domingo, 22 de novembro de 2015

DOMINGO

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domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro[1] ,[2] dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de descanso para a maioria das pessoas no mundo ocidental.
1° dia2° dia3° dia4° dia5° dia6° diasétimo dia
DomingoSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábado
Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO,[3] o domingo é considerado o último dia da semana.
1° dia2° dia3° dia4° dia5° dia6° diaúltimo dia
Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".

História[editar | editar código-fonte]

Paganismo[editar | editar código-fonte]

Por ser Roma uma cidade cosmopolita e sede de um vasto império, afluíram a ela povos de diversas culturas, que incluíam na bagagem cultural inúmeras crenças, as quais eram recebidas e reconhecidas pelosromanos. Entre elas, teria-se associado às crenças dos latinossabinos e etruscos a reverência ao primeiro dia da semana.
Em outras línguas e países, ainda permanecem expressões oriundas de cultos pagãos e deuses mitológicos antigos, como aqueles oriundos dos babilônicos, com base no fato do 1º dia a semana ser dedicado ao deus Shamash, o Sol (o senhor do culto solar) segundo as crenças daquele povo, bem como dos assírios e egípcias, que reverenciavam como deus maior o sol, o deus , conforme foi também comentado porGerald Messadié, em História Geral do Antisemitismo[carece de fontes]. Sem contar os tantos outros povos adoradores do Sol, como as civilizações anteriores a Cristóvão Colombo das Américas[carece de fontes]

Cristianismo[editar | editar código-fonte]

Em 7 de Março de 321Constantino Primeiro, o Grande, decreta que o domingo seria observado como dia de repouso civil obrigatório:
"Que no venerável dia do sol os magistrados e as pessoas residentes nas cidades descansem, e que todas as oficinas, estejam fechadas, No campo ainda assim que as pessoas ocupadas na agricultura possam livremente continuar seus afazeres pois pode acontecer que qualquer outro dia não seja apto para a plantação de vinhas ou de sementes..."[4]
Em 325 d.C. as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia, estabelecem universalmente o primeiro dia da semana como dia sagrado, o nome do primeiro dia da semana foi modificado de Prima Feriapara Dies Domenica. Decisão mantida pela maioria das denominações cristãs até a atualidade.
A designação teve repercussões geográficas quase dez séculos mais tarde: Cristóvão Colombo, ao chegar pela primeira vez ao Caribe, a 3 de novembro de 1493, mais precisamente à ilha hoje compartilhada peloHaiti e pela República Dominicana, chamou-a Dominica, por ser um dia de domingo, segundo o calendário juliano então em vigor.

Origem dos nomes dos dias da semana[editar | editar código-fonte]

Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.

Noutros idiomas[editar | editar código-fonte]

IdiomaNomeSignificado
AlemãoSonntagDia do Sol
Mandarim星期日 (xīng qī rì)
NeerlandêsZondag
InglêsSunday
Japonês日曜日 / Nichiyōbi
SuecoSöndag
DinamarquêsSøndag
CatalãoDiumenge"Dia do Senhor"
CastelhanoDomingo
EsperantoDimanĉo
FrancêsDimanche
GalegoDomingo
GregoΚυριακή
IndonesiaMinggu
ItalianoDomenica
PortuguêsDomingo
RomenoDuminică
EstónioPühapäev
PolacoNiedziela
BascoIgande
TurcoPazar
TchecoNeděle"Nada a fazer" ou "Dia de descanso".
LituanoSekmadienisSétimo dia

Referências

  1. Ir para cima Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
  2. Ir para cima Dicionário e Enciclopédia Koogan/Houaiss. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1995.
  3. Ir para cima ISO 8601
  4. Ir para cima Canon 29 of the Council of Laodicea. Ccel.org (1 de junho de 2005). Consultado em 29 de fevereiro de 201, 2. (Em Inglês)

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