O exame de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue PSA, que devem ser avaliados em conjunto, anualmente, a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há histórico familiar de câncer de próstata.
Se o médico encontrar alguma alteração ao realizar estes exames, poderá indicar uma ultrassonografia da região e depois, se achar conveniente, realizar uma biópsia da próstata, retirando um pedacinho e enviando para análise laboratorial.
Se for confirmada alguma alteração na próstata, o médico poderá esclarecer ao indivíduo em relação as opções de tratamento para o câncer de próstata que incluem a retirada da próstata através de uma cirurgia chamada prostatectomia, radioterapia e/ou quimioterapia, dependendo da gravidade da doença. É importante ainda informar que estes tratamentos podem ter como efeito colateral a impotência sexual e a incontinência urinária, mas não realizar o tratamento é potencialmente fatal.O exame de próstata sem toque retal consiste na realização de um exame de sangue chamado PSA, que poderá ser acompanhado de umaultrassonografia pélvica.
Para o exame de PSA basta a retirada de uma pequena quantidade de sangue para análise laboratorial e para a ultrassonografia pélvica é necessário a toma de cerca de 10 copos de água para que a bexiga fique cheia o suficiente para permitir a visualização da próstata. Este exame dura cerca de 10 minutos e pode identificar anormalidades na próstata, garantindo um diagnóstico rápido e preciso.
No entanto, para o diagnóstico do câncer de próstata o médico urologista ou o proctologista poderá indicar o toque retal, pois este exame permite também a biópsia da próstata que consegue detectar com mais facilidade este tipo de câncer.
O exame de próstata é indicado para todos os homens com idade a partir de 40 ou 45 anos, a depender de história familiar positiva.O exame de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue PSA, que devem ser avaliados em conjunto, anualmente, a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há histórico familiar de câncer de próstata.
Se o médico encontrar alguma alteração ao realizar estes exames, poderá indicar uma ultrassonografia da região e depois, se achar conveniente, realizar uma biópsia da próstata, retirando um pedacinho e enviando para análise laboratorial.
Se for confirmada alguma alteração na próstata, o médico poderá esclarecer ao indivíduo em relação as opções de tratamento para o câncer de próstata que incluem a retirada da próstata através de uma cirurgia chamada prostatectomia, radioterapia e/ou quimioterapia, dependendo da gravidade da doença. É importante ainda informar que estes tratamentos podem ter como efeito colateral a impotência sexual e a incontinência urinária, mas não realizar o tratamento é potencialmente fatal.A idade para a realização do exame de próstata está entre os 50 e 76 anos para todos os homenssendo que para os negros é indicado iniciar estes exames a partir dos 45 anos de idade pois eles possuem um maior risco de desenvolver o câncer de próstata.
É importante a realização anual destes exames pois o risco do homem desenvolver o câncer de próstata aumenta com a idade e o diagnóstico precoce assim como o devido tratamento aumentam as chances de cura da doença.
Os exames de próstata geralmente incluem: dosagem do PSA sanguíneo, ultrassonografia pélvica, toque retal e biópsia da próstata, que devem ser realizados mesmo na ausência de sintomas sugestivos de câncer de próstata como incontinência urinária e urina com sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário