiores profundos, sem se importar com coerência ou adequação; busca a transposição do universo dos sonhos para o plano artístico.
Surrealismo. O poeta expressa seus desejos interiores profundos, sem se importar com coerência ou adequação; busca a transposição do universo dos sonhos para o plano artístico.
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