Os feromônios são substâncias químicas secretadas por espécies animais com o objetivo principal de promover a atração sexual de indivíduos da mesma espécie. Esta atração é importante para possibilitar a reprodução. Estas substâncias são capazes de provocar uma reação comportamental ou fisiológica no indivíduo que a sentiu.
Além dos feromônios sexuais, existem também aqueles que são secretados com o objetivo de agregar ou de gerar um sinal de alarme.
Ação
O odor (cheiro) dos feromônios é levado pelo ar e, muitas vezes, é capaz de atingir um indivíduo a quilômetros de distância. Algumas espécies de mariposas, por exemplo, são capazes de sentir o odor dos feromônios de sua espécie a, aproximadamente, 20 km de distância.
Curiosidades:
- No meio rural, os feromônios estão sendo utilizados como uma forma de controle de pragas agrícolas.
- Pesquisas recentes demonstram a existência de feromônios humanos.
O que é Feromônio? Ele realmente funciona?
Existem diversas maneiras de atrair o sexo oposto, tais como vestir roupas atraentes, se maquiar ou usar um perfume com um aroma agradável. No entanto, o nosso odor natural, chamado feromônio, é uma das mais poderosas formas de se atrair alguém. Animais e insetos têm usado feromônios há milênios para atrair parceiros e conseguir alimentos. Veja abaixo como você consegue usar o poder do feromônio para melhorar sua própria vida!
O Que é Feromônio?
Feromônio é uma substância química extraída dos humanos, insetos ou animais que afetam o comportamento dos outros. Existem muitas formas de como os feromônios podem ser excretados: feromônios que alertam o perigo, feromônios que avisam onde está a comida e, obviamente, feromônios que ajudam animais e insetos a encontrar um parceiro. A ciência tem debatido há muito tempo a existência de feromônio nos seres humanos. Muitos cientistas e pesquisadores acreditam que todos os humanos têm potencial de se comunicar uns com os outros através da produção de feromônios.
O Feromônio Realmente Funciona?
Os animais têm utilizado feromônio com sucesso por muitos anos. Eles são capazes de atrair parceiros através do uso de feromônios excretados, assim como avisar membros da mesma espécie onde achar comida e onde existe perigo por perto. Humanos são mamíferos e muito similares a outros animais em diversas formas, e por isso seria lógico que os humanos pudessem excretar feromônios também. Provavelmente o feromônio mais poderoso dos humanos é o feromônio sexual. Eles atraem membros do sexo oposto, os fazendo relaxarem, se sentirem felizes e estimulados quando estão por perto de feromônios. Os feromônios reais de seres humanos não são facilmente obtidos, no entanto, muitas empresas conseguiram produzir com sucesso feromônios sintéticos para uso tanto por mulheres quanto por homens. Uma grande variedade de estudos mostram que os feromônios sintéticos humanos são extremamente bem sucedidos em atrair membros do sexo oposto! O feromônio normalmente não tem cheiro perceptível e pode ser combinado com o seu perfume ou colônia favorita. O sistema olfativo capta o feromônio pelo nariz e transmite os sinais químicos produzidos por ele para o cérebro.
Com feromônios sexuais, os sentimentos de atração, relaxamento e excitação são transmitidos para o cérebro do sexo oposto, fazendo com que eles instantaneamente sintam-se atraídos por você. Muitas pessoas usam feromônios ao namorar e sair para conhecer pessoas, se eles vão a um bar, a uma boate ou livraria. Ao invés de se preocupar em como fazer para sentir-se notado, pessoas que usam feromônios sentem que as outras estão indo para elas!
O Que Acontece Quando Se Para de Usar Feromônio?
Muitas pessoas ficam preocupadas por acharem que depois de conhecer alguém e construir uma relação com esta pessoa pelo uso de feromônios, o relacionamento e a atração vão acabar após a interrupção do uso do feromônio. Enquanto feromônios fazem um grande trabalho ajudando pessoas a atrair o sexo oposto, eles não fazem nada para desenvolver e nutrir um bom relacionamento. Uma vez que você tenha atraído uma pessoa por ter usado feromônios e construiu um relacionamento com ela, a relação não será afetada se você parar de usar feromônios. Há tantas outras coisas que constituem um relacionamento duradouro, em vez de apenas cheiro! Contudo, ao procurar encontrar pessoas do sexo oposto, feromônios vão definitivamente ajudá-lo a ser notado – de uma boa forma. Essa é a opinião de uma corrente de especialistas.
Se você tem interesse em aprender mais sobre o mundo da sedução e sexo visite o Portal Conversa de Homem . São dezenas de artigos realmente interessantes que ajudam os homens a ter mais sucesso com as mulheres.Os feromônios, ferormônios ou as feromonas (do grego φέρω phero "transmitir" e hormona, do grego ὁρμή "excitar") são substâncias químicas que, disseminadas entre seres de uma mesma espécie, promovem reações específicas em seus indivíduos.1 Os feromônios secretados ou excretados são capazes de suscitar respostas de tipofisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço ocupado pelo emissor. Existem vários tipos de feromônio, como os feromônios sexuais, de agregação, de alarme, entre outros.2
A palavra pheromone foi criada pelos cientistas Peter Karlson e Adolf Butenandt por volta de 1959 a partir do grego antigo ϕέρω (pherein) "transportar" e ὁρμῶν (hormon), particípio presente de ὁρμάω (órmao) "excitar". Portanto, o termo já indica que se trata de substâncias que provocam excitação ou estímulo.2
Na produção animal os feromônios se tornam importantes pois podem auxiliar no manejo reprodutivo de determinados rebanhos. Como por exemplo no rebanho ovino, onde se pode, através da exposição de machos a fêmeas previamente separadas, sincronizar o cio dessas matrizes para que todas entrem em reprodução no mesmo momento. Isso só é possível porque feromônios masculinos detectados pelo olfato das fêmeas provocam alterações fisiológicas no ciclo reprodutivo das mesmas.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Definition of pheromone (em inglês) MedicineNet Inc. (19 de março de 2012).
- ↑ a b Mayara Lopes Cardoso. Feromônios (em português) InfoEscola. Visitado em 10 de agosto de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário