Ser bom no trabalho pode incomodar chefe, colegas...
Entenda quais as situações em que ser um profissional eficiente pode atrapalhar
Ao perceber que um colega é melhor, os outros começam a deixá-lo de lado. Isso acontece com movimentos simples, como não convidar para um almoço, e com alguns mais complicados, como não passar informações importantes para o andamento das atividades do grupo.
São Paulo - Ser um bom profissional, isto é, ágil, eficiente, que sabe entender quais as necessidades da empresa e que entrega bons resultados, não significa sucesso garantido.
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Em algumas circunstâncias, ser bom pode significar uma barreira para o crescimento. "Na maioria delas, a insegurança é o problema", diz o consultor Mauricio Goldstein, de São Paulo, autor do livro Jogos Políticos nas Empresas (Ed. Campus/Elsevier, 212 páginas). Conheça alguns fatores ligados à insegurança que agem contra o sucesso profissional.
Ninguém ocupará essa cadeira
O chefe, ao perceber que dentro de sua equipe existe um profissional muito eficiente e com fortes chances de ocupar o lugar dele, deixa o subordinado na geladeira.
Sem o apoio e o reconhecimento do chefe, a confiança do profissional fica prejudicada. "Somos treinados para sermos o melhor", afirma Marcus Soares, professor de gestão de pessoas do Insper, de São Paulo. O profissional pode escolher mudar de área ou de empresa. Já o líder corre o risco de ficar estagnado. "Sem um bom sucessor, não há como crescer", diz Marcus.
Isolamento
A concorrência no mundo corporativo é normal e legítima. Sem ela, permaneceríamos no mesmo lugar. Por isso os profissionais lutam para que os chefes vejam o seu brilho.
Ao perceber que um colega é melhor, os outros começam a deixá-lo de lado. Isso acontece com movimentos simples, como não convidar para um almoço, e com alguns mais complicados, como não passar informações importantes para o andamento das atividades do grupo.
Os 7 segredos de um bom profissional
A dica de hoje foi dada por Marcos Rezende no blog Insistimento.
Os 7 segredos de um bom profissional:
- Não tente ser melhor que os outros
Seja o melhor que você pode ser. - Tenha cuidado na hora de estabelecer metas
Estabelecer metas pensando em ser melhor do que seus colegas de trabalho pode ser uma pegadinha. Por que não treinar o espanhol ou alemão se você não tem facilidade para o inglês? - Invista no autoconhecimentoA parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo, ter conhecimento dos seus talentos e dos seus valores. Caso contrário, o profissional poderá cair em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos. Outros riscos da falta de conhecimento próprio são a perda de foco e a visão limitada das possibilidades.
- Explore novas oportunidadesProcure explorar novas tendências e oportunidades que estejam alinhadas com seus objetivos, pois o seu caminho pode estar fora do organograma da sua empresa.
- Determine objetivos que dependam somente de vocêÉ imprescindível ter metas definidas com prazos para serem alcançadas. Tome cuidado ao definir metas que possam depender de terceiros. Responda a pergunta: “Como posso estar mais realizado profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos?”
- Foque na ação para alcançar a realizaçãoOs objetivos definidos serão possivelmente alcançados quando você traçar um plano de ação consistente. Crie “mini metas” para serem alcançadas e especifique quais serão os indicadores de sucesso. Para isso, responda a pergunta: Como saberei que estou alcançando meus objetivos na carreira?
- Trabalhe o seu espírito de equipeSe você é uma pessoa que costuma trazer toda a responsabilidade pra si ou simplesmente não assumir nenhuma, você está na área de risco. Uma das coisas mais importantes hoje é manter o espírito de equipe, saber que você faz parte de um todo e está trabalhando para que a empresa atinja suas metas.
- Monitore, comemore e mude se for precisoReavalie o seu plano de carreira constantemente, verificando se os indicadores estão sendo alcançados e, em caso positivo, comemore. Esteja aberto aos resultados e, se for preciso, ajuste as ações para que elas lhe tragam mais resultados positivos.
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Acredito que com cumprindo estes sete segredos, rapidamente você alcançará o sucesso. Para ler mais sobre o assunto, recomendo o post: 20 dicas de comportamento para alcançar o sucesso.
Você possui uma alguma dica de empreendedorismo que vale a pena ser compartilhada? Envie-a para: saiadolugar@empreendemia.com.br10 mandamentosdeumbomprofissional
- 1. OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE 1 6 2 7 3 8 4 9 5 10Por: QualidadeFlytour Corp.
- 2. 1 Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia.No máximo comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. Pensar positivo é qualidade!Por: QualidadeFlytour Corp.
- 3. 2 Ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um colega da sua área. Ser educado é qualidade!Por: QualidadeFlytour Corp.
- 4. 3 Seja metódico ao abrir seu armário, ao ligarseu computador, ao passar informações, etc. Comece relembrando as notícias de ontem. Ser organizado é qualidade! Por: Qualidade Flytour Corp.
- 5. 4 Não se deixe envolver pela primeirainformação de erro recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes.Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. Ser prevenido é qualidade!Por: QualidadeFlytour Corp.
- 6. 5Quando for abordado por alguém, saiba que, quem veio lhe procurar deve estar precisando de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. Ser atencioso é qualidade!Por: QualidadeFlytour Corp.
- 7. 6 Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Respeite suas necessidades. Aquela tarefa urgente pode esperar. Se você adoecer, tarefasterão que aguardar sua volta, exceto aquelas que acabarão por sobrecarregar seu colega. Respeitar a saúde é qualidade! Por: Qualidade Flytour Corp.
- 8. 7Dentro do possível, tente se agendar para os próximos 10 dias, para qualquer evento.Não fique trocando datas a todo o momento.Lembre-se de que você afetará o horário de vários colegas. Cumprir o combinado é qualidade!Por: QualidadeFlytour Corp.
- 9. 8Ao comparecer a esses eventos, leve o que for preciso e, principalmente suas idéias.Divulgue-as sem receio! O máximo que poderá ocorrer é alguém do grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde, você tenha a chance demostrar que estava com a razão. Saiba esperar. Ter paciência é qualidade! Por: Qualidade Flytour Corp.
- 10. 9Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve.Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir. Falar a verdade é qualidade!Por: QualidadeFlytour Corp.
- 11. 10Na saída do trabalho, esqueça-o! Pense comovai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe darão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio. Amar a família e os amigos é a maior QUALIDADE! Por: Qualidade Flytour Corp.
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