segunda-feira, 31 de março de 2014

A FOFOCA E A INVEJA

Eu hoje falo sobre  arte de invejar e de espalhar palavras e atos impensados sobre as pessoas eu ontem ao sair de casa dei de cara com um assunto que mim chamou  atenção determinada mulher porte inveja de uma simples fragilizada pela vida mulher  em atos cruéis esta outra tem o donó e espalhar fatos e mentiras atitudes que na minha mente  perturbada   por não achar certo e um ato de quem não tem capacidade para nada sei la o ser humano já tem a capacidade de ser ele mesmo vi e de espalhar calunas e difamação   bíblia ensina a seguir o senhor pelos seus caminhos e ao invés disso o ser humano  prefere viver de  destruir uns aos outros eu coisas e fatos dessa pessoas tentando fechar as portas da vida dela que na minha mente isso no futuro terá consequências desastras pois a outra tudo suporta mesmo sabendo dos fatos e das  consequências que isso pode ter sabe eu apos muitá coisa ruim saudê fragilizada vê que o mundo virou um inguinoboi mundo de demônios que se vestem de cordeiros  e cada coisa que pra mim viver tornou se  um luta inconstante contra tudo que nos faz viver e tanta coisa errada que só deus para nos fazer viver  nessa coisa chamada falsidade amizade  de tolos enquanto um confia sua vida o outro a destrói por traz com muita maldade e muita  sei não e coisa do dibo mesmo  se viver no mundo for perdoar teu semelhante 70 vezes 7 e melhor triplicar  ai sei la isso mim deixa mal ate para escrever pois pra mim nossa vida seria um aprendizado de boas coisas constantes mas e bem diferente  em tudo que vejo eu  pensando como alguém pode espelhar maldade e também fazer com que tudo se torne ruim na vida das pessoas como se fosse  um diluvio constante rumo a um desfiladeiro de perdição e crueldade como isso mim eixa mal por ver que e atitude de quem não sabe o que faz da vida e dos  só existem para sofrer sei l o salmo 91 deveria nascer na mente de muitos a cada amanhecer
 Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas me convém.
I Corintios 13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
Paulo de Tarso
 Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica...
 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
 Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 
Suportar, não meramente tolerar ou “agüentar”, mas sustentar com amor.
Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A. A definição de inveja


1. Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
2. A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.
B. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a inveja, e como os cristãos podem superá-la?
1. Versículos da Bíblia relacionados: Êxodo 20:17, 1 Samuel 18:25, Provérbios 14:30, Marcos 7:21-23, I Coríntios 13:4, Provérbios 23:17, Lucas 10:27

1. A Bíblia ensina o seguinte.

A. A inveja é como um veneno. Provérbios 14:30.
Um coração cheio de graça e do amor de Deus alimenta a vida e o seu próprio corpo. Dá uma boa saúde e longa vida. Mas, o homem que inveja a felicidade e a prosperidade dos outros, é presa da sua própria alma, e não apenas desperdiça sua carne, mas enfraquece e consome as partes mais fortes de seu corpo, os seus ossos, são como uma "traça" dentro dele.
B. A inveja não é de Deus. Marcos 7:21-23. Nenhum cristão é um filho de Deus, se não está liberto da inveja. A inveja não é de Deus. O cristão que inveja a outra pessoa está imunda e nojenta diante de Deus.
C. Onde há inveja não há amor. I Coríntios 13:4.
Jesus ensinou que a lei se cumpre em sua totalidade, se amarmos o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, toda a nossa força, e toda nossa mente. E amar ao nosso próximo como amamos a nós mesmos (Lucas 10:27). A Bíblia também diz que o amor não inveja. Como eu posso chamar a mim mesmo de filho de Deus, se eu invejo o meu próximo?

2. As causas da inveja.

A. Descontrolado desejo de ganho material. Êxodo 20:17
Nas civilizações antigas uma prática comum entre os homens era matar o seu vizinho afim de possuir algo que pertencia à vítima. Isto poderia ser o gado, a riqueza, e provavelmente a mulher do outro homem. A falta de realização material e carnal levava-os a inveja contra os outros.
B. Sentimentos de insegurança e inferioridade. I Samuel 18:7-8. “As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?"
Saul se sentia inseguro e inferior quando viu que as pessoas receberam Davi como um herói. Davi ganhou graça aos olhos dos cidadãos que Saul não pode conquistar. Isto o intimidava tanto,  que a partir daquele dia ele tentou matar Davi.
C. A ganância por fama
“Porque sabia que por inveja o haviam entregado" (Mateus 27:18).
Jesus era um fariseu também. Ele era um mestre da lei. Mas ele era diferente do outros líderes judeus, Jesus falava com autoridade (Marcos 1:21-28)
Multidões iam após Ele (Marcos 12:37).
Jesus realizou milagres que os outros não fizeram.
Pense! Você se sente inferior, quando você vê os outros mais abençoados do que você? Muitos cristãos estão perseguindo a fama.

3. Como superar?

A. Buscai primeiro o Reino e a justiça de Deus e Ele atenderá às suas necessidades.

Oração contra inveja

Oração contra inveja, hoje estaremos orando juntos as onze horas da noite  a oração contra a inveja, vamos nos unir para que consigamos vencer a força da inveja. Essa oração foi elaborada pelo pastor André Clébio que pretende com suas experiências ajudar todas as pessoas a vencer os mais diversos problemas da vida pela fé em Deus, independentemente de sua religião.

Versículo bíblico para oração contra inveja!

Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá. Provérbios 26:2
Muitas pessoas que tem inveja, são pessoas que estão com o coração cheio de mágoas, ódio, rancor, muitas das vezes sem nenhum motivo. O maior problema não é quando o invejoso tem estes sentimentos no coração, o maior problema é quando ele começa a externar com suas palavras assim: “você não vai vencer”, “não vai dar certo”, “você vai quebrar a cara”, “eu te odeio”, e outros absurdos, a boca fala do que o coração está cheio, mas, este versículo bíblico quer dizer que: Assim como um pássaro voando e uma andorinha vagueia pelos ares, e não traz nenhuma perigo para nós e somente “passa por cima de nós” sem nos fazer mal! Assim é a pessoa que jogar praga contra você! Não vai causar nenhum mal contra a sua vida, as palavras vão simplesmente “passar por cima de você” sem te fazer nenhum mal! Isto se você estiver na presença de Deus! Agora se você não estiver na presença de Deus, a maldição e a inveja pode te destruir , trazer doenças, problemas financeiros e conjugais etc. Vamos juntos fazer hoje a oração contra a inveja hoje às 11:00 da noite para que estejamos na presença de Deus e receber a benção da proteção.

Veja o texto do modelo de oração contra inveja!

Nosso Deus e Nosso Pai! Ainda em Tua presença, nos unimos aqui para fazer uma oração contra a inveja, pedindo assim: Senhor sabemos que no mundo existem pessoas invejosas, pessoas que querem nos ver mal, nos ver sofrendo e fazem de tudo para ver o nosso fracasso! Senhor, como Jesus disse: “Orai pelos que vos perseguem”, peço que o Senhor os abençoe, não sei porque o coração desta pessoa está assim contra a minha vida, mas, peço tem misericórdia dela, porque ela não sabe o que faz! Abençoe essa vida fazendo com que todos os seus sonhos sejam realizados, e as portas sejam abertas para a vida dela! Senhor em Tuas mãos coloco a vida desta pessoa, crendo que a benção do Senhor está sobre ela e assim como diz a Tua escritura, “Como o pássaro, não me causa nenhum perigo, quando voa por cima de mim, assim as maldições as palavras de ódio também passam por cima de mim porque eu ando em Tua presença e NENHUM MAL ME SUCEDERÁ! Em nome de Jesus Cristo, Amém e Graças a Deus.


Read more: http://www.oracaodas11.com.br/do-dia/oracao-contra-inveja#ixzz2xYgIJsd2
B. Nossa segurança não deve derivar de nossos títulos e posições. Deus deve ser a fonte de nossa segurança.
C. Não se compare com os outros. Se alegre com o que você já tem.

Conclusão: Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana. Trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Mas hoje Deus quer te tornar livre desse mal. Abra seu coração para Deus.

domingo, 30 de março de 2014

A DISILUÇAO COM A FALTA DE RECURSUS NA ROÇA

Eu apos muito ver temer as cosias  da roça resolve fazer esse conto mais como um desabafo de alguém que já não mais tolera tantã falta de amor os pequeninos omo tenho se de longe a visão de águia observado na minha vida muita coisa já fez male muita coisa já se fez bem como tema vamos começar com a falta de crescimento dos pequeninos agricultores na vida pela  falta ajuda uns e outros pela desgraçada preguiça  meu e irritante ver trocentos pequeninos quê nada entendem afundarem em emprestemos sem treinarem os pobre direito eles não conseguem investir com o dinheiro d e forma correta e afunda cadê vez mais em divida e cade vez de pobres a mais pobres se o brasil realmente deseja-se crescer como tanto alardeiam e tanto mentem já se preparavam com quem vem de baixo  não com os grandão  l de cima meu quem já tem fonte e sabe lidar sabe se virar  mas quem nada tem quer crescer  evoluir também eu ponho como exemplo meu sitio angico torto muitos jã fizeram empréstimos perante bancos que vivem de trabalhar na área da agricultura e não vejo quase algum com nada investido que foi a frente ai pergunto senhores geradores de capital cade o treinamento as visitas semanais os que  aos pequenos cade o controle na hora de ajudar mim diga aonde foi para tudo apos todo mundo se endividar ai já era e caso perdido barco afundando sem ter mais como se liberta de tanta  coisa  e assim são como pequeno rebanho de ovelhas que  são tragadas pelo lobo por não terem defesa em se próprios  assim são os que lutam e nada conseguem por falta de ajuda  .Agora eu vou tocar em outro fato revoltante  que vejo e mim enojo  e o tal do bouça família que fez de muitos preguiçosos natos meu e tantos que nada fazem e os filhos comem como fala em  gíria local aqui o pão que o diabo amaçou que mim da enojo vejo pessoas que passam o dia embriagados e nada compra trabalham pouco pois tem as tetas do governo pra sugar cade que  a vigia em casos assim em ver como estão sendo tratados os nosso pequeninos em cada situação eu fico mais e revoltada  na hora do voto e tato mentiroso batendo n sua porta que parece romaria ao pre cicero em juazeiro do norte  mas na hora e ajuda da forma certa corré que o pê bate a bunda quem afinal cuida de  a

Civilização

Forrozão Sela Rasgada


Forrozão Sela Rasgada - Civilização
Fui visitar meu sertão que nasci e fui criado
Achei tudo diferente daqueles anos passado.
Hoje choro e lamento botei a culpa no tempo por ter sido encarregado
Chegando em casa encontrei uma civilização
Em uma mesa bonita tinha uma televisão
De tanta saudade choro do lugar do oratório que mãe fazia oração
Não achei o lampião que pai a noite acendia
A lata de querosene enferrujada e vazia
É de cortar coração desprezar um lampião por causa da energia
O pote de água fria "trocaro" por geladeira
Não tem aquele gostinho da aguinha da biqueira
Água e trazida de carro sumiu o pote de barro feito por Rão da loceira
Não achei mais a chaleira que mãe fazia o café
E nem o chifre do boi que pai botava o rapé
Hoje tudo " ta mudado" o povo civilizado se vê não sabe o que é
Não se vê mais o trupé dos burro nos tabuleiro
Nem o chiado do reio faz burros andar ligeiro
Essa é a pura verdade hoje só resta saudade no coração do vaqueiro
Essa é a pura verdade hoje só resta saudade no coração do vaqueiro

Vaqueiro Velho

Forrozão Sela Rasgada


Forrozão Sela Rasgada - Vaqueiro velho
Vaqueiro velho do chapéu de couro
Da pele" tustada" do sol do verão
Arreios de prata espora de ouro
Amigos do gado e herói do sertão
Seu aboio triste conduz a boiada
Pela nova estrada do capueirau
No som do berrante no cheiro da rama
Traz a "bezerrama" e prende no curral
Eh vaqueiro conta sua vida toda como foi
Os anos se passam e a coragem finda
Sua roupa ainda tem cheiro de boi
Eh vaqueiro conta sua vida toda como foi
Os anos se passam e a coragem finda
Sua roupa ainda tem cheiro de boi
Senta no batente da velha choupana
Vê a umburana antiga e sombria
Suas "galhas seca" nos trazem saudade
O cheiro do mato que o vento trazia
Da roça de palma em frente a cachoeira
Só resta" toceira" de um mandacaru
No canto da cerca na ponta da estaca
Um chifre de vaca da raça zebu
Eh vaqueiro conta sua vida toda como foi
Os anos se passam e a coragem finda
Sua roupa ainda tem cheiro de boi
Eh vaqueiro conta sua vida toda como foi
Os anos se passam e a coragem finda
Sua roupa ainda tem cheiro de boi

Meu Amigo Sente Aqui

Forrozão Sela Rasgada


Meu amigo sente aqui, mas só beba se quiser.
Se não quer beber cerveja beba uma pinga qualquer
Só quero desabafar e agora vou lhe contar tudo sobre essa mulher
Ela é muito dengosa e tem um cheiro de flor
Tem um andar envolvente e um olhar sedutor
Tô amando até de mais confesso que sou capaz de morrer por esse amor
Por isso meu caro amigo vou lhe contar o meu drama
Tô vivendo apaixonado por alguém que não me ama
A vida não tem mais graça vou me desgraça na cachaça sem ela na minha cama
Quando lhe dou um abraço ela me abraça também
Te juro assim se esforça pra me amar e querer bem
Finge ate que me deseja mas quando ela me beija tá pensando em outro alguém
Me tira fora do time me expulsa e me da cartão
Me pedi pra desistir e esquecer essa paixão
Diz que prefere a saudade despensa a felicidade e só dorme com a solidão
Meu amigo me perdoe por estar te alugando
Sei que tá ficando tarde o bar já tá quase fechando
Pode ir pra casa dormir que eu vou ficar aqui pensando nela e chorando
Pode ir pra casa dormir que eu vou ficar aqui pensando nela e chorando

Boi de Carro

Forrozão Sela Rasgada


Fui buscar um boi de carro que estava na prisão
Pra levar pra o matadouro a pedido do patrão
Quando eu joguei o laço o animal pra mim olhou
E o que ele me falou foi de cortar coração
Quando eu joguei o laço o animal pra mim olhou
E o que ele me falou foi de cortar coração
Me disse assim comprador que triste destino é o meu
Eu não sei qual o motivo que o meu patrão me vendeu
Ajudei a tanta gente fui escravo do roçado
Depois de velho e cansado ninguém me agradeceu
Ajudei a tanta gente fui escravo do roçado
Depois de velho e cansado ninguém me agradeceu
Ao lado do boi Vabor o meu primeiro parceiro
Só puxava o carro cheio obedecendo o carreiro
Na passagem do riacho me ajoelhava no barro
Ou desatolava o carro ou quebrava o tambor eu
Na passagem do riacho me ajoelhava no barro
Ou desatolava o carro ou quebrava o tambor eu

Quem trabalhava comigo batia por desaforo
Cortava meu corpo inteiro com o chicote de couro
Em vez de me libertar para eu morrer no cercado
Meu sangue vai ser jorrado nas tabuas do matadouro
Em vez de me libertar para eu morrer no cercado
Meu sangue vai ser jorrado nas tabuas do matadouro

raga Passarinho

Forrozão Sela Rasgada


Quem me dera saber neste instante por onde ela anda.
Infelizmente alguém sabe mas não quer me dizer.
E os passarinhos que voam distante,
Sabem muito bem aonde anda você.
Vai lá buscar ela passarinho,
Traz esta mulher prá perto de mim,
Se você trouxer, lhe pagarei bem pago,
Darei minha gratidão e você jamais sai do meu
Coração,
Darei a minha gratidão e você jamais sai do meu
Coração,
Sem esta mulher não consigo viver,
Não vou mais na minha casa e levo tempo em beber,
Se ela não voltar, eu sou capaz de morrer,
Se ela não voltar, eu sou capaz de morrer.

Rainha da Vaquejada

Forrozão Sela Rasgada


No rala-rala da festa de vaquejada,
Blusinha curta e seu unbigo de fora;
Vamo rala até rala a fivela,
Minha donzela nós vamo rala agora.
Quero voce pra ser minha namorada,
Quero voce rainha de vaquejada;
Quero voce pra ser minha namorada,
Fórro gostoso é forró sela rasgada.
O seu jeitinho me deixa muito maluco,
Por mim agarra com voce noite inteirinha;
Li dando beijo, mordendo de todo lado,
Seu rebolado, parece o da vizinha.
Estou dançando com voce nesse salão,
O forró, mão da gente dança colado;
E o suor no meu corpo escorrendo,
E eu dizendo eita forró bom danado.
Quero voce pra ser minha namorada,
Quero voce rainha de vaquejada;
Quero voce pra ser minha namorada,
Fórro gostoso, é forró sela rasgada.

Águas da Correnteza

Forrozão Sela Rasgada


Eu sou filho da saudade fui criado na tristeza,
Vivo rebolando igual as aguas da correnteza,
Por causa de uma malvada eu sou a luz apagada que outrora eu fui acesa
Eu só nasci pra sofrer nesse mundo de ilusão,
parece que a tristeza mora em meu coração,
Do amor fui desprezado e desde do tempo passado só recebo é ingratidão
Eu fiz que não lhe queria e foi a minha perdição
Ontem ela passou por mim cantando uma canção
Dizendo tu és ingrato entregando o meu retrato que ficou em suas mãos
Eu respondi para ela é bem pouco seu valor
Me deixas-te pelo rico eu é que sou traidor
Não mereço essa maldade quem ama com falsidade perde o teto e o valor
Eu só nasci pra sofrer nesse mundo de ilusão,
Parece que a tristeza mora em meu coração,
Do amor fui desprezado e desde o tempo passado só recebo a ingratidão
Sei que você quer voltar tá implorando o meu perdão
Nunca mais és perdoada pela sua ingratidão
Já é a sétima vez quem faz o que você fez
Não quer o meu coração
Já é a sétima vez quem faz o que você fez
Não quer o meu coração

Meiga Senhorita

Forrozão Sela Rasgada


Minha meiga senhorita, eu nunca pude lhe dizer
Você jamais me perguntou de onde venho e pra onde vou
De onde eu venho não importa pois já passou
O que importa é saber pra onde vou
Minha meiga senhorita o que eu tenho é quase nada
Mas tenho o sol como amigo
Traz o que é seu e vem morar comigo
Uma palhoça num canto da serra será nosso abrigo
Traz o que é seu e vem correndo vem morar comigo
Aqui é pequeno mas dá pra nós dois
E ser for preciso a gente aumenta depois
Tenho um violão que é pras noites de lua
Tem uma varanda que é minha e que é sua
Vem morar comigo meiga senhorita
Vem morar comigo meiga senhorita, vem morar comigo
Aqui é pequeno mas dá pra nós dois
E ser for preciso a gente aumenta depois
Tenho um violão que é pras noites de lua
Tem uma varanda que é minha e que é sua
Vem morar comigo meiga senhorita
Vem morar comigo meiga senhorita, vem morar comigo
go aqui me meio a essa selvagem selva em que vivemos minguem o mundo tornou se na minha visão um campo minado tem esplosivos a cada metro quadrado

sábado, 29 de março de 2014

A VIDA EM DECORRÊNCIA DAS DIFICULDADES

Em angico eu vejo pessoas que co tempo assim como eu hoje tem limitações e vejo o quanto as pessoas em maioria são mas e tem um coração tao maldoso vejo cenas hoje que acontecem na minha frente que repodia a tudo instante  pessoas que ao invés de propor melhoras sentam e tomando um bom copo de cafe sai em ali falando male fazendo agente ver o quanto são maldosas e tem um coração endurecido por seu lado negro de alma  as tenho comigo que leguem assim e tipo carregado de espíritos imundos e vejo a atitude tiro por mim quantos mim atiram pedras por eu hoje ser deficiente ter fragilidade  na mente  gente o ser humano deveria aprender que todos nos temos qualidades temos defeitos e somos imperfeitos para seu conceito mas temos desenvolvido muita coisa boa e cada vez que eu olho pessoas com maldade  em relação as outras vejo   deus que dei e sabedoria pra lidar com tipos assim pois são os mais mim assustam hoje em dia não existe amizade carinho paz tranquilidade como um dia já ouve perante o mundo tao belo criado por deus sei la não se tem beleza por isso eu tornei-me depressiva cada dia hoje meu refugo i e um computador pois ele no mim xinga nem tao pouco faz como algumas mentes sujas que eu vejo por ai  são fatos que mim fazem ver como o ser humano e sujo e nefasto coo minguem e tem como tema sempre ver o mal eu ontem vislumbrei cenas que mim revoltaram  pessoas que nem  se quer sabem entender as falhas e fraquezas das pessoas e fazem com que tenha como lema meu mundo separado de tudo e de todos   tenho do bicho chamado ser humano ser racional e muito malvado e creu   MAS ISSO MIM PERTUBA AI LEIO A BIBLIAPorque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. 

 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 
 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente. 
 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 
 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 
 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 
 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 
 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. 
 A tua palavra é lâmpada
que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho. 
 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 
 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra". 
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. 
João 18,33-38: O que é a verdade?

Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?» Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos-sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.» Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.» Pilatos replicou-lhe: «Que é a verdade?» Dito isto, foi ter de novo com os judeus e disse-lhes: «Não vejo nele nenhum crime. (João 18, 33-38)
Quando, no raiar da aurora, Jesus é conduzido perante Pilatos por uma parte dos seus acusadores, o representante do Império Romano não parece disponível para o receber. De acordo com o Evangelho de João, Pilatos procura, num primeiro momento, reencaminhar Jesus para o Sumo-sacerdote e ao seu conselho. «Tomai-o vós e julgai-o segundo a vossa Lei», disse Pilatos aos que conduziram Jesus até si. Para o governador, o caso de Jesus trata somente de aspectos religiosos e foge aos seus domínios. A resposta, no entanto, é imediata: «Não nos é permitido dar a morte a ninguém». Abruptamente, Jesus encontra-se condenado de forma implacável, o seu destino colocado nas mãos de Pilatos. O que se segue, com Jesus perante o seu juiz, é um diálogo único nos Evangelhos.
Pilatos inicia o seu interrogatório com uma pergunta directa: «Tu és o rei dos judeus?» Jesus responde com uma outra questão: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» Aparentemente evasivo, a resposta de Jesus é, de facto, extremamente exploratória, como se desejasse saber de que forma irá Pilatos implicar-se neste diálogo. Colocará as suas próprias questões ou vai repetir as de outros?
Pilatos responde objectivamente, mas com uma certa distância: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos-sacerdotes é que te entregaram a mim!» E prossegue: «Que fizeste?» Aqui, a resposta de Jesus pode parecer evasiva ou, até, confusa: «O meu reino não é deste mundo.» As palavras de Jesus introduzem uma outra forma de ver. Se Pilatos é o representante de César e do seu império, Jesus é, também, ainda se sozinho perante o juiz, representação de um Reino, que em muito difere do de Pilatos. Jesus aponta algo tão evidente que pode não ser notado: ninguém se debate para evitar que Jesus seja entregue, nem os discípulos nem o próprio Jesus. A força bruta, a coacção, a violência são totalmente estrangeiros a Jesus e ao seu Reino. Não permitem a presença de Deus nem a sua acção no mundo. Para o dizer de forma positiva, o poder do Reino proclamado por Jesus é o amor desarmado. Nestes termos, ele é verdadeiramente o Rei.
Neste momento, uma nova palavra – verdade – surge no diálogo. Jesus diz: «Para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.» Pilatos replicou-lhe: «O que é a verdade?», Pilatos sai para se dirigir à multidão que se reunira. O que se passa na mente de Pilatos? A sua saída brusca após uma tal questão parece expressar principalmente irritação. Porém, diz à multidão que nada encontrou contra Jesus. Será capaz de retomar o diálogo? Os eventos, no entanto, rapidamente se precipitam e se tornam mais graves. Quando Pilatos reentra, manifestamente alterado pela sua experiência junto da multidão, ordena que Jesus seja flagelado. Os soldados troçam de Jesus ao colocar na sua uma coroa de espinhos. Um passo foi dado. Uma porta foi aberta e a inexorável lógica da tortura e escárnio entrou.
- Que tipo de homem é Pilatos? Como se pode descrever a forma como aborda Jesus?
- O que aprendemos com este relato sobre Jesus? O que diz este texto sobre a verdade e sobre o modo como nos relacionamos com ela?


Outras meditações bíblicas:

Última actualização: 1 de Março de 2014