quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

VANGUARDAS EUROPEIAS

CUBISMO (1907)

No início do século XX, tendências artísticas surgiram para romper com o tradicionalismo de épocas passadas. Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Cubismo estão entre os principais movimentos de vanguarda que influenciaram não apenas a literatura, mas as artes em geral.
Surgido na França, o Cubismo se caracteriza pela fragmentação da realidade, flashes cinematográficos, ilogismo e humor. Além disso, há uma superposição de assuntos, espaços e tempos diferentes e linguagem é predominantemente nominal. Na pintura, destaca-se o espanhol Pablo Picasso que buscou uma nova linguagem, decompondo o mundo visível (objetos, pessoas, paisagens) em componentes geométricos para decompô-los de outra maneira, sob diversos pontos de vista.
Pablo Picasso. Le Demoiselles d”Avignon (Foto: Reprodução)Pablo Picasso. Le Demoiselles d”Avignon (Foto: Reprodução)
No Brasil, a influência dessa vanguarda aparece na obra de Oswald de Andrade que mostra estranhas associações que deslocam o olhar para diversos aspectos da realidade, ao mesmo tempo. Por exemplo:
HÍPICA
Saltos records / cavalos da Penha / correm jóqueis de Higienópolis / os magnatas / as meninas / E a orquestra toca / Chá / na sala de cocktails.

O poema de Oswald de Andrade retrata o ambiente de uma corrida de cavalos na hípica. Também há uma superposição de imagens, deslocando o olhar do leitor da pista para outros planos da realidade.

FUTURISMO (1909)

Giacomo Balla. Unique Forms of Continuity in Space (Foto: Reprodução)Giacomo Balla. Unique Forms of Continuity in Space (Foto: Reprodução)
Fillippo Tommaso Marinetti propôs uma revolução literária, após a publicação do Manifesto Futurista, que exaltava, entre outros aspectos, “a ação agressiva, a guerra, as ondas multicolores e polifônicas da revolução nas capitais modernas, a velocidade e o voo elegante dos aviões cujas hélices rascam aos ventos qual estandartes e que parecem levantar vivas qual uma multidão entusiasmada.”

As propostas em relação à literatura são: destruição da sintaxe com substantivos dispostos ao acaso; emprego de verbos no infinitivo, abolição do adjetivo e do advérbio; uso de dois substantivos; abolição da pontuação (uso de sinais matemáticos); luta em favor do verso livre.

Embora a área de maior penetração do Futurismo tenha sido a literatura, o movimento  encontrou ecos na pintura e na escultura, particularmente nas obras de Umberto Boccioni, Giacomo Balla.

EXPRESSIONISMO (1910)

Portinari. Discovery of de Land (Foto: Reprodução)Portinari. Discovery of de Land (Foto: Reprodução)
Para o artista expressionista, a obra de arte é reflexo direto de seu mundo interior e toda a atenção é dada à expressão, isto é, ao modo como forma e conteúdo livremente se unem para dar vazão às sensações do artista no momento da criação.

Entre os principais fundamentos da vanguarda surgida na Alemanha, destacam-se: a deformação da realidade e a valorização dos conteúdos subjetivos. A razão é objeto de descrédito, dessa forma, a arte é criada sem obstáculos convencionais o que representa um repúdio à repressão social. Na pintura expressionista, podemos destacar Chagall, Paul Klee, Munch, entre outros.

DADAÍSMO (1916)

Marcel Duchamp (Foto: Reprodução)Marcel Duchamp (Foto: Reprodução)
Consiste na destruição e anarquia de valores e formas. Usa-se a técnica do “ready-made’ (utilização de formas já prontas). Na pintura, tal técnica é observada nas telas de Marcel Duchamp.

Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela improvisação e pela desordem. Pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio.

A falta de lógica e a espontaneidade na literatura sua expressão máxima. Em seu último manifesto, Tristan Tzara diz que o grande segredo da poesia é que “o pensamento sai da boca”.

SURREALISMO (1924)

Obra de Salvador Dalí (Foto: Reprodução)Obra de Salvador Dalí (Foto: Reprodução)
O grande nome da literatura surrealista é André Breton. Dentre as características principais destacam-se: a valorização do sonho, a imaginação, o sobrenatural; busca imagens inconscientes (teoria da escrita automática).

Salvador Dalí, representante da pintura, é influenciado por Freud. Ele apresenta temas recorrentes em suas obras: o sexo e todas as suas atribulações, angústias, medos, frustrações, traumas; a memória, sua permanência ou dissipação, representada por relógios que se diluem; o sono e o sonho.

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Observe um poema de Murilo Mendes, poeta representante da primeira fase do movimento modernista do Brasil:
        APROXIMAÇÃO DO TERROR
(...)
O abismo bate palmas,
A noite aponta o revólver.
Ouço a multidão, o coro do universo,
O trote das estrelas
Já nos subúrbios da caneta:
As rosas perderam a fala.
Entrega-se a morte a domicílio (...)

EXERCÍCIOS

ESCAPULÁRIONo Pão de Açúcar
De Cada Dia
Daí-nos, Senhor
A Poesia
De Cada Dia
                            (Oswald de Andrade)
(UFRJ) A Crítica literária considera que a poesia de Oswald de Andrade apresenta duas vertentes: uma ‘destrutiva’ e uma ‘construtiva’. Explique de que modo esses traços aparecem na intertextualidade realizada por Oswald no poema Escapulário.
Resposta
Oswald rompe com o discurso religioso e, a partir da oração do “Pai Nosso” cria um novo lirismo. Caracteriza-se pela utilização de fórmulas já prontas, tendência do movimento conhecido como Dadaísmo.

PRÉ – HISTÓRIA
Mamãe vestida de rendas
Tocava piano no caos
Uma noite abriu as asas
Cansada de tanto som,
Equilibrou-se no azul,
De tonta não mais olhou
Para mim, para ninguém!
Cai no álbum de retratos
                 (Murilo Mendes)
Cite o movimento de vanguarda a que o texto acima pode ser associado.
Resposta
Surrealismo. O poeta expressa seus desejos interiores profundos, sem se importar com coerência ou adequação; busca a transposição do universo dos sonhos para o plano artístico.

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