quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CHANCELAR

Chancela é um selo, um timbre ou carimbo, com o objetivo de validar um documento contendo informações importantes.
A chancela pode reproduzir a assinatura de uma autoridade para comprovar a veracidade dos dados de  um documento.
Chancela é a utilização de um sinal que representa uma assinatura oficial, um selo de autenticação, podendo esse selo conter um carimbo ou uma marca d’água.
A chancelaria é a repartição onde se põe as chancelas nos documentos. É o local onde se tratam negócios diplomáticos.
A chancela é realizada quanto algum tipo de documento vai para órgãos superiores, quando serão analisados por pessoas da área jurídica, por exemplo, é a chancela que vai comprovar que aquele documento é verdadeiro.
Atualmente, já existem as chancelas eletrônicas, que evitam a falsificação de documentos e assinaturas.A chancela consiste no lançamento de um selo de autenticidade, carimbo ou marca dágua especial, que confere o mais alto grau de validação, segurança e personalização dos documentos, tornando-os válidos perante aos órgãos que os analisarão posteriormente.

Chancelas e Legalização de Documentos Internacionais de Exportação[editar | editar código-fonte]

Alguns destinos possuem determinadas exigências documentais, as quais devem ser discutidas com o importador na fase negocial da operação. Dentre as principais exigências estão chancelas consulares, de câmaras de comércio e de embaixadas, e legalização de documentos no Ministério das Relações Exteriores, em consulados e embaixadas. O serviço de chancela e legalização é passível de tarifas, geralmente expressas em dólares por folha a ser legalizada.
A chancela consiste no lançamento de um selo de autenticidade, carimbo ou marca d´água especial, que confere o mais alto grau de validação, segurança e personalização dos documentos, tornando-os válidos perante aos órgãos que os analisarão posteriormente, no contexto internacional.
A legalização de documentos, assim como a chancela, visa autenticar legalmente o documento, tornando-o apto a ser apreciado posteriormente por órgão competente. A Legalização consular é o reconhecimento por parte de um funcionário consular brasileiro no exterior, ou por um funcionário consular estrangeiro no Brasil, de assinatura em documentos no âmbito internacional. A Legalização feita no Ministério das Relações Exteriores, por sua vez, é o reconhecimento, pelo Ministério das Relações Exteriores, de assinatura em documento emitido no Brasil.
Os países árabes, por exemplo, costumam exigir que documentos de embarque sejam chancelados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira; o Egito, além da chancela da Câmara Árabe, exige que os documentos sejam enviados à Embaixada da República Árabe do Egito para a devida legalização, em especial do certificado de origem e da commercial invoice.
Convém que o analista conheça cada destino e suas necessidades quanto a chancelas e legalização de documentos. Via de regra, não é necessária chancela ou legalização para exportações oriundas no Brasil, com as devidas exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário