quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

EM PLENO INVERNO

EM PLENO INVERNO EU ANGICO E SUAS LENDAS VEJO VERÃO EM MEU AMADO ANGICO, AQUI DO MEU QUARTO A DIGITAR EU OUÇO O CANTO DOS PÁSSAROS E O PIAR DAS  ANDORINHAS  E VEM LA DO FUNDO AS LEMBRANÇAS DE QUANDO EM CRIANÇA EU   SENTAVA NO CHÃO OU EM UM BANQUINHO NESTE HORÁRIO A TOMAR CAFE COM MEU SAUDOSO AVO QUE MIM CONTAVA OS CAUSOS DA SUA VIDA A FORA  EU ALI FUI MONTANDO MINHA PERSONALIDADE ERA UM HOME QUE MESMO COM POUCO LEITURA ERA RICO DE CONHECIMENTO , MINHA TARDE ERA COMO SE FOSSE UM VALE DE MUITA COISA A SER APRENDIDA POR QUE RIQUES MAIOR NÃO HA QUE A MENTE DOS MAIS VELHOS CAPAZES DE MUITA COISA BOA A NOS DAR EM FORMA DE SABER MEU AVO ERA UMA PESSOA ASSIM LINDA POR DENTRO E POR FORA  , TENHO MUITO A RELATAR SOBRE A VIDA QUE FUI APRENDENDO COM OS QUE HOJE MORAM COM DEUS SEI QUE NÃO POSSO VELOS MAS U DEVO MUITO A ELES . AQUI EM MEU ANGICO EU CONTO COM MUITA COISA BOA POE QUE TENHO GUARDADO RELATOS RIQUISSIMOS DE GENTE ASSIM CULTURA PURA   SOMOS POVO SIMPLES MAIS POVO DA ROÇA  FELIZ  , POR ISSO EU FALO Eu não sou legal, não mesmo. Acho que sempre tenho razão e quando minhas previsões dão certo, olho com a cara mais abominável do mundo, dou um sorriso irônico e falo o clássico eu-te-avisei. É que, em geral, eu tenho razão. Essa é a primeira –e mais importante – coisa que você precisa aprender a meu respeito. (…) Não sei receber elogios, fico sem saber o que fazer, me atrapalho e acabo trocando de assunto – quando não troco as pernas e tropeço em algum canto de mim. Sorrio para disfarçar desconfortos. Se eu não gosto de você é bem provável que você tenha medo do meu olhar. E eu posso simplesmente não gostar de você de graça. Se eu gostar de você aviso de antemão que você é uma pessoa de sorte. Eu me entrego. Quem vive comigo sabe. Quem convive comigo sente. Eu amo poucos. Mas esses poucos, pode apostar, amo muito.
 A vida é curta demais pra quem sente demais. O importante é sentir, se entregar, se dar e se doar. Sem esperar nada. Fazer por fazer. Fazer porque é de coração, porque o fazer em si te faz um bem danado. Joga duro, vive com força, não perde a graça. Todos têm força. Alguns até pensam que são frágeis, mas não são. Quando a coisa desanda dá vontade de jogar tudo pro alto. Calma. Take it easy! As coisas se acomodam, se resolvem. Cabeça fria. E pressa, pressa de vida. Pressa de amor. Pressa de sentir emoções novas. E pressa de renovar emoções. Resgatar o nosso "eu", já que (de vez em quando) ele se perde. Mas sempre nos encontramos. Nos achamos. Nos descobrimos.
 Porque quando você ama sente necessidade da outra pessoa. Não por dependência, carência e outras ências. Mas porque é bom estar ali, com o corpo junto, coração do lado, ouvindo a respiração. Você se sente em casa.
 Se eu gosto, gosto como você é, mesmo que você seja chato de vez em quando. Se eu quero, quero mesmo, mesmo que todos digam para não querer. Ainda acho, perdoe o romance barato, que existem amores que duram toda a vida. São raros, mas existem.
 Minha vida mudou muito nos últimos anos. Eu mudei muito nos últimos anos. Mudei sem oferecer a menor resistência. Mudei sem me surpreender com as mudanças. Elas simplesmente apareceram, aconteceram, me invadiram e se instalaram. Então, eu finalmente me senti em casa dentro de mim mesma. E hoje, mais do que nunca, sinto que não devo nada para ninguém. A gente demora demais para se livrar de pesos e culpas. Mas um dia, finalmente, a gente acorda. E descobre que tem uma vida inteirinha pela frente
 Eu quero crescer. Juro, quero mesmo. Quero aprender línguas que não sei. Quero conhecer novas culturas, povos, lugares. Quero me desapegar do velho. Quero não me fechar para as mudanças e para o novo. Quero dar amor, afinal, é ele a grande essência da vida. Quero não acumular rancores nem alimentar mágoas. Quero aprender a me pedir desculpa. Quero abandonar algumas saudades. Quero aprender a conviver com o que não posso modificar. Quero me mover mais e mais e mudar o que está ao meu alcance. Quero pouco e quero muito. Quero nada e quero tudo. Quero esquecer o que precisa ser esquecido. Quero nunca deixar de sorrir. Quero aprender a descascar laranja. Quero perder o medo de trovão. Quero ir. E vir. Mas nunca, nunca mesmo, deixar de sentir.
 Entenda: não existe amor que não doa. O amor, pra ser amor, precisa ser verdadeiro. E as coisas verdadeiras às vezes machucam.
 Cada vez que abraçava você o mundo parava de rodar por um segundo. E eu achava que aquilo era amor, achava que aquilo era o certo, achava que a gente era certo um na vida do outro. Mas não foi. Não fui. Não fomos. Não somos.
 Prefiro esbanjar emoções. Mesmo que doa. Mesmo que, um dia, eu possa me arrepender. Meus arrependimentos duram pouco, alguma coisa me cutuca e diz olha, que bom que você fez. Que bom que você teve coragem. Que bom que você sente. Que bom que você tenta. Tentar é se arriscar. E tudo na vida tem metade de chance de dar certo. E a outra metade? De dar errado. Mas não é poupando que você saberá.
É, a vida vai nos endurecendo. A gente nasce livre, puro, ingênuo, acreditando. Tomamos uma, duas, três, vamos colocando um capuz, um escudo, uma armadura. E salve-se quem puder. E consegue chegar quem deixarmos. O fato é que estou com medo. Medo da gente. Pânico da capacidade que as pessoas têm de andar lado a lado com a maldade. Medo de viver num mundo imundo como o nosso. Pobre de valores. Pobre de espírito. Podre de coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário