terça-feira, 14 de abril de 2015

NOVENA

A HISTORIA DAS NOVENAS EM MEU ANGICO E SUAS LENDAS UM POUCO DAS NOITES QUE MIM FAZIAM SORRIR QUANDO EU TINHA UMA INFÂNCIA TURBULENTA E POBRE MAS FELIZ .

História da Novena das Rosas


“Padre, trago-lhe este pequeno presente da Teresinha; ela lhe manda lembranças”.
- “Mas donde vem esta rosa?”

Um padre e uma jovem santa
O Reverendíssimo Padre Antônio Putingan, SJ, no dia 3 de dezembro de 1925, começou uma novena em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus pedindo à milagrosa santa uma graça importante. Pediu o padre à Santa Teresinha que lhe desse um sinal de que a novena era ouvida, e este sinal seria receber uma rosa fresca e desabrochada de alguém.
Já idoso e doente, o Pe. Putingan escreveu, em fevereiro de 1926, de um quarto de hospital em Viena o que segue:
“No dia 3 de dezembro do ano passado comecei uma novena em honra à Santa Teresinha pedindo que me mimoseasse com uma rosinha, isto é, que alcançasse uma graça qualquer que ela julgasse útil e salutar para mim. Escolhi como oração para os nove dias, 24 “Glória ao Pai” em ação de graça por todos os benefícios que a Santíssima Trindade concedera à Santinha durante os 24 anos de sua vida.
Estava muito ansioso por saber se alcançaria realmente alguma graça. Por isso, pedi à Santa que me mandasse um sinal qualquer. Tomaria por sinal se ela, por exemplo, sugerisse a alguém a ideia de me oferecer uma bela rosa.
O primeiro sinal
Esperei com grande curiosidade. E de fato, no terceiro dia da novena, apresenta-se uma senhorita, trazendo-me uma bonita rosa vermelha de haste comprida. Perguntei-lhe logo: “Como teve a idéia de trazer-me esta rosa?”
A jovem respondeu: “transcorrendo ontem, meu aniversário, trouxeram-me algumas rosas; pensei então que Vossa Reverendíssima talvez gostasse de ter uma nessa estação do ano”.
Pode ter sido acaso, mas jamais alguém se lembrara de me oferecer uma rosa, mormente no inverno, com neve copiosa e dez graus abaixo de zero.
No dia 24 de dezembro, comecei outra novena e pedi duas graças. Para a primeira não pedi sinal, porque devia eu mesmo sentir o efeito, mas solicitei-o para a segunda. Como sinal sugeri, desta vez, uma rosa branca. Ninguém sabia disto.
Um segundo sinal
Eis que no quarto dia a irmã Vitalis entra no meu quarto com uma rosa branca na mão, dizendo: “Padre, trago-lhe este pequeno presente da Teresinha; ela lhe manda lembranças”. Todo alvoroçado pergunto: “Mas donde vem esta rosa?”
A irmã explica: “estava na capela, onde se acha uma estátua de Santa Teresinha. Não tenho o costume de ir ao altarzinho dela, mas hoje fui e vi que uma rosa caíra do altar. Lembrei-me então de Vossa Reverendíssima e vim trazer-lhe a rosa”.
Nasce a Novena das Rosas

Novena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicionereferências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Novena é um encontro para orações, realizado durante o período de nove dias.
Teve sua origem na Tradição Católica, mas pode ser encontrado em outras tradições ou crenças. É normalmente realizada como manifestação de devoção à Deus Todo-Poderoso (PaiFilho e Espírito Santo), ou aVirgem Mariaanjos e santos.
Essa tradição começou entre a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu e a descida do Espírito Santo, quando passaram-se nove dias (cf. Atos 1,3; 2,1). A Comunidade Cristã teria ficado reunida em torno de Maria, de algumas mulheres e dos Apóstolos por este periodo. Foi a primeira novena cristã. Essa reunião original é repetida todos os anos pelas comunidades cristãs (especialmente as da Igreja Católica), orando-se pela unidade dos cristãos. Esse se torna também o padrão das novenas rogadas com outros objetivos.
O número 9 possui ainda um significado especial no culto Católico, por ser igual ao quadrado de 3, número esse considerado perfeito por estar relacionado à Santíssima Trindade. Por isso, ao longo dos nove dias da novena, louva-se três vezes cada Pessoa Divina e Eterna.
Durante a novena, dedica-se uma hora do dia às orações, por nove dias seguidos. As velas são o símbolo da , porém podem ser dispensadas, a depender de onde se pratica a novena. As relações de trabalho e interpessoais não precisam ser evitadas, uma vez que a rotina do cristão não deve ser alterada, exceto em relação às oraçoes e devoções.
Ícone de esboçoEste artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Pe. Putingan, alcançadas as graças pedidas na novena, resolveu propagá-la em honra de Santa Teresinha, organizando em cada mês esta novena. Assim, no dia 9 a 17 de cada mês, todas as pessoas que desejarem fazer a novena unem as suas intenções às das pessoas que, na mesma época, fazem a novena, formando desta maneira, uma bela comunhão de orações.
A novena pode ser feita, individualmente, em família, ou em comunidade, incluindo nas suas petições as intenções de todas as pessoas que fazem a novena ao mesmo tempo.
 
Reze conosco a Novena das Rosas de Santa Teresinha e receba você também uma chuva de rosas e de bênçãos!
- See more at: http://maradentro.com.br/a-historia-da-novena-das-rosas.html#sthash.qCXAwGVK.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário