Um(a) personagem é um ser (podendo ser humano, animal, sobrenatural ou de qualquer outro tipo) que intervém numa obra artística (teatro, cinema, livro, etc.). Os personagens costumam ser os actores principais de uma ficção e quem dá impulso às acções. Exemplos: “O personagem principal do romance é um imigrante que se tenta adaptar à cidade”, “Um cão que fala, uma árvore que caminha e um bruxo são os personagem que aparecem na maioria das cenas desta peça de teatro”, “Robert Pattinson ficou com o papel do personagem mais importante do filme”.
O receptor é quem constrói a personagem a partir da linguagem e das imagens exibidas na obra. É importante ter em conta que a personagem só existe na ficção e na representação mental do leitor/espectador, pois é sempre diferente da pessoa real, mesmo quando se baseia na realidade.
Relativamente ao talento do seu criador, a personagem pode ser complexa (aquela que os críticos conhecem como personagem circular) ou linear (os personagens estereotipados e com escassas características de personalidade). Também pode falar-se de personagem tipo para fazer alusão ao modelo de personagem que reúne características físicas e psicológicas já reconhecidas pelo público por tradição.
Personagem também é a pessoa que se distingue na vida pública por alguma característica ou capacidade singular: “O Ricardo é cá um personagem, passou a festa toda a cantar e a dançar”, “O novo cadete da empresa é um verdadeiro personagem: usa camisas às cores e pinta o cabelo de verde”.
Leia mais: Conceito de personagem - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/personagem#ixzz3tIa3NlT6Personagem é qualquer ser atuante de uma história ou obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício, um sentimento, um objeto, desde que com caraterísticas humanas, ou seja, personificados. Circunstâncias como uma guerra, um objeto, uma casa, se não personificados, não são personagens de um enredo. Personagens podem ter nomes ou não, e podem ter qualquer tipo de personalidade. São encontradas em obras de literatura, cinema, teatro, televisão, músicas, desenhos, histórias em quadrinhos, videogames, marketing, etc. No caso de cinema, teatro e televisão, são representadas por atores.
A palavra deriva de persona, que no grego nomeava originalmente o orifício, no local da boca, nas máscaras de teatro por onde "personava" a voz dos atores. A mesma raiz etimológica deu origem à palavra pessoa.[1] [2]
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Personagem.
Índice [esconder]
1 Classificação das personagens
1.1 Quanto à importância?
1.1.1 Tabela dos tipos de personagens"
1.2 Quanto à existência
2 Ver também
3 Referências
Classificação das personagens[editar | editar código-fonte]
Quanto à importância?[editar | editar código-fonte]
Tabela dos tipos de personagens"[editar | editar código-fonte]
Tipos de Personagens Características Exemplos
Protagonista(s) É a personagem mais importante da obra, em torno da qual se de/senvolve a história. Geralmente é um herói, e em alguns casos pode existir mais de um.
Marion "Cobra" Cobretti do filme Cobra.
Carly Shay das séries iCarly.
José Alfredo de Império
Ryu Hoshi de Street Fighter
Nino de Castelo Rá-Tim-Bum
Co-protagonista É a personagem de segunda maior importância da obra. Geralmente é a pessoa que ajuda o herói e em alguns casos pode existir mais de um.
Jorginho de Avenida Brasil.
Greg de Todo Mundo Odeia O Chris
Quico de Chaves
Tails de Sonic the Hedgehog
Antagonista É a personagem que rivaliza com o protagonista, quase sempre lutando contra este no final da obra. Geralmente é o vilão e em alguns casos pode existir mais de um. No entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa ou personificação de objeto, animal, entre outros, mas aquilo que dificulte os objetivos do protagonista.
Coringa de Batman.
Scar de Rei Leão.
Judith de Caras & Bocas.
Bowser de Super Mario Bros
Oponente A personagem que ajuda o antagonista. Da mesma forma que o coprotagonista em relação ao protagonista, é geralmente amigo ou parente do antagonista principal, embora às vezes sirva-o ou trabalhe para ele.
Lord Cedric de Witch.
Sagat de Street Fighter
Shang Tsung de Mortal Kombat
Kazuya Mishima de Tekken
T-Bag de Prison Break
Coadjuvante ou personagem secundária É a personagem que exerce outra função na história, podendo ser ou não relacionada com a história principal. Sua importância pode variar dependendo do enredo.
Alice Cullen de Crepúsculo.
Virgílio de Em Família.
Professor Girafales em Chaves
Figurante É uma personagem que não é fundamental para a trama principal, que tem como único objetivo ilustrar o ambiente e o espaço social que são representados durante o desenrolar da trama. Pessoas passando na rua, motoristas, torcedores num jogo, passageiros de ônibus, etc.
Quanto à existência[editar | editar código-fonte]
Real ou histórica: são personagens que realmente existem ou existiram. Geralmente são citadas em obras históricas ou jornalísticas.
Fictícia ou ficcional: são personagens que não existem e são criadas pela imaginação do autor, embora em alguns casos elas sejam inspiradas em pessoas reais.
Real-ficcional: são personagens reais, mas com personalidade fictícia.
Ficcional-ficcional: são personagens ficcionais dentro de obras ficcionais.
Ficcional-real: são personagens inicialmente ficcionais, mas que passam a existir no mundo real. Personagens colocadas em prática por encenação no convívio com pessoas reais, as quais não sabem tratar-se de uma personagem. Conceito muito utilizado em "pegadinhas" da TV, sendo uma das mais conhecidas a personagem Borat.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Teoria da literatura
Personagem histórica
Personagem fictícia
Referências
Ir para cima ↑ Citi.pt. Os Maias - Personagens. Visitado em 20-5-2014.
Ir para cima ↑ Personagem E-Dicionário de Termos Literários de Carlos Ceia. Visitado em 20-5-2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário