segunda-feira, 19 de outubro de 2015

RELEVO

Relevo é um tipo de saliência, uma irregularidade que se destaca em uma superfície. Por exemplo, o relevo de uma moeda.
Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.
Os agentes internos (endógenos) são os vulcões, os movimentos tectônicos e os abalos sísmicos que agem de dentro para fora da Terra. Os agentes externos (exógenos) são as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.
No âmbito da geomorfologia o relevo está relacionado com a paisagem física, a configuração atual da superfície terrestre. É um termo usado genericamente para assinalar diferenças de altitude e pendor, as desigualdades da superfície, os volumes e as formas da superfície terrestre.
As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas e depressões.
Geralmente as formas de relevo são determinadas pelo composição litológica, estrutura geológica e ainda por processos geodinâmicos (sismológicos, vulcânicos, tectônicos, orogênicos), sendo especialmente importantes os relevos definidos pelos processos da geodinâmica externa em relação com os processos de meteorização, transporte e deposição de sedimentos.
Na criação de esculturas, o relevo é uma técnica de produção de saliências em uma superfície plana que irá projetar a forma delineada. Em função da profundidade, uma escultura pode ser caracterizada como baixo-relevo (pouca profundidade) ou alto-relevo (maior profundidade).
As técnicas de relevo são aplicadas em trabalhos decorativos diversos.
No sentido figurado, relevo é a condição de algo que tem muita importância, que sobressai, que fica em evidência. É sinônimo de ênfase. Por exemplo: “Os jornalistas deram grande relevo à questão”.
A expressão “pôr em relevo” significa destacar, evidenciar, salientar ou chamar a atenção para determinado aspecto.

Relevo Brasileiro

O Brasil é caracterizado por ser um país que não tem pontos que atingem grandes altitudes (o ponto mais alto é o Pico da Neblina que atinge aproximadamente 2994 metros).
O Relevo do Brasil é composto por Planaltos (Guianas, Brasileiro, Central, Meridional, Nordestino, Serras e Planaltos do Leste e Sudeste, Maranhão-Piauí, Escudo Riograndense); Planícies (Amazônica, Pantanal e Litorânea); Depressão Absoluta; Depressão Relativa; Montanhas.O relevo é definido como a forma da superfície terrestre, podendo ser classificado de acordo com a variação de nível. Entre os fatores responsáveis por dar forma (modelar) ao relevo estão os vulcões, terremotos, clima, chuvas, geleiras, ventos, a ação do homem, entre outros.

Esse aspecto físico é de fundamental importância para a realização das atividades humanas,sendo determinante na construção de fábricas, rodovias, residências, etc.
É possível encontrar diferentes formas de relevo pelo mundo. Sendo assim, podemos destacar quatro tipos de relevo: planície, montanha, depressão e planalto.
Planícies – são terrenos relativamente planos, formados principalmente a partir de rochas sedimentares. Há também a planície litorânea, que consiste nas regiões próximas ao litoral.
Montanhas – são grandes elevações da superfície terrestre, sendo consequência de fenômenos como atividade vulcânica, terremotos, etc. Esse tipo de relevo apresenta terreno bastante acidentado.
Depressões – é um tipo de relevo caracterizado por apresentar altitude inferior à do relevo em sua volta. A depressão pode ser classificada como absoluta, desde que esteja abaixo do nível do mar.
Planaltos – são relevos marcados pela variação de altitude, apresentando formas distintas, como serras, morros e chapadas. Normalmente essas áreas são extensas e possuem forma ondulada. 
Assim como o homem, todos os seres vivos do nosso planeta precisam de um lugar para viver. A superfície do planeta Terra é o lugar em que vivemos, plantamos, colhemos, trabalhamos e construímos nossas casas e demais obras.
Você já reparou que em muitos bairros e cidades, o relevo é diferente? Você já reparou que tem lugares que subimos, outros, descemos, uns são altos e outros, baixos?

O que é relevo?

Relevo
Os relevos são elevações e formas da superfície. Eles sofrem transformações com o passar do tempo, portanto vamos conhecer as formas de relevo existentes!

Formas do relevo

Já mencionamos que o relevo apresenta várias formas e altitudes diferentes. A altitude é a forma de medir um ponto vertical de um ponto e deve ser medida a partir do nível do mar. As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas, depressões e serras. Quem reside em São Paulo conhece o que é descer a serra do mar em sentido ao litoral, não é mesmo? Vamos entender melhor o que significa cada forma de relevo.
Aconcagua
  • Planalto: é um plano alto, ou melhor, é uma região mais elevada do que as demais regiões em sua volta, sendo sua superfície irregular. Existem muitas formações mais elevadas com o topo plano e as encostas bem inclinadas, essas formações denominaram de chapadas. A chapada mais conhecida no nosso país é a chapada Diamantina localizada no estado da Bahia.
  • Montanha: é uma grande elevação da superfície. O ponto mais alto de uma montanha chamamos de pico. Quando observamos uma sequência de montanhas juntas chamamos de serra, e um conjunto de montanhas bem altas de cordilheira. Um exemplo de cordilheira é a cordilheira dos Andes. Essa cordilheira é tão extensa que ocupa o território de diversos países: Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua localizado no território argentino, que atinge 6962 m de altitude.
  • Escarpa: é uma montanha muito inclinada, que também chamamos de penhasco.
  • Morro ou monte: é uma pequena elevação em um terreno de várias formas. Um dos montes mais conhecidos em nosso país é o Monte Pascoal localizado no estado da Bahia.
  • Planície: é uma região formada por terrenos quase planos e de baixas altitudes. As planícies são terras próximas ao curso dos rios e nos litorais.
  • Depressão: é uma região baixa que fica entre áreas mais elevadas.
  • Vale: é uma depressão alongada que geralmente é em forma de U ou V e com o passar do tempo sofre transformações pela ação das águas dos rios.


Fonte: http://www.colegioweb.com.br/geografia/o-que-sao-relevos.html#ixzz3p01jyz6k

Nenhum comentário:

Postar um comentário