Desmoronamento é a movimentação dos solos pela força da gravidade terrestre, ocorrendo frequentemente como um deslizamento de terra, tendo diversas causas possíveis, entre elas:
- a erosão pelas águas das chuvas, de rios, do lençol freático ou do mar;
- os terremotos;
- o intemperismo;
- a ação do homem:
- diretamente:
- por meio do desmonte com explosivos, ou;
- pela perfuração e exploração de túneis, poços (água, petróleo, gás ou sal) ou minas subterrâneas (carvão mineral, ouro, metais diversos, pedras preciosas, sais ou outros minerais);
- com o uso de tratores, escavadeiras ou máquinas semelhantes, ou;
- indiretamente:
- por consequência da ação química de poluentes lançados no meio-ambiente;
- pelo desmatamento de encostas de morros ou das matas ciliares da beira dos rios.
- diretamente:
Desmoronamentos com vítimas[editar | editar código-fonte]
Os desmoronamentos provocam frequentemente vítimas fatais em acidentes que poderiam ser evitados. Diversas famílias podem ficardesabrigadas e perder seus bens materiais.
Como a ocupação das encostas é precedida por desmatamento, o solo fica exposto à erosão. Nos períodos em que o índice de chuvasaumenta, o solo torna-se mais pesado, tendendo ao desmoronamento em áreas de declive acentuado. Para impedir que isso aconteça, deve-se evitar o desmatamento e a ocupação das encostas.
Planejamento[editar | editar código-fonte]
Antes da ocupação de terrenos, seja para a construção de fábricas, casas ou rodovias, é necessário realizar estudos e um planejamento, para garantir a segurança e o adequado uso do solo, de forma a evitar desmoronamentos e acidentes.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Desastres naturais no Rio de Janeiro em abril de 2010
- Deslizamentos em Angra dos Reis matam ao menos 30 pessoas. Portal Estadão.com.br, 01/01/2010. (acessado em 15/08/2010)
- Seis morrem soterrados no morro do Bumba, em Niterói (RJ). Portal UOL, Notícias, Cotidiano, 07/04/2010. (acessado em 15/08/2010)
- Tipos de solo. Portal "Sua pesquisa". (acessado em 15/08/2010)
- Erosão. Portal São Francisco. (acessado em 15/08/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário