sábado, 29 de agosto de 2015

IDOLATRIA

idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta. A idolatria é considerada um dos maiores pecados nas religiões abraâmicas, de outro modo, em religiões onde esta atividade não é considerada como pecado. Quais imagens, ideias e objetos, constituem idolatria, e quais constituem uma adoração válida é um assunto de discussões por autoridades e grupos religiosos. É notável o conflito sobre o uso do termo no cristianismo, entre dois dos seus principais ramos, o catolicismo e o protestantismo.
Um termo originalmente de cunho religioso, a idolatria foi duramente condenada por certas religiões cujos ritos não incluíam imagens de ídolos. A Bíblia, a Torah e o Alcorãosão particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Por conta desta condenação, o termo "idolatria" é atualmente adotado como forma pejorativa de referência a práticas religiosas não abraâmicas. Desobedecendo as leis de Deus segundo os seus mandamentos.
Os teólogos têm alargado o conceito, para incluir aspectos não-religiosos da vida em geral, sem envolvimento de imagens especificamente. Por exemplo, o Catecismo da Igreja Católica afirma: "Idolatria não se refere apenas aos falsos cultos do paganismo. Idolatria também é quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, raça, prazer, antepassados, do Estado, dinheiro, etc.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Como também a busca por favores de pessoas que já faleceram.

História[editar | editar código-fonte]

Os povos da Antiguidade possuiam objetos representativos de suas divindades, como um ponto focal de adoração. Em geral, o deus maior nessas crenças idolátricas era o sol. Para os babilônicos e assírios, o deus sol era chamado Shamash, vindo a frente de 66 outros deuses, entre os tais, Tamuz (que, segundo sua mãe, Semíramis, seria o Messias, o Filho da promessa). Tamuz se identifica com divindades de diversos outros mitos que teriam ressuscitado após serem assassinados e descerem a profundezas espirituais. Semíramis era mulher de Nimrod, bisneto de Noé e fundador e rei da Babilônia. Ela se dizia a Rainha do Céu (ou Astarote), deusa a quem muitas mulheres judias acendiam incenso nas ruas de Jerusalém, como denunciava o profeta Jeremias. Astarte, ou Asterote - há muitas grafias, pois o nome original nunca foi escrito em nosso alfabeto, no qual a sonoridade do nome pode ter mais de uma representação - tinha a personificação humana em suas sacerdotisas, que assim eram honradas pelo rei e pelo povo, e a personificação celeste no planeta Vênus, que é a estrela mais bela do céu.
Par os egípcios, o deus sol se chamava , mas eles tinham outros deuses famosos, como OsírisAdônis (equivalente a Tamuz), ÍsisMaatÁpis, etc., e um vasto panteão. Os Fenícios, ou filisteus da Bíblia, que viviam em Canaã, atual Palestina, adoravam a BaalMardukMoloqueDagomAstarte) e muitos outros, sendo que alguns deles, como Moloque, exigiam sacrifícios de crianças. Alguns autores, como Thomas Wright, relatam que esta prática teria sido largamente retomada na Europa durante um longo período no decorrer da Idade Média. Essa afirmação é corroborada por muitos documentos e foi incorporada no consenso popular. Wright exemplifica sua afirmação com um documento oficial da cidade de Bamberg, na Alemanha, do ano de 1659 que relata, entre outras atividades burocráticas, o sacrifício de 29 crianças imoladas pelo fogo à divindade oficial daquela localidade.
A idolatria não era exclusividade dos povos orientais, visto que os ingleses no ano 1000 ainda sacrificavam o Rei Ano no Solstício do verão para que a colheita fosse farta e os camponeses não passassem fome no último mês do inverno. Os gregos adoravam a deuses concebidos segundo o caráter humano, tendo um para cada situação, como ZeusPoseidonHera e muitos outros. O mesmo acontecia com os etruscos, que deram a Roma sua arquitetura e drenaram o pântano onde estabeleceram a cidade. Eles praticavam augúrios, fazendo seus vaticínios no monte sagrado chamado Vaticano através das vísceras de animais e outras ciências ocultas. Profecias e vaticínios não são consideradas idolatria, mas o sacrifício de seres vivos, para qualquer propósito exceto o alimentar e a remoção de enfermidades, é moralmente questionável. Os Latinos, que se entendiam donos de Roma, porque antes da chegada dos etruscos e sabinos eles pastoreavam seus rebanhos nas sete colinas, endeusavam os antepassados mortos e daí vinha a força do soldado romano, que lutava com bravura imbatível, tanto por amor aos antepassados mortos, quanto por medo deles. Contudo, o culto aos ancestrais não implicava no uso de ídolos como os que até hoje se pode ver em templos de outros cultos. E por causa da afluência de povos das inúmeras nações as quais Roma subjugou, o panteão romano chegou a 35.000 deuses, entre eles, Dionísio Baco (Baco é o nome latino do grego Dionisio), o deus do vinho, em honra a quem os jovens romanos faziam, a exemplo dos gregos antes deles, festas que ficaram conhecidas como "bacanais", nas quais o devoto considerava alcançar o êxtase e através da ingestão de álcool, e Marte, o deus da guerra.
Os primitivos "americanos" também adoravam a um panteão de deidades, onde o sol se elevava muito acima de qualquer outro deus. Prova é que sacrificavam milhares de pessoas nos festivais anuais no Templo do Sol. Esta informação se refere ao povo asteca, mas há evidências de que outras civilizações pré-colombianas também o faziam, em especial aquelas dotadas de arte, ciência e organização social mais avançadas e complexas. Isto é curioso, pois tais práticas costumam ser associadas com o primitivismo e os povos americanos que se encontravam no estágio neolítico ou paleolítico não o faziam. Informações incertas dão conta de que, originalmente, essas execuções rituais seriam pouco numerosas. A crise social que se instalou após a invasão dos violentos piratas espanhóis, com seus assassinatos, estupros e pilhagens, levou aqueles povos a um estado de histeria no qual os sacrifícios se multiplicavam de forma assustadora, a maioria em honra às divindades, mas muitos para poupar as mulheres e as crianças da tortura e da morte nas mãos dos bárbaros quando estes se aproximavam.

Cristianismo[editar | editar código-fonte]

Igreja primitiva[editar | editar código-fonte]


O símbolo do peixe, recorrente no início da iconografia cristã. O termo "peixe" em grego ἰχθύς (ichthýs) é oacrônimo de Ἰησοῦς Χριστός Θεοῦ Ὑιός Σωτήρ (Iēsoùs Christòs Theoù Yiòs Sōtèr), Jesus Cristo Filho de Deus Salvador[2] .

Pintura de Maria (mãe de Jesus)amamentando o Menino Jesus. Imagem do Século IICatacumba de Santa PriscilaRoma.
Registros das comunidades cristãs primitivas, especialmente das catacumbas romanas, indicam que estes representavam Jesus com imagens e iconografias, como um Peixe, Cordeiro Pascal e um Bom Pastor, e outros ícones representando santos e anjos.[3] Desde oséculo II os cristãos preservavam relíquias de mártires[4] , oravam pelos mortos e acreditavam na intercessão dos santos,[5] [6] essas práticas eram conhecidas por alguns antigos grupos judeus, e especula-se que o cristianismo pode ter tomado a sua prática similar. Diversos Padres da Igreja atestam esta doutrina.[7] Por exemplo, em 156 em Smyrna (atual Esmirna na Turquia), após a morte de São Policarpo, seus discípulos recuperaram os ossos e acolheram-nos como objetos sagrados.[8] Muitas catacumbas em Roma estão conservadas imagens feitas pelos primeiros cristãos, como as catacumbas de Santa Priscila, pintadas na primeira metade do século II, que possuem imagens de Maria[9] e Jesus. Os cristãos primitivos não consideravam a confecção de imagens como idolatria.
A partir de 726, o imperador bizantino Leão III, o Isáurio, continuado pelo seu sucessor Constantino V, alegou que as imagens de santos nada mais eram do que ídolos, iniciando o iconoclasma na parte oriental da Igreja Católica, pois desejava controlar o poder econômico dos mosteiros, que confeccionavam imagens, proibindo sua fabricação e veneração[10] , para isso Constantino V convocou o Concílio de Hieria, que se auto-intitulou ecuménico, embora não contasse com a participação da parte ocidental da Igreja Católica, que não aceitou esta doutrina, tendo ospapas Gregório II e Gregório III considerado-a uma heresia e uma manipulação doutrinal por partes dos imperadores, tendo combatido-a fortemente. Em 787, a imperatriz bizantina Irene e o Patriarca de Constantinopla Tarásio desejavam restaurar a confecção de ícones e se aproximar da parte ocidental da Igreja, e para resolver a polêmica, Tarásio convoca um concílio ecumênico, o Segundo Concílio de Niceia[11] , que declarou legítima a veneração de ícones, foi utilizado principalmente como prova as passagens bíblicas de Êxodo 25:19Números 7:89Ezequiel 41:18, e Gênesis 31:34. Também foram utilizados diversas observações dos Doutores da Igreja.

Perspectiva católica[editar | editar código-fonte]

«Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.» (Êxodo 20:4)
Os católicos utilizam objetos religiosos, como estátuascruzes e ícones. Eles apontam para os padrões de culto do Antigo Testamento seguido pelo povo hebreu, em que eles tratam com reverência ou veneração certos lugares e objetos, sem adorá-los, isto é, prestar-lhes o culto que está devidamente reservado apenas para Deus. Segundo a exegese católica, Deus ordena a Moisés a confecção de duas imagens de anjos para a Arca da Aliança«Farás também 'dois querubins de ouro; de ouro batido os farás', nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e outro querubim na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.» (Êxodo 25:18-19) Em seguida, Josué se prostra diante da Arca, possivelmente um exemplo de veneração de uma imagem ou objeto («Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças.»(Josué 7:6))
O primeiro mandamento "significa que [os seguidores] devem orar e adorar somente a Deus porque Deus é único."[12] O "Catecismo da Igreja Católica" enumera violações específicas deste mandamento, incluindosuperstiçãopoliteísmo, sacrilégio, ateísmo e todas as práticas de magia e feitiçaria. Além disso, proíbe a astrologia, a leitura de mãos, a interpretação de presságios e de sortes e a consulta de horóscopos oumédiums. O "Catecismo" atribui para estas últimas ações "uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos".[13] [14]
Enquanto os católicos são por vezes acusados ​​de adorar imagens, em violação do primeiro mandamento,[15] a Igreja Católica defende-se dizendo que é um mal-entendido. Segundo a Igreja, "«a honra prestada a uma imagem remonta[16] ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada»[17] . A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve", ou seja, segundo a Igreja Católica, as imagens são para venerar, mas a adoração é devida somente para a Deus.[15] [18] Segundo a doutrina católica, os fiéis sabem "que nas imagens não há nenhuma divindade ou virtude (...) para ser adorada, que os pedidos não podem ser dirigidos as imagens (...) Que a honra que é dada a elas se refere às pessoas (prototypa) que representam, para que através das imagens que nós beijamos, e diante do qual (...) se ajoelhamos, nós adoramos a Cristo, e veneramos os santos". [19]
Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) explica o Catecismo em seu livro intitulado United States Catechism for Adults (em português: Catecismo para adultos dos Estados Unidos), publicado em 2006, que a idolatria nos tempos antigos expressou-se na adoração de coisas tais como o "sol, lua, estrelas, árvores, touros, águias e serpentes", bem como "imperadores e reis". Este catecismo norte-americano explica que hoje a idolatria manifesta-se na adoração de outras coisas e lista algumas como "poder, dinheiro, bens materiais e desportos."[20]

Perspectiva Ortodoxa[editar | editar código-fonte]

Igreja ortodoxa ensina que a encarnação de Jesus torna obrigatório a confecção e veneração de seus ícones, a fim de preservar a verdade da Encarnação, pois não venerá-los implicaria negar que Jesus foi totalmente Deus, e negar que Ele tinha um corpo físico real.
A Igreja Ortodoxa não aceita estátuas (pois as considerada como eidolon), mas apenas pinturas.[21]

Perspectiva "Alta Igreja" protestante[editar | editar código-fonte]

Algumas denominações, bem como segmentos internos de denominações no protestantismo utilizam símbolos visuais em sua liturgia. Anglicanos High Church, Luteranos Hochkirchliche Bewegung, Irmãos Morávios, entre outros, possuem cruzes (mas não crufixos - escultura de Jesus Cristo crucificado), vitrais de cenas bíblicas e santos da cristandade e estátuas monumentais (como a fachada dos mártires na Abadia de Westminister). Em comum, evitam devoções diante voltadas a esses símbolos.

Perspectiva protestante[editar | editar código-fonte]

Há inúmeras linhas doutrinárias protestantes que divergem grandemente umas das outras, porém a maioria das religiões protestantes, baseando-se por exemplo em Êxodo 20:3-6 (outras passagens são encontradas em Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 etc.) acusam cristãos ortodoxos e católicos de idolatria, e mesmo de "paganismo" pelo uso de qualquer tipo de imagem, sendo que a maioria dos grupos protestantes evitam o uso de ícones.

Perspectiva islâmica[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Alcorão, idolatria é um pecado imperdoável, sendo classificado como a confecção de qualquer tipo de imagem relacionada ao divino, bem como arrogância e egoísmo. Historiadores e sociólogos apontam que para "fugir" da proibição de confecção de obras de arte do divino, os árabes desenvolveram sua escrita, enfeitando-a, tornando ela própria uma "obra de arte relacionada ao divino".[22] O Alcorão e a tradição profética (Sunnah), definem quatro categorias principais de idolatria no Islã.
  • Rubūbīyah (senhoria): Esta categoria refere-se à negação da existência de um ser ou seres iguais à Deus ou quase iguais.
  • Al-Asma In-Sifat (os nomes e os atributos de Deus): Esta categoria inclui as práticas de dar atributos ou imagens a Deus e Sua criação, bem como o ato de dar aos seres criados nomes e atributos de Deus.
  • No al-'Ibadah (Culto): Esta categoria refere-se aos atos de culto que são direcionadas para além de Deus.
  • Ash-eximir al-Asghar (Desvio menor): Pessoas que pratiquem caridade ou boa ação com a finalidade de mostrar para as outras pessoas, não sendo uma sincera devoção a Deus, sendo considerado como "um desvio menor".

Referências

  1. Ir para cima Catechism of The Catholic Church, passage 2113, pp.460, Geoffrey Chapman, 1999
  2. Ir para cima Análise dos símbolos religiosos (em português) Compreender - Revista Cristã de Reflexão. Visitado em 18 de Outubro de 2008.
  3. Ir para cima Catholic Encyclopedia, artigo Simbolismo
  4. Ir para cima Hippolyte Delehaye SJ, Les origines du culte des martyrs 2nd ed. (Brussels) 1933:50ff.
  5. Ir para cima Gerald O' Collins and Mario Farrugia, Catholicism: the story of Catholic Christianity (Oxford: Oxford University Press, 2003) p. 36; George Cross, "The Differentiation of the Roman and Greek Catholic Views of the Future Life", in The Biblical World (1912) p. 106; cf. Pastor I, iii. 7, also Ambrose, De Excessu fratris Satyri 80
  6. Ir para cima George Cross, "The Differentiation of the Roman and Greek Catholic Views of the Future Life", in The Biblical World (1912) p. 106
  7. Ir para cima Gerald O'Collins and Edward G. Farrugia, A Concise Dictionary of Theology (Edinburgh: T&T Clark, 2000) p. 27.
  8. Ir para cima Cave, Primitive Christianity: or the Religion of the Ancient Christians in the First Ages of the Gospel. 1840, revised edition by H. Cary. Oxford, London, pp. 84-85).
  9. Ir para cima Reardon, Wendy J. 2004. The Deaths of the Popes. Macfarland & Company, Inc. ISBN 0786415274
  10. Ir para cima História Global Brasil e Geral. Volume único. Gilberto Cotrim. ISBN 978-85-02-05256-7
  11. Ir para cima Gibbon, Edward. The Decline and Fall of the Roman Empire. New York: Random House Inc., 1995. ISBN 0679601481. Pág.: 1693
  12. Ir para cima Kreeft, PeterCatholic Christianity. [S.l.]: Ignatius Press, 2001. ISBN 0-89870-798-6, p. 207
  13. Ir para cima Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadasCat2084
  14. Ir para cima Kreeft, p. 208
  15. ↑ Ir para:a b Kreeft, p. 209
  16. Ir para cima São Basílio Magno, Liber de Spiritu Sancto, 18, 45: SC 17bis. 406 (PG 32, 149).
  17. Ir para cima II Concílio de Niceia, Definitio de sacris imaginibus: DS 601; cf. Concílio de Trento, Sess. 25ª, Decretum de invocatione, veneratione et reliquiis sanctorum, et sacris imaginibus: DS 1821-1825: II Concílio do Vaticano, Const. Sacrosanctum Concilium, 125: AAS 56 (1964) 132: Id., Const. dogm. Lumen Gentium, 67: AAS 57 (1965) 65-66.
  18. Ir para cima números 2129–2132 (1994). Catecismo da Igreja Católica Livraria Editora Vaticana. Visitado em 28 de Agosto de 2011.
  19. Ir para cima Wikisource-logo.svg "Idolatry" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
  20. Ir para cima USCCB, pp. 343–344.
  21. Ir para cima Qual é a diferença entre a Igreja Católica e a Ortodoxa? Mundo Estranho. Visitado em 2010-02-08.
  22. Ir para cima Como a Arte Moldou o Mundo (em inglêsHow Art Made the World). Apresentado pela TV 
    Luzia, a sua pergunta é maliciosa e revela o ambiente polêmico que a gera. Todavia procuramos ser objetivos, deixando de lado a emotividade que caracteriza essas discussões e que, muitas vezes, conduz a confusões e inimizades.

    Os católicos são cristãos e seguem a teologia que nasce das Escrituras e florece através da Tradição. Deriva que o conceito de idolatria é caracterizado por um comportamento contrário àquilo que Jesus diz em Lucas 4,8: "Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto". Essa citação, recordando Deuteronômio 6,13: "É a Iahweh teu Deus que temerás. A ele servirás e pelo seu nome jurarás", caracteriza o primeiro mandamento, como descrito emÊxodo 20,2-5.

    Sobre o primeiro mandamento, o pensamento católico é muito claro e pode ser consultado lendo o Catecismo da Igreja Católica, do número 2083 até o número 2141. Especificamente, sobre a idolatria assim o Catecismo diz:
    2112. O primeiro mandamento condena o politeísmo. Exige do homem que não acredite em outros deuses além de Deus, que não venere outras divindades além da única. A Sagrada Escritura está constantemente a lembrar esta rejeição dos «ídolos, ouro e prata, obra das mãos do homem, que «têm boca e não falam, têm olhos e não vêem...». Estes ídolos vãos tornam vão o homem: «sejam como eles os que os fazem e quantos põem neles a sua confiança» (Sl 115, 4-5.8) (40). Deus, pelo contrário, é o «Deus vivo» (Js 3, 10) (41), que faz viver e intervém na história.
    2113. A idolatria não diz respeito apenas aos falsos cultos do paganismo. Continua a ser uma tentação constante para a fé. Ela consiste em divinizar o que não é Deus. Há idolatria desde o momento em que o homem honra e reverencia uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demónios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro, etc., «Vós não podereis servir a Deus e ao dinheiro», diz Jesus (Mt 6, 24). Muitos mártires foram mortos por não adorarem «a Besta» (42), recusando-se mesmo a simularem-lhe o culto. A idolatria recusa o senhorio único de Deus; é, pois, incompatível com a comunhão divina (43).

    É nesse contexto que o Catecismo fala da relação dos católicos com as imagens. Assim ele diz:
    IV. «Não farás para ti nenhuma imagem esculpida...»
    2129. Esta imposição divina comportava a interdição de qualquer representação de Deus feita pela mão do homem. O Deuteronómio explica: «Tomai muito cuidado convosco, pois não vistes imagem alguma no dia em que o Senhor vos falou no Horeb do meio do fogo. Portanto, não vos deixeis corromper, fabricando para vós imagem esculpida» do quer que seja (Dt 4,15-16). Quem Se revelou a Israel foi o Deus absolutamente transcendente. «Ele é tudo», mas, ao mesmo tempo, «está acima de todas as suas obras» (Sir 43, 27-28). Ele é «a própria fonte de toda a beleza criada» (Sb 13, 3).
    2130. No entanto, já no Antigo Testamento Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens, que conduziriam simbolicamente à salvação pelo Verbo encarnado: por exemplo, a serpente de bronze (61) a arca da Aliança e os querubins (62).
    2131. Com base no mistério do Verbo encarnado, o sétimo Concílio ecuménico, de Niceia (ano de 787) justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: dos de Cristo, e também dos da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Encarnando, o Filho de Deus inaugurou uma nova «economia» das imagens.
    2132. O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. Com efeito, «a honra prestada a uma imagem remonta (63) ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada» (64). A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve:
    «O culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas olha-as sob o seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não se detém nela, mas orienta-se para a realidade de que ela é imagem» (65).
    15098 visitas


    249 comentários

    • jesley (Goiania) - 26/06/2015
      Caro Luciano, você faz um baita confusão com os ensinamentos bíblicos, mas acredito que isto ocorre por não estudar a bíblia ou por rejeitar seus ensinamentos, A igreja não é apenas uma pessoa mas o conjunto, Cristo quando endereça suas cartas em Apocalipse são as sete igrejas! O apostolo Paulo foi fundador de varias igrejas que significa: Assembleia de pessoas que se uniam para adorar e falara a respeito de Deus! Paulo escrevia as igrejas e passa vários ensinamentos por exemplo de como comportar na igreja. Jesus ... Denunciar comentário ofensivo
    • jesley (Goiania) - 26/06/2015
      Meu Caro protagonista da pagina, no seu texto mesmo diz: IV. «Não farás para ti nenhuma imagem esculpida...» o que seja: Venerando ou adorando já não esta desobedecendo o mandamento #NÃO FARÁS# você também colocou : «ídolos, ouro e prata, obra das mãos do homem, que «têm boca e não falam, têm olhos e não vêem...». Estes ídolos vãos tornam vão o homem: «sejam como eles os que os fazem e quantos põem neles a sua confiança» (Sl 115, 4-5.8) (40). Deus, pelo contrário, é o «Deus vivo». Se Deus é Vivo e Ve todos as cois... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 11/05/2015
      Maurício cuidado irmão. Aqui não é o lugar para você colocar o teu entendimento. É proibido pensar. Denunciar comentário ofensivo
    • Maurício Irineu (Maceió/Al) - 11/05/2015
      Minha cara Luzia Martins, de Natal, veja bem a resposta do Luiz Rosa: "Os católicos são cristãos e seguem a teologia que nasce das Escrituras e floresce através da Tradição." Com isso ele já disse tudo! Entenda que florescer é bem mais importante do que propriamente nascer, pois se nascer e não florescer, morre. A bem da verdade, a igreja romana nasceu do império romano e a séculos se esqueceu da bíblia e floresceu através das tradições. A idolatria é o grande carro-chefe da igreja romana: sem idolatria nem exis... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 04/03/2015
      Yussef- " nem no Monte e nem no Tempo "" leia toda a pergunta e a resposta do Messias. O que você vai fazer depois de ouvi-lo?? Vai fazer o que Ele diz?? Ou vai ADORAR NO TEMPLO? ??? VOCÊS NÃO É O TEMPLO?? É OU NÃO? ? O QUE VOCÊ IRÁ FAZER NO TEMPLO? ???Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 04/03/2015
      Adailton tudo que se diz Religião é IDOLATRIA CONTRA O PAI. O MESSIAS DIZ: " NEM NO MONTE E NEM YAHUSHALAIM "". A RELIGIÃO? ?? FAZ O QUE? AS PESSOAS RELIGIOSAS O QUE FAZEM? ?? VAO PARA O TEMPLO QUE ELES O CHAMAM DE IGREJAS??? E FAZEM O QUE DENTRO DESSES TEMPLOS ?? CULTO DE ADORAÇÃO? ? O QUE O SALVADOR DISSE??? " NEM NO MONTE E NEM EM JERUSALÉM ""?????? pergunto--- porque vão ao TEMPLO IGREJA????Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 04/03/2015
      Adailton- Fico impressionado com você. Você colocou isso--" para alguns se você existe jay é idolatra"". Adailton quem colocou dessa forma ????? Porque você é tão MALDOSO? ? É isso que bato muito. Adailton você é uma DESGRAÇA COVARDE MENTIROSO. NINGUÉM COLOCOU DESSA FORMA. " ALGUNS ACHAM... " DESGRACADO RELIGIOSO. Isso é muito feio cara. ALGUNS AQUI ACHAM.... Adailton foi Religioso é IDÓLATRA. SEGUIU OU PARTICIPA DE ORGANIZACOES RELIGIOSAS É A IDOLATRIA. NÃO TEM COMO ESCAPAR. . RELIGIOSO? IDÓLATRA... Denunciar comentário ofensivo
    • Adailton (São José) - 04/03/2015
      Yossef (São Paulo), como podes ver, para 'alguns', se você existe, é idólatra! Mas, respondendo a sua pergunta, podemos "ver" idolatria naqueles que seguem o "deus-mercado", ou no "deus-dinheiro"/"deus-poder", colocando-os acima de Deus, e portanto acima do irmão (Mt 25,41-46), e isso independente da denominação religiosa que se segue, ou que se nega. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 03/03/2015
      Yossef tudo e todos são IDOLATRAS. CATOLICOS OU PROTESTANTES. FOI RELIGIOSO É IDÓLATRA. FOI ADORAR NO TEMPLO?? IDOLATRIA. REALIZA CULTO DE ADORACAO A DEUS NO TEMPLO IGREJA?? IDOLATRIA. ENTROU NUMA RELIGIAO É IDOLATRIA. FOI A IGREJA ?? IDOLATRIA. Denunciar comentário ofensivo
    • Yossef (São Paulo) - 03/03/2015
      Estou observando os comentários e mais comentários; gostaria de saber o que é Idolatria e Onde podemos ver isso na pratica hoje, pois vejo pessoas dizendo que católicos são idolatras e tudo mais, me dê um exemplo de Idolatria hoje em dia, obrigado! Pergunta aos Católicos Denunciar comentário ofensivo
    • ademilson (Registro) - 24/01/2015
      Ex 25:18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Ex 25:20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. Nm 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 24/01/2015
      Agora os senhores me expliquem onde também está Escrito que devemos ir ao Templo Religioso para CULTUAR A DEUS? ?? Onde está Escrito que Devemos ADORAR NO TEMPLO que todos aqui chamam de IGREJA??? Também onde está Escrito que devemos Pertencer a Uma Religião ou a alguma Denominação Religiosa? ?? Não irão Responder porquê? ? ESTÃO SENDO IMBECIBILIZADOS PELO SISTEMA DE RELIGIÕES. SÃO IMBECIS RELIGIOSOS. Denunciar comentário ofensivo
    • SILVANO (PAULINIA) - 23/01/2015
      Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. êxodo 20:04 Amigos só o simples fato de fazer ou (esculpir) já uma desobediência a Deus Oséias 4:06Denunciar comentário ofensivo
    • Marcos (Santana) - 23/01/2015
      Olá,A paz do Senhor aos salvos em Cristo Jesus, quero só lembrar aos que acreditam que venerar imagem de escultura não tem problema nenhum,e que adorando a ela estamos adorando a DEUS, desculpe-me, mas grande engano comete, pois DEUS é Imaterial, é um ser invisivel aos olhos mortais, DEUS é Espirito (João 4:24), é um ser Celestial, e não pode ser representado por nenhum ser material.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 31/12/2014
      Leandro - Há mais de 2.000 anos o SALVADOR folou a respeito dessas pessoas LIDERES RELIGIOSOS--- SOBRE GENTE RELIGIOSA e voce faz o seguinte veja o que ser um FARIZEU? SADUCEU ou LIDERES RELIGIOSOS?? TUDO É RELIGIÃO E VOCE LEANDRO SEJA mais cauteloso quanto aos RELIGIOSOS. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 31/12/2014
      Leandro Maciel (miguel Calmon) VEJA LEANDRO O QUE VOCE COLOCA- "" eu vi nos comentários muita (raiva e ódio) expressa por algumas pessoas.. a bíblia foi escrita em parábolas.. "" de quem são essas PALAVRAS? Leandro quem diz isso?? "' E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Mateus 3:7?? mais?? "" Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coraç... Denunciar comentário ofensivo
    • Leandro Maciel (miguel Calmon) - 31/12/2014
      olá que a Paz seja com todos .. venho em poucas palavras descrever o que eu compreendi com o texto.. Amados irmãos e salvo em Cristo pelo poder do seu sangue derramado, tenhamos cautela e animo em falar sobre a bíblia, eu vi nos comentários muita (raiva e ódio) expressa por algumas pessoas.. a bíblia foi escrita em parábolas.. por isso temos Duplo entendimento, no entanto tenhamos cautela em comentar. o certo e (orar) e pedir entendimento a Deus que e sábio e sabe de tudo que existe acima dos Céus e abaixo da t... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 30/12/2014
      Quero pedir perdão para alguns que foram ofendidos por mim em Relação a CAIR FORA DA IGREJA OU DO SISTEMA RELIGIOSO. Cheguei a entender que essas pessoas são fracas e não conseguem andar sem alguem pra conduzi-las na vida. Precisa de outra pesso e precisa do Templo Religioso para não fazer coisas desagradáveis ao Pai ou ao Próximo. Para eles é necessário alguém para lhes dizer o que devem fazer. São uns doentes que preferem seguir a Religião do que ao Salvador. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 30/12/2014
      Esses miseráveis Religiosos me chamam de FARIZEU? ??? Mas quem é um FARIZEU ??? NAO SÃO PESSOAS RELIGIOSAS? ?? Então como posso ser um FARIZEU? ? Se sou Contra E PREGO CKNTRA A RELIGIAO e a FAVOR DO SALVADOR??? O NOSSO MESSIAS E SALVADOR? ?? Essas Desgraças Religiosas conseguem Inverter a REALIDADE e as Palavras do Nosso Salvador. ELE DIZ QUE NÃO DEVEMOS MAIS IR AO TEMPLO ORAR esses miseráveis Religiosos vão Orar no Templo Religioso. O Salvador diz que a ADORAÇÃO É PELO ESPÍRITO. e os Desgraçados Religio... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 30/12/2014
      Rosa Maria FARIZEU era o REPRESENTANTE DE UMA RELIGIAO. VAI ESTUDAR IRMÃ. O SALVADOR OS TINHA COMO RAÇA DE VIBORAS pois eles Os Fariseus eram RELIGIOSOS assim como você Rosa Maria. Voce pertence a essa Raça Maldita dos Religiosos. Aceita o Espírito do Pai no teu coração e sai logo desse engano da Religiao. Antes que seja tarde demais. Não te conheço e qual a minha intenção? ?? Te alertar. Agora você é dona da Tua Vontade e entendimento. Vai e começa a ler A ESCRITURA pois ela vai dizer que Caminho é que dev... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 30/12/2014
      Rosa Maria de Paula creioy que voce ou não sabe ou se faz de desentendida. FARISEUS eram os LUDERES RELIGIOSOS. SER UM FARIZEU e o que você é. RELIGIOSA. . Rosa os Fariseus eram os Religiosos que juntos com Saduceus e outros Lideres Religiosos ASSASSINARAM AO MESSIAS. Rosa voce segue uma Religião mas o Salvador não se Encontra na Religião . O Salvador envia o Espírito Santo para Habitar dentro de voce Rosa Maria e o que voce faz?? Vai seguir uma Religião Da Desgraça Humana.????? O Templo é Você entar que ... Denunciar comentário ofensivo
    • Rosa Maria de Paula (rib.preto) - 30/12/2014
      Luciano muitos podem seguir Jesus, mas infelismente poucos conseguem refleti-lo o que é o seu caso, pois está deixando refletir aqui em seus vocabulários e na forma de se expressar a imágem dos fariseus que Jesus tanto obominava. Quanto ao fato de voce ser ou não católico é problema seu. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 30/12/2014
      Rosa Maria de Paula siga mesmo a Tua Mãe Maria pois eu prefiro seguir o Salvador. Vai para o Templo Catolica pois eu " " Sou o Templo e morada do Espirito do Pai" enquanto voce vai aoTemplo " o Luciano e outros que venha a abrir o coração para o Espírito do Pai fazer Morada então SOMOS O PRÓPRIO TEMPLO DO PAI"" vai pra tua Igreja Católica e na abra o teu Coração oara o Pai fazer Morada que voce vai se Ferrar. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 30/12/2014
      Rosa Maria seja Católica mesmo pois vai se ferrar. Eu não sou Catolico e prefiro ser Seguidor do Salvador.Denunciar comentário ofensivo
    • Rosa Maria de Paula (rib.preto) - 30/12/2014
      Sou CATÓLICA com muito amor à DEUS e foi nesta Igreja que tive o encontro mais importante e pessoal da minha vida com JESUS. Nada em minha vida é mais importante e amado que Deus. Aprendi a seu respeito nas MISSAS, pelas homiĺias, pelas leituras, pelos salmos que fazem parte da liturgia diária das celebrações Eucarísticas, atravez da renovação carismática, e de todo exemplo dos Santos e martires que doaram suas vidas por Jesus e pela Igreja. Não sou católoica só de estatistica, como muitos, mas sou porque aqu... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      "" De manhã bem cedo, os chefes dos sacerdotes com os LIDERES RELIGIOSOS, os mestres da lei e todo o Sinédrio chegaram a uma decisão. Amarrando Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. Marcos 15:1 "" LIDERES RELIGIOSOS decidem e HOJE?? AINDA há voces DESGRAÇADOS dessas RELIGIÕES dos INFERNOS ainda a COM AS MESMAS IDÉIAS RELIGIOSAS.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      "" Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos LIDERES RELIGIOSOS, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse. Marcos 8:31 "" QUERO ENTENDER COMO É QUE VOCE SABENDO DISSO AINDA CONTINUAM A REJEITAR O SALVADOR?? A RELIGIÃO É A GRANDE ASSASSINA DO MESSIAS E VOCES SÃO PARTE AINDA DESSA MERDA?? DESGRAÇADOS RELIGIOSOS. filhos do satanás. não ACEITAM AO SALVADOR por andarem APÓS AS RELIG... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      ""Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos LIDERES RELIGIOSOS, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia. Mateus 16:21 """" o SALVADOR SOFREU NAS MÃSO DE QUEM?? DOS LIDERES DA RELIGIÃO e HOJE?? NÃO É DIFERENTE- VOCES RELIGIOSOS ainda estão PERSEGUINDO AO MESSIAS?? PORQUE? NÃO VIRAM QUE FORA A RELIGIÃO e ou os RELIGIOSOS OS QUE MATARAM AO MESSIAS?? ES... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      "" Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os LIDERES RELIGIOSOS zombavam dele, Mateus 27:41 "" E HOJE?? VOCES RELIGIOSOS?? FAZEM A MESMA COISA- ZOMBAM daqueles que querem seguir ao SALVADOR e não seguem as RELIGIÕES dos SENHORES ABUTRES. LIDERES RELIGIOSOS??Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      "" Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos LIDERES RELIGIOSOS, ele nada respondeu. Mateus 27:12 "" LIDERES RELIGIOSOS???Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      "" De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e LIDERES RELIGIOSOS do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte. Mateus 27:1 "" quem decide?? LIDERES RELIGIOSOS??Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      Com isso agitaram o povo, os LIDERES RELIGIOSOS e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio. Atos 6:12 LIDERES RELIGIOSOS?Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      Mas os chefes dos sacerdotes e os LIDERES RELIGIOSOS- LIDERES RELIGIOSOS convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus. Mateus 27:20 LIDERES RELIGIOSOS?Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os LIDERES RELIGIOSOS- RELIGIOSOS zombavam dele, Mateus 27:41 LIDERES RELIGIOSOSDenunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu. Mateus 27:12Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      manoel nascimento de souza - volta redonda,rio de janeiro MAOEL NASCIMENTIO-- Foi OS RFELIGIOSOS que ASSASSINARAM ao MESSIAS - voce aprendeu que ESCRIBAS e FARIZEUS não são OS DA RELIGIÃO- MÁS MEU AMADO esconderam de voce que TODOS AQUELES ASSASSINOS ERAM OS DA RELIGIÃO e essa RELIGIÃO QUE VOCE SEGUE está nos mesmos MOLDES dessa RELIGIÃO ASSASSINA. se voce é um RELIGIOSOS manoel nascimento SAIA disso- CAIA FORA de TODA e QUALQUER RELIGIÃO, voce está na mesma PRATICA dos ASSASSINOS DO MESSIAS- FARIZEU- SADUCEUS o... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      manoel nascimento de souza - volta redonda,rio de janeiro voce diz isso?? - "" todas os dias ensinava no templo;"" MENTIRA meu amado- "" ELE ENSINAVA no PATIO do TEMPLO, local permitido, jamais o SALVADOR poderia ensinar DENTRO DO TEMPLO- VOCE TÁ MALUCO?? outra coisa que voce aprendeu de MENTIROSO- sistema religioso- - "" os principais do sacerdotes, e os escribas,e o principais do povo procuravam mata-lo.E não achavam meio de faze porque todo o povo pendia para ele,escutando-o... "" mentira MEU AMADO- ... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 25/12/2014
      manoel nascimento de souza - volta redonda,rio de janeiro -- meu amado voce sabe o que NATAL?? se soubesse não desejaria "" FELIZ NATAL para todos "". VOCED DIZ == ''E,entrando no templo,.. "" o SALVADOR nunca ENTROU NAQUELE TEMPLO- coloca isso nessa tua CABEÇA- o MESSIAS "" ENTROU NO PATIO DAQUELE TEMPLO " . "" A minha casa é casa de oração "" O QUE É A CASA DE ORAÇÃO HOJE?? é VOCE mesmo -manoel nascimento de souza- VOCE é o "" TEMPLO e CASA ESPIRITUAL "" é " dentro de voce mesmo "" "E quando vocês... Denunciar comentário ofensivo
    • Eddie (Itabatan) - 25/12/2014
      Graça e Paz... Na pratica vemos completamente o contrario do que se prega no Catolicismo (Seus Oficiais), basta fazer uma comparação em seus cultos entre veneração e adoração, e vera que é da mesma forma... Particularmente, e com todo respeito, acaba sendo forçoso esses pontos do catecismo, primeiro porque adorar e venerar em sentido religioso é a mesma coisa (são sinônimos) ou seja, trata-se de render ou prestar culto, veja esses exemplos nas bíblias da Católica: ***Cativados pelo mal, não merecem esperar senã... Denunciar comentário ofensivo
    • manoel nascimento de souza (volta redonda,rio de janeiro) - 24/12/2014
      Em primeiro lugar,um feliz natal a todos.Não estou Aquim para descuitir religião mas na palavra de Deus em lucas cap.19,Vs.45,46 e 47,está escrito. ''E,entrando no templo,começou a expulsar todos os que vendiam e compravam.Dizendo-lhes:Está escrito:A minha casa é casa de oração:Mas vós fizeste dela um covil de salteadores.e todas os dias ensinava no templo;mas os principais do sacerdotes, e os escribas,e o principais do povo procuravam mata-lo.E não achavam meio de faze porque todo o povo pendia para ele,e... Denunciar comentário ofensivo
    • ademilson (Registro) - 21/12/2014
      Adorar santo é o mesmo que adorar a bíblia,como muitos fazem! ambos não tem validade alguma!Denunciar comentário ofensivo
    • ROBSON (NATAL) - 21/12/2014
      Marcia, com que autoridade você julga os católicos? Com a interpretação pessoal da Bíblia, contrariando 2 Pedro 1:20.? Cuidado com as rasas interpretações apenas com o intuito de perseguir a Igreja. Denunciar comentário ofensivo
    • RONI (STA LUZIA) - 20/12/2014
      MINHA MAE ERA CATÓLICA DEVOTA DE MARIA E ELA PRESTAVA ADORAÇÃO A ELA E O PADRE DISSE QUE ERA COMO UMA FOTO DA FAMILIA, NO ENTANTO NÃO SE VE FAZENDO PROCISSÃO COM FOTO NEM AJOELHANDO EM FRENTE A UMA FOTO. VEJA O QUE ESTÃO FAZENDO COM O PADRE FABIO DE MELO, SE FOSSE SÓ UMA LEMBRANÇA, NÃO FARIAM ISSO.Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa) - 19/12/2014
      Marcia cuide da sua vida e me esqueça. Olhe-se no espelho pense nos seus pecados e deixe os meus, que Dereus resolveDenunciar comentário ofensivo
    • Mario (Contagem) - 19/12/2014
      ana (rgt) Deus precisa mesmo de intercessor? Não é porque Deus mandou um anjo, que ele precisava mandar um anjo. Deus opera de diversas formas. Da mesma forma que você comentou, mas não precisava comentar... kkkkk (não leve a mal)Denunciar comentário ofensivo
    • Mario (Contagem) - 19/12/2014
      Uma ato muito fraco para garantir que sua religião é verdadeira é o ataque aos pontos fracos da outra religião que vai contra a sua. Quem garante que uma das duas está correta? O que pode garantir a verdade na religião de cada um? (tradição, costumes, mitos, ..., bíblia)Denunciar comentário ofensivo
    • Mario (Contagem) - 19/12/2014
      Respondam a essa pergunta simples: Em qual religião você nasceu e qual é sua religião atual?Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 19/12/2014
      Paulo Roberto (Ponta Grossa) Só pelo fato de terem imagens já é idolatria. Como evangélicos que adoram a cantores gospel isso tbm é idolatria. Me perdoe em nenhum momento quis ser arrogante só disse o que está na Biblia sagrada. O primeiro mandamento é o amor, se não tivermos amor nada seríamos. Amo todos os católicos , só não amo o que vcs fazem, procissão etc... Isso é não colocar a Deus sobre todas as coisas.Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 19/12/2014
      Paulo Roberto (Ponta Grossa) Arrogante eu? Esta escrito na Biblia e ponto. Êxodo 20 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniq... Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 19/12/2014
      Luciano (natal) Mateus 18:20 Pois onde se acham dois ou tres reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 18/12/2014
      O Problema aqui é que as pessoas RELIGIOSAS comentam o que nem sabe o significado, o SUJEITO DIZ QUE== DEUS PEDIU ADORAÇÃO no TEMPLO ou FORA do TEMPLO "" ONDE ESTÁ escrito isso?? DESGRAÇADOS RELIGIOSOS sempre falam o que os seus LIDERES os ENSINAM, o CRIADOR nada PEDIU sobre ADORAR em TEMPLOS, pelo contrario - o FILHO - o NOSSO SALVADOR foi ASSASSINADO pelos os do TEMPLO- LIDERES RELIGIOSOS foram os ASSASSINOS INTELECTUAIS DO MESSIAS. E HOJE ESSE SUJEITO VEM DIZER QUE "" DEUS pediu ADORAÇÃO NO TEMPLO ""?? D... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 18/12/2014
      Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa Paulo isso aqui não é o seu EMAIL, para que alguem não possa comentar, aqui é um ESPAÇO LIVRE meu amado. Voce quer mandar no BLOG?? a CONVERSA AQUI NÃO É PARTICULAR. ME RESPONDA ONDE ESTÁ ESCRITO O QUE VOCE COLOCOU?? "" Deus não pediu missas nem cultos, pediu apenas adoração, é o que fazemos, nos templos ou fora deles. "" Onde o SALVADOR disse que deviamos ADORAR? No Templo ou no Monte? Paulo Roberto deixa de ser um Idiota cara, DEUS não PEDIU nada de ADORAÇÃO no TEMPLO ou... Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa) - 18/12/2014
      Credo quanta iniquidade. A Márcia arrogantemente acusando católicos de idólatras. Sem realmente conhecer nenhum. Escreveu que acendemos velas nos ajoelhamos diante de imagens, quanta bobagem. Tu nunca me vistes realmente adorando o verdadeiro Deus e fica falando mentiras da minha pessoa. O Luciano se meteu na conversa sem saber o que realmente dizer. Deus não pediu missas nem cultos, pediu apenas adoração, é o que fazemos, nos templos ou fora deles. Mas, porque vocês se metem na vida e na crença dos outros, vão cu... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 18/12/2014
      Mario (Contagem) - VOCE DIZ " - , nossa religião não apoia absurdos que essas IGREJAS, que se dizem evangélicas, fazem. "" Mário (contagem) - QUAL É A RELIGIÃO do SALVADOR?? Porque voce disse que tinha uma RELIGIÃO- QUAL?? porque a RELIGIÃO QUE O PAI ACEITA com certeza não é a TUA RELIGIÃO- VOCE ESTÁ PERDIDO CARA!Denunciar comentário ofensivo
    • Mario (Contagem) - 18/12/2014
      Resposta breve à leilla (pr) A religião católica por ser bem antiga se difundiu e se dividiu bastante. Da mesma forma que existem ramos do catolicismo que você pode discordar (ex: apostólico romano, ortodoxos - mesmo não sabendo o ramo que você apoia e considerando minha ignorância de outros), nossa religião não apoia absurdos que essas igrejas, que se dizem evangélicas, fazem. Esses ramos (no caso dos evangélicos) são sustentados por aproveitadores (caso de pastor que fica explorando) ou (na maioria dos casos... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 18/12/2014
      Marcia (Rio de Janiro) - Nada INTERESSA se não é o SILAS MALAFAIA ou o MACEDO, ou o SANTIAGO. Tanto faz se são ESTES ou OUTROS PASTORES - TUDO A MESMA MERDA. Estão fazendo o que o SALVADOR nada pediu que se fizesse e se o fazem é em desacordo com a ESCRITURA e com o SALVADOR, se alguns são VITIMAS então creio que ainda há tempo de ACORDAREM e se são LADRÕES mesmo? È O COM ELES E O CRIADOR e as pessoas que estão seguindo esses SAFADOS?? alguma devem ser apenas VITIMAS TAMBEM, más há tempo de ACORDAREM.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 18/12/2014
      Marcia (Rio de Janiro) - Você é uma IDÓLATRA porque?? Voce diz que== "" ir ao (templo) adorar a Deus exaltar o seu nome e louvar juntamente com a congregação."" QUANDO FOI QUE O SALVADOR te disse para fazer essas COISAS?? Não foi isso que o SALVADOR respondeu ÀQUELA MULHER DO POÇÔ. Voce é uma IDÓLATRA por ir ao TEMPLO para ADORAR a quem?? Ou o QUE?? Se o SALVADOR está DENTRO de VOCÊ?? Voce é o TEMPLO OU não?? me explica como um TEMPLO com o SALVADOR fazendo MORADA dentro DELE ( você mesma) me explica porq... Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 18/12/2014
      ELE mesmo DESIGNOU ;;; O SALVADOR em PESSOA deu ´para aqueles HOMENS todos PODERES e eles foram MARTIRIZADOS por isso, MÁS HOJE?? Luciano (natal) você esta generalizando existem pastores e pastores. Malafaia, Macedo Santiado, etc.... não me representam. Eu sou a favor do verdadeiro evangelho e o meu foco é JESUS.Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 18/12/2014
      Luciano (natal) se vc acha que sou idólatra por ir ao (templo) adorar a Deus exaltar o seu nome e louvar juntamente com a congregação. Então sou sim idólatra de Jesus. Querido Luciano, nós somos a igreja, Jesus voltará para resgatar a sua igreja ou seja nós.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 18/12/2014
      Marcia (Rio de Janeiro) ELE mesmo DESIGNOU ;;; O SALVADOR em PESSOA deu ´para aqueles HOMENS todos PODERES e eles foram MARTIRIZADOS por isso, MÁS HOJE?? ESSES DESGRAÇADOS RELIGIOSOS?? PORCOS INDOMÁVEIS- SUJOS e IMUNDOS- TODOS não me excluo más sou o RESPONSÁVEL por mim mesmo, e sei que homem NENHUM DEVE SER SACERDOTE DE OUTRO HOMEM. BOA NOITEDenunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 17/12/2014
      Marcia (Rio de Janiro) "" Efésios 4:11 E Ele deu um como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres. "" ELE deu?? Ele quem?? o PROPRIO SALVADOR em CARNE e OSSO. Realmente aqueles HOMENS receberam DELE, e foram FELIZES no que FORA LHES DADO- e por consequintes? foram ENTREGUES- PRESOS e MORTOS- alguns CRUCIFIXADOS até.. más MARCIA FORAM ELES- o TEXTO de Efesios 4;11 FALA DELES e não dos PORCOS PASTORES de HOJE. Fica na Paz e vai ESTUDAR MELHOR OS TEXTOS E... Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014
      Luciano(natal) Efésios 4:11 E Ele deu um como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres. ESTUDE A PALAVRA LUCIANO , BOA NOITE.Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014
      Moisés quando morreu, o Senhor enviou um anjo para sepulta-loSua morte deve ter sido testemunhada também, e o SENHOR sepultou seu corpo num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor. O arcanjo Miguel foi encarregado do enterro, tendo tido que enfrentar o diabo, que contendeu com ele a respeito do corpo de Moisés (Judas 9). Sabem porque o diabo queria o corpo de Moisés? para levar o povo a adoração, esquecendo assim de Deus.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 17/12/2014
      Marcia (Rio de Janiro) "" O unico mediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo, leiam: 1 Timóteo 2:5."" Marcia voce colocu e é VERDADE mesmo. ESTÁ ESCRITO?? AGORA e o PASTOR?? É O PEDAGIO?? kkkkkDenunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 17/12/2014
      "" Sou Cristã IDOLATRIA NÂO. ""??? Marcia (Rio de Janiro) se voce vai ao TEMPLO quer seja esse Templo CATOLICO OU PROTESTANTE?? Voce é uma "" IDÓLATRA " o SALVADOR não mandou voce ser NENHUMA CRISTÃ - ELE somente disse que "" EU SOU O CAMINHO.. "" ELE é o CAMINHO e não a RELIGIÃO é o CAMINHO - voce é uma IDOLATRADenunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014
      A idolatria, é tudo aquilo que colocamos acima de Deus. Católicos falam que não adorão. Ah! por favor né, pelo menos assumam, vcs acendem velas para imagens se ajoelham diante delas, colocam flores louvam e etc, isso é adoração queridos. O unico mediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo, leiam: 1 Timóteo 2:5. Me mostrem onde está na BIBLÍA que algumas dessas imagens intercedem por nós? Me mostrem na palavra.sabe o que significa a palavra SANTO= SEPARADOS POR DEUS. Nada tem haver com essas aberrações (imagens).Denunciar comentário ofensivo
    • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014
      Salmos 115:4-8 4 Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. 5 Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; 6 têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; 7 têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. 8 Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Sou Cristã IDOLATRIA NÂO. Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 17/12/2014
      Paulo Roberto Faveroe - Ponta Grossa "" Aqui as missas são totalmente focadas em Jesus Cristo. ""???? LAMENTO Paulo Roerto más o SALVADOR NUNCA te pediu NENHUMA missa para ELE. Então que DESGRAÇA é que voce faz??Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa) - 17/12/2014
      Helder, comungo com o seu raciocínio. Gostaria de trocar uma ideia contigo. Acredito que as missas de Teresina devam ser semelhantes às de minha cidade. Aqui as missas são totalmente focadas em Jesus Cristo. Muito raramente santos são apenas citados e não venerados e muito menos adorados. Os santos quando citados são apenas exemplos de vida e nunca, salvadores ou realizadores de milagres. Maria por sua vez é lembrada como mulher especial pois afinal é a escolhida de Deus declarada cheia de graça e mãe do Salvador, ... Denunciar comentário ofensivo
    • ANA LUCIA OLIVEIRA DA FONSECA (SÃO MIGUEL DO GUAMÁ) - 17/12/2014
      A Bibia diz que os IDÓLATRAS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUSDenunciar comentário ofensivo
    • ANA LUCIA OLIVEIRA DA FONSECA (SÃO MIGUEL DO GUAMÁ) - 17/12/2014
      satanás que nunca obedeceu Deus e seus filhos são os que não obedecem o que Deus o Criador de todas as coisas manda "NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, DE NEM UMA COISA QUE HÁ NO ALTO DOS CÉU, NEM EMBAIXO NA TERRA" vamos fazer parte dos filho de Deus e não dos filhos de Satanás.Denunciar comentário ofensivo
    • ANA LUCIA OLIVEIRA DA FONSECA (SÃO MIGUEL DO GUAMÁ) - 17/12/2014
      os obedientes que obedeçam Deus, pois disse Deus "Não farás para ti IMAGEM DE ESCULTURA" palavras ditas pelo próprio Deus, Filhos do Demônio são os que não obedecem o Deus vivo.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 13/12/2014
      ademilson (Registro) a RELIGIÃO é LUCRO - tira o DINHEIRO e a RELIGIÃO acaba. toda e qualquer RELIGIÃO e LUCRO. o SALVADOR FOI MORTO PELA RELIGIÃO e é essa mesma ERELIGIÃO de hoje que voce s RELIGIOSOS estão seguindo.Denunciar comentário ofensivo
    • ademilson (Registro) - 13/12/2014
      Não só as imagens dão lucros;;como tbm os objetos ungidos .do tipo;;;canetas,tijolos,oleo ungido,agua do rio jordão etc;;Denunciar comentário ofensivo
    • Edite (Rio de Janeiro) - 13/12/2014
      Meu comentario vai ser curtinho para que todo mundo posso ler e opinar. Eu particularmente acho que as imagens vao ser dificil de ser abolidas porque elas trazem lucros! O povo compram mesmo! Vao la na suas Biblias e vejam o que aconteceu numa cidade da Grecia quando um pregador falou de idolatria! Leiam Atos 19:8-41, e voces vao descobrir que toda briga para manter uma tradição mesmo errada e absurda é lucro $.Denunciar comentário ofensivo
    • Erivaldo (Salvador) - 13/12/2014
      Jesus Maria José - até que parece musica rssssss.Denunciar comentário ofensivo
    • ademilson (Registro) - 13/12/2014
      Tanto faz,,prestar culto a Maria ou a Jesus da no mesmo! ambos foram inventados pela ICAR.Denunciar comentário ofensivo
    • HELDER FREITAS (Teresina) - 13/12/2014
      Ainda frequento missas, mas não consigo entender tanta veneração / adoração à MARIA e aos SANTOS. O foco tem que ser JESUS, o FILHO DE DEUS, que veio ao mundo para viver e morrer por nossos pecados. Não faz sentido irmos para uma celebração falar em nome de Deus e depois alguém entrar com uma imagem de Maria e todo mundo aplaudir. Também não consigo frequentar cultos evangélicos quando a exploração financeira é clara. Além disso, os pastores estão falando e toda hora um grita AMÉM, ALELUIA, ÔH GLÓRIA... Fica um his... Denunciar comentário ofensivo
    • Francis Carlos (Goiania) - 12/12/2014
      Há tempos a igreja católica vem procurando brechas para se desviar do que realmente acontece entre seus fiéis. Usando mesmo a bíblia (coisa que nunca usaram antes, a não ser para deixa-la aberta no salmo 21 como decoração sempre com uma santinha ao lado). agora dizem até que as imagens são apenas para enfeitarem e lembrar aqueles que foram grandes homens de Deus; O que talvez realmente não haveria mal se assim fosse. Mas o querido leitor mesmo se católico há de concordar que não são só imagens. Orações são feitas a... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 07/12/2014
      mateus 22: 29 Jesus fala, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. "" De qual ESCRITURA o SALVADOR estava falando?? Da Biblia do Lutero ou do CONSTANTINO?? De quaue estál ESCRITURA?? JESUS? QUAL JESUS ?? SE ESSE NOME NUNCA EXISTIU NAQUELA EPOCA?? é assim que o CAMARADA diz que estuda TEOLOGIA?? que TEOLOGIA isso é mais MERDOLOGIA. rsss.Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 06/12/2014
      Claudinei - Catanduva - Claudinei voce fala de PAPAS - PASTOE etc.. e faz curso de TEOLOGIA?? não ENTENDO. quer dizer que;; VOCE NECESSITA fazer um CURSO ADMINISTRADO pelo HOMEM PARA VIR A CONHECER ALGO EM REFERENCIA AO CRIADOR?? Me fale quem é o HOMEM para CONHECER e ENSINAR SOBRE O CRIADOR?? TEOLOGIA = A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam o “estudo de Deus”. Claudinei GRANDE MERDA voce está sendo ENSINADO, por outro BOSTÉTICO. " ESTUDAR DEUS " primeiro porque o "PACOTE " já vem p... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 06/12/2014
      Claudinei - Catanduva - Voce diz "" pois eu tenho somente a Bíblia com regra de fé e pratica como Martinho Lutero lutou para que não houvesse outra ."" isso é IDEOLOGIA CATOLICA ROMANA porque?? Foram eles mesmo que fizeram a BIBLIA, é claro que ELE É A SUA REGRA DE FÉ- IDIOTA- Pois o SALVADOR DIZ ASSIM ; ""Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38 "" crer ou ter fé no SALVADOR deveria ser ATRAVÉS DA ESCRITURA e não da BIBLIA ( romana ). quando o SALVADOR disse es... Denunciar comentário ofensivo
    • Luciano (Natal) - 06/12/2014
      Gabriel (Palmas-TO) - Voce diz aqui sobre IGREJA??= "" Jesus nunca nos abandonou, para que o inferno não prevalessa sobre a Igreja. Quem se desvia, se separa, erra."" Gabriel - Palmas - Se DESVIAR do QUE?? Já te falei que voce está sem NOÇÃO do que seja "" IGREJA"" não estou colocando DENOMINAÇÕES CERTAS ou ERRADAS- TODAS SÃO MERDAS ESCROTAIS- TODAS AS RELIGIÕES. o SALVADOR não deixou nenhuma RELIGIÃO, agora há pessoas que seguem muito mais os ensinamentos do MESSIAS do que esses BOSTÉTICOS CATOLICOS-PROTESTANT... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudinei (Catanduva - SP) - 06/12/2014
      todos estes comentário não é bem o que Deus espera dos cristãos pois em nada esta fazendo com que o Reino dEle seja sinalizado na terra, desde da igreja primitiva existe estas confusões mas eu fico com a Palavra de Deus, quanto a católicos e protestante vão ser responsabilizado diante de Deus da forma de se fazer as exegeses ou hermenêutica das Escrituras em mateus 22: 29 Jesus fala, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. meus pais é muito católicos e eu sou eva... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 23/11/2014
      ?Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 21/11/2014
      Mesmo se fosse uma só Bíblia, não adiantaria, pois nenhuma profecia é de particular interpretação e os indoutos distorcem todas. Não adianta querer misturar a interpretação com desejos humanos. Tudo isto está nas Escrituras, agora os protestantes, entram em todas as exceções. Nem sabe que antes a Palavra era passada oralmente, e Jesus nunca nos abandonou, para que o inferno não prevalessa sobre a Igreja. Quem se desvia, se separa, erra.Denunciar comentário ofensivo
    • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 20/11/2014
      Estélio Freitas - Quixerê - A Biblia nunca foi a SAGRADA ESCRITURA- eu te pergunto de qual Biblia voce está FALANDO porque há umas DEZENAS de BIBLIAS e cada uma mais DIFERENTE DAS OUTRAS. Qual é a SAGRADA?? na minha Biblia não Existe a Palavra Jesus o Cristo e agora? De qual Biblia voce vem me dizer que é a SAGRADA?? HÁ inùmeras DIFERENÇAS ENTRE ELAS E AGORA.Denunciar comentário ofensivo
    • Estélio Freitas (Quixeré) - 20/11/2014
      Não consigo entender a cegueira espiritual de pessoas que leem a Bíblia (Sagrada Escritura) e não conseguem compreender o seu significado. Sei que não é fácil, mas devemos pedir a Deus para dar esse entendimento. Não posso acrescentar ou retirar se quer uma vírgula da palavra de Deus. Gostaria de saber onde se encontram na Bíblia, as palavras; padre, papa, devoção, interseção, nossa senhora, nomes referentes aos santos, purgatório, etc., pois ainda não consegui vê-las na Sagrada Escritura. Minha fé é somente em Jes... Denunciar comentário ofensivo
    • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 20/11/2014
      Adoração dos ídolos; ato de prestar CULTODIVINO a criaturas ou a DEUS; amor excessivo, apaixonado isso é IDOLATRIADenunciar comentário ofensivo
    • Paulo Roberto Favero (Ponta Grossa) - 19/11/2014
      Idolatria é quando se coloca alguém ou algo acima de Deus. Quando você entra em uma igreja cristã e se depara com uma fotografia imensa do pastor, mas nem uma cruz para lembrar Jesus Cristo. Idolatria é quando frequento uma igreja achando que o pastor, o padre, o Idolatria bispo vai realizar um milagre ou vai dar-me prosperidade, Idolatria é quando deposito todo meu dinheiro aos pés de um pregador, acima do dízimo. Idolatria é quando vou a uma igreja porque o pregador canta bem, é bonito, é divertido. Idolatria é q... Denunciar comentário ofensivo
    • Talita (Fortaleza) - 19/11/2014
      EM 2 REIS 18:4 É DITO QUE A SERPENTE QUE MOISÉS FEZ HAVIA SIDO QUEBRADA, POIS O POVO PASSOU A ADORA-LA E QUEIMAR INCENSO A ELA. E EM ÊXODO 20:23 FALA: NÃO FAÇAM ÍDOLOS DE PRATA NEM DE OURO PARA ME REPRESENTAREM. E OS QUERUBINS NÃO ERAM ADORADOS... GENTE... A VERDADE ESTÁ TÃO EXPLÍCITA!Denunciar comentário ofensivo
    • clayton (londrina) - 27/10/2014
      deus proibiu imagens para proteção do seu povo na época dos idolatras que faziam estatuas e colocavam a trente de deus,passando o tempo entenderam que deus quiz dizer , tanto que jesus nem tocou no assunto, mesmo quando pegou uma moeda com uma imagem esculpida, e mesmo assim naum deu sermão as pessoas sobre imagem, quem da sermão sobre imagem é os protestantes. Denunciar comentário ofensivo
    • jonathan (fortaleza) - 27/10/2014
      - Paz de Nosso Senhor Jesus e o Amor de sua Mãe Maria Santíssima . Vemos quanta ignorância tem nossos irmãos protestantes, ao Atacar A SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA , dizendo que somos Idolatras , POIS VAMOS APRENDER MEUS IRMÃOS o conceito de idolatria é caracterizado por um comportamento contrário àquilo que Jesus diz em Lucas 4,8: "Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto". o pensamento católico é muito claro e pode ser consultado lendo o Catecismo da Igreja Católica, do número 2083 até o número... Denunciar comentário ofensivo
    • ad (aracruz) - 17/09/2014
      que desculpinhas hein...o boneco de madeira também só representa o deus...ninguém adora um pedaço de madeira mesmo nao, mas a quem ele representa, isso é obvio.Denunciar comentário ofensivo
    • Cátia (Estado de Minas Gerais) - 17/09/2014
      Quando pedimos a intercessão de um santo, é o mesmo que se faz quando se pede a quem costumeiramente frequenta a Igreja, uma oração (porque aquela pessoa que ora ou reza com mais frequência, tem mais intimidade com Deus). Pedir a intercessão dos santos não é lhe conceder a realização do milagre. Só Deus faz milagres, mas não custa nada pedir ajuda a quem esta mais próximo rs ! "Pedi e receberei, buscai e achareis. Batei e a porta vos será aberta." Sozinhos, não alcançaremos o Céu. Abraços. Paz e Bem! Denunciar comentário ofensivo
    • Fernanda Pitta (Irecê) - 16/09/2014
      Agora eu digo uma coisa. Vcs acham que Deus não é poderoso o suficiente para realizar qualquer milagre? Vcs acham que é preciso santos para realizar cada milagre. Santo Antônio o santo do casamento... São Judas o santo das causas impossíveis... São Longuinho para achar as coisas perdidas rararararar. me poupe... Denunciar comentário ofensivo
    • DBonfim (Jaguarari) - 01/06/2014
      “Tude”, os textos bíblicos foram escritos a milênios de anos. E todo texto tem seu contexto. Assim, falho não é o texto como forma de comunicação, mas por vezes, a forma como muitos o entendem ao desconsiderar por ignorância ou propositalmente algo que deve ser considerado para adequada compreensão do que lêem. Textos sagrados têm um valor que transcende sua época - por isso são sagrados – mas isso não tira deles a história que os motivou. E se o leitor “comum” não tem obrigação de conhecer dados textuais important... Denunciar comentário ofensivo
    • Tude (São Paulo) - 31/05/2014
      Como em qualquer livro, os textos devem ser interpretados com base no universo conceitual da bíblia. Então, quem não domina esse universo conceitual não domina a mensagem dos textos. Logo, um instrumento falho!Denunciar comentário ofensivo
    • DBonfim (Jaguarari) - 31/05/2014
      Bem colocado, sr. Erinaldo. Grande parte dos leitores da Bíblia tende a interpretar certos textos com base no seu universo conceitual – que geralmente não é o da Bíblia. O que o povo da Bíblia contestava eram as reproduções de figuras de deuses estrangeiros, as quais, de costume, eram tratadas por quem as cultuava como se fosse o próprio ente ali presente na estátua. O universo conceitual da bíblia é o politeísmo frente ao monoteísmo da religião hebréia. Não se trata de condenação a reproduções artísticas, decorat... Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 30/05/2014
      Deus proibiu a fabricação de imagens? Uma das “grandes armas” que o protestantismo pensa ter para atacar a Igreja Católica são as imagens. Em qualquer conversa com protestantes a respeito de religião, seja qual assunto for, ele sempre tende que pender para as imagens da Igreja Católica. Quando isso acontece os protestantes sempre aparecem com a famosa passagem da suposta proibição de imagens do livro de Êxodo, ela é: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, n... Denunciar comentário ofensivo
    • ad (aracruz) - 30/05/2014
      kkk "Não farás para ti dispositivos de comunicação de barro, nem os adorarás, nem prestará culto, etc"...Wendel, se fazer de sonso não te levará ao céu...ajudei a vc a interpretar o texto...#sabedenadainocenteDenunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 30/05/2014
      Gente, tudo o que os justos ligarem na terra também o será no céu. Os mortos ou estão com Deus ou sofrendo como Sodoma e Gomorra, como os anjos que deixaram seu principado. Deus tem onipresença, mas tem anjos que levam nossas orações à Ele, levando, possivelmente aos santos. Jesus virá nos julgar juntamente com os seus santos(milhares), e eles são quem tiveram esta promessa. Aos mortos antes do Salvador foi até pregado oo Evangelho...Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 30/05/2014
      -dignos de respeito- se tratando propriamente dos comentários, pois respeita os católicos.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 30/05/2014
      Finalmente um comentarista não-católico digno de respeito: Wendel, parabéns!Denunciar comentário ofensivo
    • Wendel (Rio) - 28/01/2014
      É claro que para cumprir essa função de aproximar o homem do sagrado há outros dispositivos materiais além das imagens dos santos católicos. O mercado (inclusive o não católico) tem se diversificado e oferecido desde óleos, até pedaços de pedras supostamente sagradas! Postar-se diante de uma garrafinha de óleo ou da imagem de um santo, ou da bíblia tem a mesma função: buscar a conexão com Deus. Sempre se buscará apoio em elementos palpáveis para buscar a aproximação com Deus! O próprio Deus aje assim: ele se revel... Denunciar comentário ofensivo
    • Wendel (Rio) - 28/01/2014
      A imagem (de barro, gesso, madeira, resina...) funciona como um dispositivo de comunicação através do qual a pessoa consegue se conectar à entidade santa. Conexão estabelecida, a pessoa passa então a transmitir aos santos suas suplicas, seus agradecimentos. A partir daí, cabe aos santos encaminhar os pedidos a Deus, talvez recomendando esse ou aquele encaminhamento. Esses dispositivos (as imagens) encurtam a distância entre o homem e o Deus etéreo: ao contrário de Deus, as imagens são algo palpável, visível, mater... Denunciar comentário ofensivo
    • Wendel (Rio) - 28/01/2014
      Parece-me que, na prática católica, as imagens não nem uma coisa nem outra: nem são tomados por deuses, nem são tomados apenas por personalidades dignas de respeito. É menos que aquilo e mais que isto: as imagens representam alguém capaz de intermediar a relação com os deuses. Elas, as personalidades representadas pelas imagens, têm uma utilidade operacional prática: elas atuam intermediando a relação do homem com os deuses. Não são apenas exemplos de vida a serem seguidos; são intermediários úteis. Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo Favero (PontaGrossa) - 28/01/2014
      Thais seu comentário é muito correto, mas precisa ser mais aprofundando. Esta "guerra santa" católicos x não católicos não é agradável a Deus. Neste caso sugiro a leitura de 1. Cor. 1-10-13. Se eu confecciono uma imagem de barro, gesso, madeira, resina e creio nela como um deus, sou um ignorante e idólotra, pois EU fiz o meu deus. Se à imagem eu rendo-lhe respeito semelhante a um patriota à sua bandeira, não há probelmas, pois a Arca da aliança era decorada por querubins, o templo de Salomaão além dosi bois possuia... Denunciar comentário ofensivo
    • Aprigio dos Passos (Cupira) - 28/01/2014
      Parafraseando – 24/2014.1 Por que Adonai autorizou Mosheh a fazer uma serpente abrasadora e pó-la sobre uma haste? Em síntese, é importante sabermos que tipo de relação existi entre o povo Israelense e Adonai Eloheinu (SENHOR DEUS DE ISRAEL). Pois bem! Depois que o povo sai do Egito Adonai chama Mosheh no deserto do Sinai e diz: [“... Assim, falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se dilig... Denunciar comentário ofensivo
    • Thais (Lorena) - 27/12/2013
      Uma rápida leitura e veremos como há idolatria e deturpação da bíblia pela Igreja católica... Catecismo:1°Amar a Deus sobre todas as coisas 2°Não tomar seu santo nome em vão 3°Guardar domingos e festas 4°Honrar pai e mãe 5°Não matarás 6°Não pecar contra a castidade 7°Não furtarás 8°Não levantar falso testemunho 9°Não desejar a mulher do próximo 10°Não cobiçar as coisas alheias. Agora o que a bíblia diz: Não terás outros Deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura; Não as adorarás... Não tomarás o ... Denunciar comentário ofensivo
    • Adailton (São José) - 27/12/2013
      Erivaldo (Salvador), idolatria é adorar "ídolos", quer sejam imagens, pessoas, lugares, objetos, conceitos, 'status'!Denunciar comentário ofensivo
    • Erivaldo (Salvador) - 27/12/2013
      Adorar ou prestar cultos as IMAGENS.Denunciar comentário ofensivo
    • Erivaldo (Salvador) - 27/12/2013
      Idolatria para os CATOLICOS seria ADORAMOS O SALVADOR.Denunciar comentário ofensivo
    • Geraldo Moisés Vieira (Ipatinga) - 27/12/2013
      Por que os protestantes dizem que idolatramos os Santos? deve ser porque a bíblia deles não deve ter a citação "sede Santos"... E se não ha uma intercessão entre os Santos e a Santíssima trindade que Pai Filho e Espírito Santo... Pra que orarmos ou rezarmos uns pelos outros... Não peçam aos seus ideologistas que orem pra vocês porque será pior do que pedir a um dos nossos Santos católicos ... Denunciar comentário ofensivo
    • Reginaldo de Jesus dos santos (Jequié BA) - 13/11/2013
      só que Jesus não estava chamando por Elias e sim falando diretamente com o própio Deus Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 25/10/2013
      Eu "fugi ao tema" apenas para responder aos acréscimos feitos pela ICAR, sendo estes já citados por outros comentaristas. Mesmo que a prática da oração aos mortos não seja orientada a nós por Jesus ou pelos apóstolos, podemos perceber esta crença pelo menos em "Ele chama por Elias!", quando Jesus na verdade, chamava por Deus. Mesmo Elias não estando morto, isto também iria querer dizer idolatria.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 25/10/2013
      Será que vários de vocês não sabem que Jesus nos ensinava com parábolas? O que significa "não entrará no lugar do meu descanso"? A morte significa isto, tanto se entrar quanto se não entrar. Parece que distorcem a Bíblia de propósito. Nem parecem crer em Deus. Quando se criavam imagens, criavam os seus deuses, e isso sim era a idolatria. "Não farás para si imagem ou semelhança..." Isso não nos diz de maneira alguma "não farás representação alguma...". A palavra dormir quer dizer descansar! Ou será que há discordânc... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 25/10/2013
      Gabriel vc acredita em Jesus e nas Escrituras? Em TODA A ESCRITURAS fala-se q os mortos DORMEM E JESUS DIZ Q DORMEM E SERÃO RESSUSCITADOS NA SUA VOLTA, ESTÁ NAS ESCRITURAS GABRIEL,NÃO ESTOU INVENTANDO NADA!!!ACORDE PARA ESSA CEGUEIRA!Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os MORTOS ressuscitarão incorruptíveis,e nós seremos transformados.1Coríntios 15:52 -Leia e medite em 1 Tessalonicenses 4:13-18. Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 25/10/2013
      Gabriel vc precisa ora muito e examinar as escrituras,vc sabia q o homem estava separado de Deus,devido ao pecado original(adao e eva),Jesus veio para nos ligar novamente ao Pai,SOMENTE JESUS PODE FAZER ISSO:Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM vem ao Pai, SENÃO por mim.João14:6 - Jesus é O ÚNICO NOME PODEROSO.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome QUE É sobre todo o nome;Filip 2:9- Gabriel RESPONDA ONDE JESUS, OS APOSTOLOS NOS ORIENTAM A ORAR A MORTOS, A PEDIR ... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 24/10/2013
      Graça e paz! Gabriel, não encontro na Bíblia Jesus, Paulo, Pedro e outros Apóstolos orientando para que se quisermos pedir algo para Deus, primeiro pedimos aos santos mortos ou então a Maria que também está morta, para pedir a Jesus para pedir a Deus! Isto é loucura meu amado! É ANTI-BÍBLICO! É IDOLATRIA! É CEGUEIRA ESPIRITUAL! Você e todos os católicos estão sendo enganados pela ICAR! Muito triste ver pessoas do "bem" sendo vendadas os olhos pela ICAR! Muita coisa boa dentro da igreja católica, porém, contém erros... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 24/10/2013
      Graça e paz! Santo morreu? Então acabou a função! Morto não pode nos ajudar EM NADA! Ainda bem que eu tenho SOMENTE JESUS como meu intercessor junto ao Pai, que vivo está! Somente a Deus oro, sempre em nome de Jesus! A Bíblia é clara a este ensino! O resto é IDOLATRIA, SIM, quer queiram ou não! Vou dizer pela enésima vez: DEUS NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM! Deus quer relacionamento DIRETO com Ele através de JESUS somente! Se Deus me deu este privilégio de ter acesso direto a Ele, PORQUE VOU PEDIR ALGUMA COISA A... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 24/10/2013
      Para aceitar a minha afirmação, cada um de vocês devem ter a certeza de que os mortos têm consciência. Para terem certeza, basta que leia o capítulo em que Jesus recebe a visita de Moisés. A menos que eu esteja errado, ele estava morto! Tem também outros trechos que podemos ler, tais como aquele que nos ensina que o evangelho foi pregado também aos mortos ou aquele em que São Pedro afirma que ao se desfazer o nosso corpo, recebemos uma casa preparada por Deus.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 24/10/2013
      Irmãos, como assim não sabem a função desempenhada por nossos irmãos beatificados? A resposta é a seguinte: A MESMA QUE ELES DESEMPENARAM ENQUANTO ESTAVAM ENTRE NÓS. Se Nosso Senhor é contra isto, por que Ele aceitava? Não pedimos somente a Deus por isso. Vocês acham que nenhum daqueles que foram curados ou alcançaram outras graças nunca haviam pedido a Ele?Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 24/10/2013
      Tb aguardo esta resposta Cássia!Denunciar comentário ofensivo
    • Cássia (Rio) - 24/10/2013
      E a pergunta do Sérgio ("E então, algum católico poderia responder: qual a função que os santos desempenham no sistema de fé católica?"), nenhum católico para responder? Seria bom que os protestantes ouvissem, dos católicos, como eles veem os santos.Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 24/10/2013
      Gabriela, o que a cega é a leitura fundamentalista e o julgamento das pessoas por essa leitura ( prática farisaica). Tomo como exemplo o que disse Paulo Favero leia, me enganei lê você lê, (examine) o Catecismo nos número 2131 e 2132.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 24/10/2013
      Erinaldo li o comentário do DBomfim, agora leia com atenção meu comentário.Nunca deixei de respeitar a a sua fé,porém a questão das imagens devem ser analisadas,vc dizem q as imagens representam certa pessoas,certo?Então vc oram,pedem milagres,alguns santos curam,outros são de causas impossíveis,etc etc,existe santo p/ cada problema,a partir do momento q vc crê q um morto pode ouvir suas orações vc já contradiz as escrituras(já as trad.da icar crê q isso é possível),os mortos Ñ tem contato conosco e nos com eles.Ou... Denunciar comentário ofensivo
    • Sérgio (Rio) - 24/10/2013
      E então, algum católico poderia responder: qual a função que os santos desempenham no sistema de fé católica?Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 24/10/2013
      Gabriela, copiei esta resposta do DBonfim é assim que a Igreja ensina: A questão não é o que um católico entende por idolatria, mas sim, o que de fato, segundo as Escrituras, é idolatria. Nesse ponto, com raríssimas exceções, o que se percebe, no meio não-católico, é uma crítica repreensiva aos católicos, sem, porém, real conhecimento de causa. Ídolo não persiste nas imagens de seres ou pessoas para as quais não se atribui título de divindade, pois imagem não é sinônimo de ídolo, já que esse último, necessariamente... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 23/10/2013
      Gabriel vc deveria ler mais a bíblia, onde nas escrituras podemos orar a mortos, onde se faziam imagens de mortos e depois oravam a essas imagens,onde alguém ensina q devemos orar a Maria,onde me diz por favor!E a respeito das graças recebidas,jamais vc deve pagar promessas,pois a graça que VEM DE DEUS É DE GRAÇA,ENTENDEU,JESUS JÁ PAGOU O PREÇO NA CRUZ,derramou seu sangue,sofreu para que nos recebessemos as bençãos do Senhor,a graça que é DE GRAÇA!É MELHOR OBEDECER QUE SACRIFICAR!Denunciar comentário ofensivo
    • Renato (SBO) - 23/10/2013
      Se muitos são santificados, por quê Moisés que esteve face a face com Deus não foi e Elias que foi arrebatado vivo também não? São eles menos merecedores que os de hoje santificados pela igreja?Denunciar comentário ofensivo
    • Sergio (Rio) - 23/10/2013
      Pergunta para um católico: Qual a função dos santos?Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 23/10/2013
      Essa foi realmente engraçada, Carlos! ha ha ha! Toda vez que leio as Escrituras Católicas não encontro algo que seja contrário a Elas. Toda vez que comparo-as com outras não-Católicas, vejo os erros presentes nestas outras. Se tenho dúvidas sobre as traduções, recorro às que são gregas, e continuo não encontrando erros católicos. Toda homenagem que fazemos aos santos não tem nada de errado, senão não poderíamos fazer festas de aniversários. Pagar promessa é algo feito depois que a graça é alcançada.Denunciar comentário ofensivo
    • Carlos (São Paulo) - 23/10/2013
      Em nome da Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo! O Filho deve ser Filho do Pai e, também, Filho da Mãe. (Ainda acho que o Espírito Santo tá sobrando... Mas depois dá-se um jeito nele e volta-se a ter três deuses: pai, mãe e filho!)Denunciar comentário ofensivo
    • Carlos (São Paulo) - 23/10/2013
      Mas se já acrescentaram dois deuses à divindade original (YHWH), que diferença faz acrescentar mais uma???Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 22/10/2013
      Graça e paz! Como posso fazer parte de uma igreja onde acrescentam uma quarta pessoa com divindade? Porque se tenho que pedir algo para Maria para pedir para Jesus para pedir a Deus, tem muita coisa de errado nisto! A Bíblia não me orienta em parte alguma este ensino! ISTO É IDOLATRIA, SIM! Se tenho que colocar fitinhas em meu carro para me proteger, ISTO É IDOLATRIA, SIM! Se sacrifico meu tempo, dinheiro, família, amigos, para ver, no RJ, na JMJ, um homem que supostamente é sucessor de Pedro, mas é um pecador igua... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 22/10/2013
      Graça e paz! Devemos fazer parte, sim, de uma igreja, A IGREJA DE DEUS, todo aquele que ler a Bíblia não segue suas próprias concupiscência, nem tão pouco de líder mal intencionado ou equivocado em seus ensinos, mas segue as Palavras do Sumo Sacerdote, JESUS! Devemos ler, meditar e procurar seguir os mandamentos ali ensinados, então, teremos um relacionamento íntimo com Deus e ninguém nos enganará! Não seremos marionete, papagaios (só repete, não pensa), na mão de líder religioso nem de Instituição Religiosa! Por i... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 22/10/2013
      Devemos fazer parte de uma Igreja, não devemos seguir nossas próprias concupiscências. Isso é várias vezes avisado tanto por São Paulo quanto por São Pedro. Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 22/10/2013
      Ah tá, já entendi. Os mortos, quando foi pregado o Evangelho a eles, foram acordados, aí eles ouviram-no, e dormiram de novo. Moisés também dormia, acordou com o chamado de Elias, apareceu ao nosso Senhor, e dormiu de novo. Porque os mortos dormem. Sempre achei que esse sentido da palavra dormir servia para representar o nosso descanço, pois os bons entrarão no lugar do descanso de Deus.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 22/10/2013
      Gabriel a passagem que Elias e Moises apareceram a Jesus NÃO TEM NADA A VER COM NÓS FALARMOS COM O MORTOS,pois:E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele...E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu.E da nuvem saiu uma voz que dizia:Este é o meu amado Filho,em quem me comprazo;ESCUTAI-O.Mt17:3-5-1º Ninguém orava a mortos,nessa passagem Jesus estava transfigurado,era algo espiritual,e falavam SOMENTE com JESUS,e no final do versiculo observe Deus dizendo ESCUTAI-O,pois Jesus er... Denunciar comentário ofensivo
    • Reginaldo de jesus dos santos (Jequié BA) - 22/10/2013
      irmãos paz seja com todos! quero falar um pouco do que entendo da Bíblica. temos inúmera passagem Bíblica que nos fala de culto a imagem de escultura a bíblia e muito clara quando aborda a o assunto em nem um momento Deus ou Jesus ou qual que um dos dissiplos de jesus ou ate mesmo os apostolo nos orienta fazer ou prestar culto a imagem ( DT 5:7a10 nos fala que não devemos fazer nem semelhante a o que estar em cima dos Ceu nem em baixo da terra nem nas águas debaixo da terra) irmaõs nós precisamos defender a ... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 21/10/2013
      Graça e paz! Ninguém aqui deve ser contra pessoas, pois a briga não é contra carne, é contra potestades! A Verdade não é de ninguém, a VERDADE está na BÍBLIA! O problema está nas interpretações! Cabe a cada um LER EXAUSTIVAMENTE a Bíblia e comparar com os ensinos dos líderes religiosos, pois SEREMOS cobrados pelos ESCRITOS BÍBLICOS! Erinaldo e católicos, eu, Cesar e Gabriela, não defendemos uma religião, tanto é que também fazemos críticas construtivas das igrejas evangélicas. Todos cristãos deveriam ser assim. Igr... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 21/10/2013
      Parece que não encontraram ainda que nas Escrituras podemos perceber a aparição de Moisés a Jesus. Ele estava morto. A ajuda que temos de outras criaturas não quer dizer idolatria. Denunciar comentário ofensivo
    • Renato (SBO) - 21/10/2013
      Não existe ajuda fora de Deus. Devemos entender que Deus é o único que realmente pode nos ajudar. “Tu foste a minha ajuda” Salmo 27:9. “A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.” Salmo 33:20. “Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” Salmo 40:17. “Eis que Deus é o meu ajudador” Salmo 54:4. Enquanto Satanás persiste na idéia de buscar nossa adoração a ele no lugar de adorarmos a Deus, suas tramas incluem a apresentação de ajudantes espirituais. E est... Denunciar comentário ofensivo
    • Renato (SBO) - 21/10/2013
      Deus não fala conosco através dos espíritos das pessoas mortas. Simplesmente Deus põe fim à vida ativa de cada pessoa quando morre. Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Igualmente vemos que Lázaro e o homem rico (Lucas 16:19-31) morreram, e sua interação com os vivos terminou neste momento, e se foram a seus destinos, esperando a ressurreição final. O homem rico quis regressar à terra ou queria que alguém do paraíso fosse até lá para comunicar-se com sua ... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 19/10/2013
      Paulo vc não deve se esquecer que o erro está em todas as instituições religiosas, no meio dos padres o homossexualismo,a pedofilia, corrupção,lavagem de dinheiro...o Papa aceita que se prostrem a ele,que beijem seus pés,que o venerem...pois p/ a doutrina da ICAR isso é normal,o Papa tem até trono...O ÚNICO DIGNO QUE NOS PROSTREMOS,NOS RENDEMOS,QUE SEJA VENERADO É O SENHOR,quando satanás pediu para que Jesus se ajoelhasse a ele,Jesus foi BEM CLARO:Vai-te, Satanás,porque está escrito Ao Senhor teu Deus adorarás,e só... Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 19/10/2013
      "Deus nos fez idôneos ministros do NOVO TESTAMENTO, não pela letra, mas pelo Espírito, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica"(II Cor. 3, 6). "Logo, a Fé é pelo ouvido, e o ouvido pela palavra de Cristo" (Rom. 10, 16-17) Como pro-tes-tan-te, você deve crer que cada um que lê a Bíblia é inspirado pelo Espírito Santo. Ora, se é assim, por que a interpretação de vocês estão sempre errada na visão do outro inspirado? Se todas as interpretações da Bíblia dadas pelos pro-tes-tan-tes de todos os naipes e de todas as... Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 19/10/2013
      Claúdio, O Espírito Santo ou revela ou não revela! não há meio termo, não há aquela que mais se aproxima, Ou se é quente ou frio, morno será vomitado. Sim Sim, Não Não. Se Homens são falhos por que temos que seguir sua linha de pensamento? Só os outros são falhos você não? Você tambem é homem! Observe os anos em que essas igrejolas citada por você foram fundadas: Batistas: John Smyth (Holanda) – 1600 Presbiterianos: John Knox (Escócia) – 1567 Metodistas: John Wesley (Inglaterra) – 1739. Quem viveu antes delas como... Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo (Trindade) - 18/10/2013
      E eu espero que os pastores pilantras que existem (e ficam se acusando uns aos outros) um dia se convertam ao cristianismo! As portas da Igreja estam sempre abertas, mas é necessário que a pessoa queira entrar! Quanto ao Papa Francisco, ele já se converteu a muito tempo ... por isso o Espirito Santo o levou até lá!Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 18/10/2013
      Graça e paz! Erinaldo, quando disse que os pastores que citei chegam bem próximo do que o Espírito Santo quer revelar eu quiz dizer que eles chegam o mais próximo da verdadeira interpretação bíblica quase que sua totalidade, pois, não conheço pessoa humana que consiga interpretar 100% a Bíblia conforme a vontade de Deus. Homens são falhos meu caro! Agora, com certeza, estes pastores estão anos luz em interpretação bíblica correta do que todos os padres da ICAR, muitos pastores evangélicos (principalmente os da pros... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 18/10/2013
      Parece que não está havendo leitura das palavras postadas pelos administradores deste site. Alguém está encontrando alguma incoerência? Pelo menos eu não. Todos eles defendem a fé católica. Infelizmente, eu também não leio, mas acredito.Denunciar comentário ofensivo
    • Shester (Fortaleza) - 18/10/2013
      Meus irmãos eu glorifico o nome do nosso grande e majestoso DEUS e de seu filho redentor e salvador Jesus o Cristo ,pois vejo que todos estão empenhados em buscar o conhecimento nas escrituras , não desejo repreender católicos ou não católicas pelas doutrinas que são ensinadas em suas denominações , meus irmão é o crer em Jesus que irar te salvar e não padres ou pastores pois são todos homens e são falhos, mais parabéns a todos fico muito feliz em saber que existem pessoas que meditam nas escrituras sagradas, enten... Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 18/10/2013
      Cláudio, os Bereanos não usavam bíblia a mesma ainda não existia. Eles usavam as Escrituras (Velho Testamento ). Graça a Igreja que os conservou na bíblia! Eles conferiam o que Paulo falava porquê o mesmo era suspeito do que falava e deixava muita dúvidas. Eles conheciam muito bem sobre a História de Paulo. Citas-te uma lista de Pastores e disses-te que eles falam palavras que chegam bem próximo ao que o Espírito Santo quer revelar. Como assim bem próximo? ou Espírito Santo revela ou não revela ( Os Espírito Santo ... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 17/10/2013
      Graça e paz a todos! Erinaldo (Recife) não cai em contradição meu caro! Já deve ter lido também algo escrito em meus comentários que Deus usa homens para falar conosco, PORÉM, contudo, todavia, TUDO que nos for ensinado DEVE ser conferido na Bíblia, deve ser bem estudado caso paire dúvidas. E independentemente de quem esteja falando devemos conferir na Bíblia, pois, devemos ser como os Bereianos que foram considerados nobres em virtude de conferirem na Bíblia tudo o que os era ensinado! Portanto, continuo afirmando... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 17/10/2013
      Pessoal, tudo o que eu disse pode ser confirmado nas Escrituras. Me desculpem se eu errei nas palavras, mas sendo errado o culto a outros seres além de Deus, então não fazemos isso, pois servimos primeiramente a Ele. E quem disse que a proibição de se criar imagens para adorá-las(ou seja, criar deuses, pois era isso o que faziam os pagãos) afirma a não existência de humanos santificados que podem interceder por nós? Continuam com os falsos testemunho e julgamento!Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 17/10/2013
      Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. (Mateus 10:16)Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 17/10/2013
      Ora,ora,ora quem diria Cláudio, você caindo em contradição! Você postou tal comentário neste tópico: Em que passagem da Bíblia nos mostra a Ave Maria? Se procurar o fundamento da Ave Maria, não tem nada escrito na Bíblia. " Claudio - RJ - 09/10/2013....(ICAR, EVANGÉLICAS, ESPÍRITAS, ETC) os dominem, os enganem, os manipulem, os façam de marionetes, os transformem em papagaios acéfalos!..... mas que para isto acontecer temos que mergulhar nos ensinos bíblicos, na PALAVRA DE DEUS, pura e simples, sem intermediá... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 17/10/2013
      Paulo li seu comentário,vc é sensato e educacdo,apesar de vc já ter falado algumas coisinhas pra mim rsss,+ concordo com vc,a idolatria está em todos os lugares,alguns idolatram o dinheiro,outros pastores,outros papas,outros irmãos mortos ou vivos,etc...a questão é q se vc conhece a verdade deve patricá-la,acredito sim q vc é uma pessoa sincera com Deus,porém a questão das doutrinas da ICAR são contrárias as escrituras,como se dizer q Maria é advogada, Jesus nas escrituras É O ÚNICO Advogado,nas escrituras os morto... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 17/10/2013
      Graça e paz! Paulo, concordo com seu entendimento de idolatria, conforme citou em seu comentário as diversas formas de idolatria, quer seja a uma imagem, a um Padre, a um Pastor, a um imã de santo, a um terço, a um cantor gospel, etc. Idolatria é adorar/amar/venerar algo ou alguém freneticamente, cegamente! É dar uma importância exagerada para algo ou alguém a frente de Deus! Por exemplo, gosto muito de ouvir a Palavra do Pastor Ariovaldo Ramos, de SP. É convidado um dia por mês, as quartas, para dar uma palavra na... Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 16/10/2013
      Você se converteu, apredeu lê bíblia, depois viu que os que te ensinaram a lê-la estavam também errados, os abandonou, e agora se achando todo salvo quer incutir nos outros seu modo de ver e interpretar a bíblia, só. Pois bem, partindo da idéia de seguir seus ensinamento também não estaria tal pessoa contra seu modo de pensar? Sim, porque o que mais você tem falado é que devemos seguir só a bíblia. Não estaria esta pessoa seguindo você? Você saiu da seita que lhe ensinou lê bíblia mas trouxe com você a mesma ideolo... Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo Favero (PontaGrossa) - 16/10/2013
      Claudio e Gabriela infelizmente meu comentário abaixo ficou muito longo. Mas, peço com carinho que leiam até o fim. Alerto apenas trata-se de um depoimento particular meu, não estou falando em nome de outros. E apenas peço para vocês serem mais justos em seus comentários. Paz e BemDenunciar comentário ofensivo
    • Paulo Favero (PontaGrossa) - 16/10/2013
      Claudio sua revolta é compreensível. Sou católico, tenho poucas imagens em minha casa, não sou muito chegado a imagens a não ser que sejam obras de arte como a Santa Ceia de Da Vince, o David e a maravilhosa Pietá de de Miquelangelo. Tenho pequenos terços e medalhas em meu automóvel. Eu seria muito idiota se rezasse para a imagem, posso ate´rezar na frente dela, mas nunca para ela. Os terços e medalhas do meu carro não me protegem, não são amuletos cabalísticos. O que me protege é minha fé em Cristo quando vou à mi... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 16/10/2013
      Graça e paz a todos! Outra história: Quando não era convertido ao cristianismo bíblico (Bíblia como única base verdadeira de fé) me dizia católico portanto fazia sinal de cruz, rezava pai nosso, ia à missa, fiz primeira comunhão, etc. Em 1996 roubaram meu carro e os ladrões me levaram junto e no meu carro tinha um imã de um santo (todo católico tem um ou uma fitinha no retrovisor pois acham que isto é que os protege do mal - isto já é idolatria) que minha mãe havia me dado. Os ladrões me soltaram e não aconteceu na... Denunciar comentário ofensivo
    • Claudio (RJ) - 16/10/2013
      Graça e paz a todos! Tenho um casal de amigos católicos praticantes da Canção Nova. Uma vez fui convidado para ir à missa com eles e fui prontamente (já fui a várias missas, a convite). Pois bem, as imagens estavam lá, porém, no início só estavam lá, sem o Padre fazer qualquer menção a elas. Foi chegando quase no final que confirmei a idolatria católica, o Padre pegou uma imagem (de uma mulher negra) a beijou, levantou para o alto e começaram a orar para esta imagem e a reverencia-la. Agora eu pergunto aos leitores... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 16/10/2013
      Gabriel qdo é que os santos irão aparecer com Jesus?R:Os santos (mortos em Cristo) ressuscitarão 1º, qdo Jesus voltar e depois os santos vivos(os que estão em Jesus) serão arrebatados e terão seus corpos tranformados...observe que os mortos dormem, ELES SERÃO RESSUSCITADOS,Jesus vem rescussita-los ENTENDE?por enquanto eles dormem, pesquise melhor as escrituras,LEIA 1Co15:44-52.E onde nas escrituras EXISTE alguém que OROU, fez CULTO a irmãos santos MORTOS?? ME RESPONDA POR FAVOR, EU TE PERGUNTO E VC NUNCAA RESPONDE,... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 16/10/2013
      Como assim Gabriel,vc presta CULTO aos santos irmãos?As acrituras diz: Adorarás o Senhor,teu Deus,e SÓ A ELE prestarás culto.”Se vc presta culto a QUALQUER UM que NÃO SEJA O SENHOR é errado (Mt14,10).E a questão de imagens NÃO está simplesmente em FABRICÁ-LAS,pois o texto NÃO é só a parte de:NÃO farás para ti a imagem,MAIS ele continua,ele tem um complemento,NÃO a servirás,NÃO se encurvarás a ela,NÃO devemos prestar culto,ISTO ESTÁ CLARO NAS ESCRITURAS, esse atos de cultuar tanto imagens, quanto pessoas ESTÁ ERRADO... Denunciar comentário ofensivo
    • Fernanda (São Paulo) - 16/10/2013
      Agora o curioso é que a função desempenha por essas pessoas é a de intermediários entre Deus e os homens! Estranho, porque em algumas passagens da bíblia parece estabelecer que na relação entre Deus e os homens, no que tange, à salvação, não haveria intermediários, senão Jesus. Mas os cristãos que não recorrem a essas pessoas intermediárias, elas têm menos vantagens na tentativa da salvarem-se (seja lá do for!)Denunciar comentário ofensivo
    • Fernanda (São Paulo) - 16/10/2013
      Entendi: presta-se culto à essas pessoas por que que elas podem aparecer a nós, farão julgamento da humanidade e fizeram milagres em nome do Senhor, enquanto vivas". É, parece que Deus terceirizou suas funções! Agora entendo: acreditam naquilo que aparece; bajulam quem vai julgar e esperam milagres... Comportamento bem primitivo.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 16/10/2013
      Prestamos culto aos santos irmãos que já não estão entre nós porque na própria Bíblia há indícios de que eles podem aparecer a nós, que farão julgamento da humanidade, que enquanto vivos podiam fazer milagres em nome do Senhor. Também hoje temos vários indícios de aparições de Nossa Senhora, e milagres tanto por parte dela quanto de outros santos.Denunciar comentário ofensivo
    • Fernanda (São Paulo) - 16/10/2013
      Mas por que prestar culto às pessoas representadas pelas imagens?! Qual a função dessas pessoas na relação entre Deus e os homens? Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 16/10/2013
      Estou começando a acreditar que esse mandamento deve ser levado ao pé da letra: "Não farás para ...". E todos nás sabemos que o culto não é prestado às iagens, e sim à pessoa a quem ela representa. Você, Renato, está nos julgando e levantando falso testemunho! Está escrito: aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Também está escrito que todos os bons julgarão os maus.Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 16/10/2013
      Isso aí, valeu Erinaldo! Boa.Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 15/10/2013
      Renato, e se a imagem for de uma coisa com corpo de formiga, braço e perna de gente ( sim porque formiga têm 6 pernas ), olho de desenho animado japonês, fica de pé feito gente e ainda fala, cita passagens bíblica e fala com Jesus nessas revistinhas infantis pode? Há vá ao google digite assim: IMAGENS DE ESCULTURAS EM IGREJAS PROTESTANTES. Veja se vocês que tanto criticam tem imagens. Há, vá até o final que lá têm uma imagem desta coisa horrenda tamanho grande para vender. Tem até escapulário. Denunciar comentário ofensivo
    • Renato (SBO) - 15/10/2013
      Amigo lembre-se que Elias foi arrebatado vivo para o céu, ou seja não estava morto.Denunciar comentário ofensivo
    • Renato (SBO) - 15/10/2013
      O que podemos dizer é claro: Deus disse para não fabricamos imagens nenhuma que esta acima do céu nem na terra e nem abaixo da aguas.ou seja, apatir do momento que a fabricamos e a tornamos ela realizadora de milagres, intermediadora, missas(cultos) exclusivas a ela e procissão a essa imagens; meus queridos o que eu posso dizer é que neste momento Deus fica terrivelmente irado,pois ELE disse que só ele é digno de toda honra e glória e só a ELE devemos exaltar.Lembrem-se que os apostos. maria mãe de jesus, e os prof... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 15/10/2013
      Acho que vou criar um site desses pra mim, kkk. O falso testemunho por exemplo, é este: dizer que nós católicos prestamos culto à imagens. E um morto tem contato com um vivo sim: Tanto Elias quanto Moisés apareceram a Jesus, os três pastorinhos receberam a visita de Nossa Senhora... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 15/10/2013
      Gabriel qual seria o falso testemunho?e onde ESTÁ NAS ESCRITURAS alguém orando a mortos e eles fazendo milagres,atendendo orações, e que Deus tenha permitido tal prática?Me responda por favor, onde um vivo pode ter contato com um morto e vice versa? Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 14/10/2013
      A quem estão querendo enganar? Ou porque se deixam enganar? Os católicos sabem muito bem o que fazem. Dizemos uma coisa e dizem que não é assim. Não devemos julgar os outros, nem muito menos levantar falso testemunho!Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 14/10/2013
      A questão é q os "santos" católicos são deuses no sentido:as pessoas fazem orações a eles (mortos),acreditam que eles farão milagres,se curvam a eles e os servem.Se acreditam q os santos ouvem suas orações onde quer q estejam dão aos santos o poder da unipresença(SÓ DEUS TEM esse atributo),se acreditam q santos farão milagres,dão a eles o poder de operar maravilhas(QUE SÓ DEUS tem esse atributo),e se curvam,dobram seus joelhos(SÓ A DEUS DEVEMOS NOS CURVAR E SERVIR),fazem a imagem com semalhança de homem,se CURVAM,p... Denunciar comentário ofensivo
    • Aldo Roberto (Linhares) - 14/10/2013
      Jesus disse: tudo que pedires ao pai EM MEU NOME. Apostolo Pedro disse: SÓ HÁ UM MEDIADOR entre Deus e o homem. Enfim, todos estes ensinamentos sagrados estão em sintonia com a proibição a adoração, veneração, intermediação por outras pessoas, sejam ídolos, sejam imagens.Denunciar comentário ofensivo
    • Sávio (Rio) - 14/10/2013
      A questão, me parece, não é de semântica, mas de prática: que função desempenha os santos, representados nas imagens, na intermediação da relação entre os homens e Deus?Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 14/10/2013
      Se para nós as pessoas beatificadas fossem deuses, então não as chamaríamos de santos. Isso é ou não óbvio demais? Já que é pra falar mal das igrejas, então vamos lá: Os pastores saem perguntando aos fiéis quanto levou cada um para o dízimo. E isso não é certo aos olhos de Deus, pois devemos fazer as boas obras em segredo.Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 14/10/2013
      A resposta do DBonfim logo abaixo é especial confiram: A questão não é o que um católico entende por idolatria, mas sim, o que de fato, segundo as Escrituras, é idolatria. Nesse ponto, com raríssimas exceções, o que se percebe, no meio não-católico, é uma crítica repreensiva aos católicos, sem, porém, real conhecimento de causa. Ídolo não persiste nas imagens de seres ou pessoas para as quais não se atribui título de divindade, pois imagem não é sinônimo de ídolo, já que esse último, necessariamente tem de ser mais... Denunciar comentário ofensivo
    • Glória (Rio) - 13/10/2013
      Os católicos podem idolatrar quem eles quiserem, isso diz respeito apenas a eles! Assim como os evangélicos podem comprar tijolinhos do templo, óleos de Israel... Agora, a questão é que eles argumentam que não são idólatras, quando dizem que não rezam para os santos.Não falo das imagens; óbvio que eles não rezam para as imagens, mas para o que simbolizam as imagens: intermediários, mediadores, "lobistas"...Denunciar comentário ofensivo
    • Marcelo Tavares (Ananindeua) - 13/10/2013
      Se vocês acreditam que católicos não são idólatras venha ver o círio de nazaré a cidade toda para para venerar, pagar promessa e se sacrificar perante uma imagem, existe todo um preparo para isso, a cidade fica um caos, é muito mais fácil ter vários fiéis com vários falsos deuses do que ter muitos fiéis para apenas um deus, então se eles querem adora uma imagem a igreja católica deixa, desde que paguem suas ofertas.Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 30/09/2013
      Segundo o Dicionario o significado de examinar é: Ponderar, observar ou analisar atentamente, minuciosamente. Coisa que vocês não fazem vocês só leem como os fariseus faziam. A repreensão de Jesus para OS FARISEUS examinarem as escrituras você adotam e muito bem. Usam até hoje. Só não cumprem. Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 30/09/2013
      O dicionário explica o significado das palavras,católicos dizem que Ñ são idólatras,+ Ñ sabem o significado ou ñ querem obedecer o que Deus falou,como citei abaixo,é prestar culto a alguém que NÃO SEJA Deus.Só prega o evangelho quem conhece o evangelho,Cristo fala p/ EXAMINARMOs as ESCRITURAS,pois como posso falar do poder de Deus,sobre o Amor de Cristo sem conhecer as escrituras,pois ELAS TESTIFICAM DELE,ELA FALA DE SEUS ENSINAMENTO,só podemos falar aquilo que aprendemos,e aprendemos sobre Deus LENDO SUA PALAVRA,E... Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriel (Palmas-TO) - 30/09/2013
      Idolatria seria tomar por ídolo algo que não exista, pois tudo na Bíblia que era idolatrado, era deuses inesistentes.Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 30/09/2013
      Se a bíblia é suficientemente 100% para o pro-tes-tan-te: para que usar dicionário? Denunciar comentário ofensivo
    • Erinaldo (Recife) - 30/09/2013
      Os problema no pro-tes-tan-tis-mo são: Sectarismo: São divididos entre eles mesmo, usando da mesma bíblia; Generalização: tudo para eles são idolatria e tradição; Proselitismo: estão sempre querendo atrair outros das mesmas seitas que a deles para eles com proposito de que onde ele esta estavam lhe pregando um evangelho diferente. Denunciar comentário ofensivo
    • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 30/09/2013
      Idolatria segundo dicionário:2.Culto prestado ao que NÃO é Deus.-Culto segundo dicionário:2.Forma pela qual se presta HOMENAGEM à divindade.3.Cerimônias religiosas;forma externa(de qualquer religião).4.Ato religioso dominical (nas igrejas protestantes)5.VENERAÇÃO;respeito.6.Amor intenso. O Senhor diz que o culto, deve ser prestado somente a Ele, e que Ele NÃO DIVIDE a glória Dele COM NINGUÉM.O ato de dobrar os ojoelhos,cantar canções de amor,adoração,veneração,orar,buscar saúde,ou seja o que for fora de Deus é cons... Denunciar comentário ofensivo
    • Paulo Favero (PontaGrossa) - 30/09/2013
      Meu amigo Antonio Mello (IASD) quando o sr. diz Pois é. O mandamento que proibe a adoração de imagens, não consta no CATECISMO romano. Não sei se o sr. está confuso ou se sr. nunca leu o catecismo e está maldosamente mentindo. O que o sr. diz que não consta está nos números 2131 e 2132Denunciar comentário ofensivo
    • DBonfim (Jaguarari) - 30/09/2013
      Verdade, Sr. Paulo. Mas pena que no meio não-católico, idolatria só tem amplitude religiosa. E por isso mesmo é que a idolatria prospera no mundo. Pois até os fieis ignoram do que ela realmente se trata. E idolatram pastores, “profetisas”, dias da semana, padres, etc. Mas
      Denunciar comentário ofensivo
    • Antonio de Mello (Londrina) - 30/09/2013
      Antonio, você já percebeu que nos mandamentos do CATECISMO romano não conferem com os dez mandamentos da Biblia? Pois é. O mandamento que proibe a adoração de imagens, não consta no CATECISMO romano. O Pior é que para manter o decálogo numericamente igual, eles subdividiram o décimo mandamento NÃO COBIÇARÁS, em dois: NÃO COBIÇAR AS COISAS DO PROXIMO e NÃO COBIÇAR A MULHER DO PROXIMO...rsrsDenunciar comentário ofensivo
    • Paulo Favero (PontaGrossa) - 28/09/2013
      DBonfim concordo com seu comentário. O Luiz Rosa sempre alerta para não utilizarmos uma frase bíblica fora do contexto. A Bíblia apesar de ser uma coleção de livros não deve ser lida escolhendo-se apenas aqueles que me interessam. A Bíblia não proíbe confecção de imagens. A Arca foi decorada com querubins, Moisés fez a serpente o templo foi decorado com bois e querubins. A Bíblia proíbe a idolatria de outros deuses. Neste mundo moderno existem diversos "deuses". Infelizmente pessoas de pensamentos mais simples, ou ... Denunciar comentário ofensivo
    • DBonfim (Jaguarari) - 28/09/2013
      A questão não é o que um católico entende por idolatria, mas sim, o que de fato, segundo as Escrituras, é idolatria. Nesse ponto, com raríssimas exceções, o que se percebe, no meio não-católico, é uma crítica repreensiva aos católicos, sem, porém, real conhecimento de causa. Ídolo não persiste nas imagens de seres ou pessoas para as quais não se atribui título de divindade, pois imagem não é sinônimo de ídolo, já que esse último, necessariamente tem de ser mais do que uma r... Denunciar comentário ofensivo
    • Rosa (Rio) - 27/09/2013
      Mas, Favero, que graça terá a vida do adepto de uma seita cristã se ele deixar de falar dos adeptos das outras seitas cristãs? Os cristãos se alimentam dessas controvérsias! E é isso muito útil para os não cristãos: mostra que os próprios cristãos não entendem a mensagem do Cristo.Denunciar comentário ofensivo
    Escola. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário