terça-feira, 6 de outubro de 2015

MASTRUZ

O Mastruz é uma planta medicinal também conhecida por erva de santa maria, lombrigueira, quenopódio ou ambrosia. Ela pode ser utilizada no tratamento de doenças como bronquite e pé de atleta, devido aos óleos essenciais que possui.
O mastruz cresce espontaneamente em terrenos arredores de habitações, possui folhas verde escura, alongadas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e de cor esbranquiçada, tem cheiro forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento. Pode ser comprado em alguns mercados e lojas de produtos naturais e tem o nome cientifico Chenopodium Ambrosioides.

Para que serve o mastruz

O mastruz serve para o tratamento de rouquidão, circulação, pé de atleta, fraturas, gripes, varizes, hemorróidas, tuberculose, angina, asma, parasitas intestinais, repelente de insetos, bronquite, cãibras, resfriados, contusões.

Propriedades do mastruz

O mastruz possui propriedade anti-inflamatória, expectorante, vermífuga, cicatrizante, aromática, sedativa, abortiva, digestiva, antifúngica, antimicrobiana e antiviral. 
O mastruz também possui propriedades que atuam na constipação intestinal, em coceiras e recuperação da pele ferida por ser emoliente.

Modo de uso do mastruz

Podem ser usadas folhas, flores e sementes em infusões, misturado com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, no tratamento de uso interno ou compressas.
  • Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.

Efeitos colaterais do mastruz

Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, aborto, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.

Contraindicações do mastruz

O mastruz é conta indicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos. O mastruz é uma erva medicinal tóxica e a orientação médica é necessária para definir a dose recomendada.Boa parte da população brasileira – em especial os que residem ou já residiram próximos ao interior ou em locais com diversas plantações – conhece e até mesmo já consumiu mastruz ou mentruz. Originária do México, a erva é utilizada há séculos e conhecida pelos astecas como “erva santa”, já que era considerado um alimento medicinal e que poderia ser consumida em diversos cardápios. É chamada também de erva de Santa Maria, ambrósia, lombrigueira e quenopódio. Seu nome científico é Chenopodium ambrosioides.
O mastruz foi rapidamente disseminado no Brasil, pois cresce de forma espontânea em quase todos os tipos de solo. Seu cheiro é forte e por vezes amargo, as folhas são verde escuras, alongadas, mas em diferentes tamanhos, e suas flores são esbranquiçadas e bem pequenas. A planta pode medir até 70 cm de comprimento, e é facilmente encontrada em farmácias naturais e casas de produtos naturais, além de diversas plantações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário