Tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a transmissão de costumes,comportamentos, memórias, rumores,crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura.
Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o hábito seja criado. Diferentes culturas e mesmo diferentes famílias possuem tradições distintas. Algumas celebrações e festas (religiosas ou não) fazem parte da tradição de uma sociedade. Muitas vezes certos indivíduos seguem uma determinada tradição sem sequer pensarem no verdadeiro significado da tradição em questão.
No âmbito da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, crenças, práticas, doutrinas, leis, que são transmitidos de geração em geração e que permitem a continuidade de uma cultura ou de um sistema social.
No contexto do Direito, tradição consiste na entrega real de uma coisa para efeitos da transmissão contratual da sua propriedade ou da sua posse entre pessoas vivas. A situação jurídica resulta de uma situação de fato: a entrega. Entretanto, a tradição poderá não ser material, mas apenas simbólica.
Tradição religiosa
Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.
No caso do catolicismo, por exemplo, existe a diferenciação entre a tradição oral e a escritura, sendo que as duas são consideradas fontes comuns da revelação divina. Essa doutrina foi definida como dogma da fé nos Concílios de Trento em 1546, do Vaticano I em 1870 e do Vaticano II em 1965. Uma tradição pode ser interpretada de várias formas diferentes e ainda nos dias de hoje há contradições entre teólogos protestantes e católicos.Tradição (do latim traditio, tradere = "entregar", "passar adiante") é a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes evalores de um grupo social ou escola de pensamento.[1]
Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas eleis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.[2]
O italiano Julius Evola, citando António Sardinha em nota que consta de sua obra "Os homens e as ruínas", salienta que o pensador português acertou ao afirmar que a Tradição não é apenas o Passado, mas, antes, a "permanência no desenvolvimento", a "permanência na continuidade'".[3]
Índice
[esconder]Nas religiões[editar | editar código-fonte]
Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.[4]
Em grego, na acepção religiosa do termo, corresponde à expressão paradosis (παραδοσις), que é a transmissão de práticas e de valores espirituais, ou o conjunto das crenças, que são conservados e seguidos com respeito ao longo de muito tempo entre diferentes famílias.[5]
Baseia-se em dois pressupostos antropológicos: a) as pessoas são mortais; b) a necessidade de haver um nexo de conhecimento entre as gerações.
A tradição toma feições peculiares em cada crença e mesmo pode-se destacar a sua forte presença nos grandes grupos religiosos: judaísmo, cristianismo, islamismo, hinduísmo.
Na Igreja Católica[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Tradição católica
Segundo a doutrina católica, a transmissão ininterrupta e fiel da Revelação divina e imutável fez-se, com a assistência sobrenatural do Espírito Santo, por uma dupla tradição (que em latim significa entrega ou ato de confiar; confira II Tessalonicenses 2,15):
- a tradição oral, radicada essencialmente no testemunho dos apóstolos à revelação de Jesus Cristo, aos quais Jesus "deixou o encargo de levar o Evangelho da Salvação a todas as criaturas, testemunho depois assumido" e transmitido pelos bispos, unidos com o Papa, que são os autênticos sucessores dos doze Apóstolos.
- a tradição escrita ou a Bíblia, que são produto do registo escrito da tradição oral pelos quatro evangelistas e outros escritores sagrados, sempre inspirados pelo Espírito Santo.
Nem toda a tradição oral foi registada, sendo ela hoje ainda transmitida de geração para geração pelos Bispos em união com o Papa. A Tradição, seja ela oral ou escrita, é interpretada e aprofundada autentica e progressivamente, à luz da Revelação, pela Igreja Católica. Foi com base nesta interpretação que a Igreja "definiu quais os livros que fazem parte do cânone das Escrituras". Esta autoridade de poder interpretar a tradição e consequentemente de formular dogmas e outras doutrinas chama-se "magistério".[6]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Hilton Japiassú, Danilo Marcondes (1993). 'Dicionário básico de filosofia, Zahar. p. 269. ISBN 978-85-378-0341-7.
- ↑ Significado de Tradição, Significados.com.br
- ↑ António Sardinha e o Integralismo Lusitano, Frente Integralista Brasileira
- ↑ Significado de Tradição, Significados.com.br
- ↑ Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo para que o hábito seja criado. Diferentes culturas e mesmo diferentes famílias possuem tradições distintas. - Significado de Tradição, Significados.com.br
- ↑ Toda a secção Na Igreja Católica é baseada no artigo Tradição da Enciclopédia Católica Popular, incluindo as citações
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Sobre Igreja e Tradição: uma visão Ortodoxa Oriental por George Florovsky (1893-1979)
- Tradução e tradição por Sérgio Feldman (Visão Judaica)
- Tradition and Living Magisterium The Catholic Encyclopedia, (em inglês)
Por exemplo: comer ovos de chocolate na Páscoa ou bacalhau no Natal, almoçar em casa dos pais ou dos sogros ao Domingo ou ainda vestir-se de preto durante o luto são algumas das tradições que ainda perduram em vários países.
No âmbito do direito, a tradição é o acto que consiste em entregar uma coisa a uma pessoa física ou jurídica. Neste sentido, a tradição pode constituir um modo de transferência.
Leia mais: Conceito de tradição - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/tradicao#ixzz3ojdmpBpn
Nenhum comentário:
Postar um comentário