sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

FILTRO NOSSA SAÚDE

Se você se preocupa sobre sua saúde assim como a saúde da sua família, você deve tomar em consideração os benefícios do filtro do chuveiro em relação ao cloro.
Os fatores da poluição, as substâncias químicas e os elementos exteriores adversos estão afetando-nos gradualmente e nós devemos tentar evitar estes perigos da melhor maneira que nós podermos com o Filtro.
Hoje em dia, a água que nós estamos bebendo ou a água doméstica que nós estamos usando para nossa própria higiene têm que ser tratadas com um alto nível do cloro a fim eliminar algumas das impurezas contidas na mesma usamos um Filtro. O que nós não sabemos é que o cloro está sendo absorvido através de nossa pele diretamente em nossos corpos, quando tomamos banho. Ao banharmos nós estamos inalando os vapores do cloro, que podem ser muito perigosos a nossa saúde. Os filtros do chuveiro fornecem uma solução para este problema filtrando os elementos negativos que podem conduzir às alergias ou aos problemas de pele.

Atenção ao filtros do chuveiro e os cuidados com o cloro

Os benefícios do filtro do chuveiro são numerosos: remoção do cloro, a prevenção de pruridos na pele assim como os cabelos quando se tornam secos e quebradiços. A redução da escumada do sabão e igualmente a remoção de todo o tipo dos odores.
Benefícios do filtro do chuveiroOs filtros do chuveiro balanceiam o pH da água, igualmente removendo todas as sortes dos produtos químicos sintéticos que poderiam danificar sua saúde e o ressecamento da pele e prejudicam a qualidade do cabelo.
Um estudo recente mostrou que o cloro representa um perigo real, possivelmente uma das causas principais que estão determinando vários tipos de câncer e de asma.
Devido ao cloro elevado existente na água doméstica, o gás do clorofórmio está espalhando por toda casa e, mais importante, em seus pulmões e no sistema sanguíneo.
O cloro igualmente está atacando a qualidade da pele, descascando os óleos protetores naturais da pele assim como do cabelo, produzindo um grande dano, causando envelhecimento prematuro.

Os filtros eliminam problemas do cloro

Todos as pessoas observaram o efeito de secagem do cloro em sua pele, cabelo e olhos. Isso é porque os benefícios de filtros do chuveiro são conhecidos pelas pessoas que os estão usando.
Penso verdadeiramente que seria mais sábio evitar a degradação da pele e do cabelo, para não mencionar seu estado de saúde total.
As doenças relacionadas a água estão aumentando gradualmente. É uma tragédia humana. As doenças da água estão matando mais de cinco milhões de pessoas todos os anos, 10 vezes a quantidade que morre na guerra. Aproximadamente 2-3 bilhões de pessoas sofrem das doenças relacionadas à água sem tratamento.
Benefícios do filtro do chuveiro60 por cento de toda a mortalidade infantil no mundo inteiro são ligados a doenças infecciosas e as doenças parasíticas, a maioria dele estão relacionadas à água.
As doenças da água que afetam os seres humanos são: cólera, tifóide, poliomielite, meningite, hepatite e diarréia entre outras.
Pelo menos 6.000 mortes na maior partes entre crianças acontecem devido à doença da diarréia. Estas figuras estão amedrontando e força a necessidade para uma filtragem da água de qualidade.
Os filtros de água fornecem uma solução de qualidade a todos os problemas e dá-lhe a água a preços disponíveis. É muito mais barata do que a água engarrafada. Igualmente ajuda-nos a proteger o ambiente porque os frascos plásticos são ameaça ao ambiente.
Há muitas companhias que têm filtro de água no mercado. Tem filtros de água de vários formas e tamanhos no mercado.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido às doenças transmitidas através do consumo de água contaminada. As principais vítimas deste montante são crianças de até cinco anos de idade.
Para a OMS, a água só é considerada potável se atender às seguintes exigências:
– Apresentar aspecto límpido e transparente;
– Não apresentar cheiro ou gosto objetáveis;
– Não conter nenhum tipo de microrganismo que possa causar doenças no ser humano;
– Não conter nenhuma substância em concentrações que possam causar qualquer tipo de dano à saúde do ser humano.
Todo mundo já sabe que a água da torneira não serve para beber. Pois, mesmo passando por todo um processo de tratamento, a água encanada apresenta resíduos, micro-organismos e substâncias químicas, como o cloro, que podem fazer mal para a nossa saúde. Por isso, ferver a água por 15 minutos já é um bom começo, pois a fervura mata os micro-organismos nocivos e ajuda a eliminar parte do cloro. Mas, o ideal mesmo é fazer uma boa filtragem e purificação da sua água.
Existem várias formas de purificação ou filtragem de água, porém, nem todas tem por objetivo tornar a água propícia para beber e matar a sede, como é o caso das formas de purificação industriais, que visam tornar a água propícia para a fabricação de algum produto. Aqui na Dermus, por exemplo, nossos farmacêuticos usam o modo de purificação por osmose reversa, que torna a água perfeita para a manipulação das nossas fórmulas, mas não serve para beber, já que no processo são extraídos, além das impurezas, todos os minerais que são importantes para a nossa nutrição.
Os filtros funcionam a partir de uma vela central preenchida de meio filtrante (areia, carvão ativado, quartzo, naturita…) que retém as impurezas e outros elementos danosos à saúde como o cloro e os metais pesados.
Entre os filtros domésticos existentes no mercado, há os que funcionam com maior ou menor eficácia e o consumidor deve ficar atento, pois testes realizados pelo INMETRO já constataram que nem todas as marcas de filtros cumprem o que prometem nas embalagens.
Uma pesquisa americana, cujo teor encontra-se no livro The drinking water book , de Colin Ingran, constatou que os filtros de barro com câmara de filtragem de cerâmica estão entre os mais eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
No caso dos tradicionais filtros de barro, que foram tão utilizados pelas nossas avós, mas caíram no desuso devido às novas tecnologias, o filtro é dividido em dois compartimentos. No superior, por onde a água a ser filtrada entra, há uma vela composta de minerais dispostos em camadas, formando uma espécie de peneira. Ao passar pela vela, as impurezas ficam retidas e a água limpa cai no compartimento inferior.
O problema desses filtros é a lentidão da filtragem, já que a água cai no compartimento inferior de gota em gota, o que contribuiu para que as pessoas passassem cada vez mais a adquirir os novos filtros, mais ágeis. Porém, essa lentidão é justamente o que garante uma filtragem mais eficaz, já que os filtros acoplados às torneiras recebem muita pressão de água e deixam passar algumas impurezas.
Sem falar que os filtros de barro mantém a água sempre bem fresquinha e eu diria até mais saborosa. Ai, ai… saudades da água da minha infância…
Fontes: ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, INMETRO, Universo Jatobá.
Crédito da imagem: Google Imagens (autor desconhecido).
De acordo com o infectologista Jean Gorinchteyn, médico do Instituto Emílio Ribas, o principal problema para a saúde das pessoas que ingerem uma água de má qualidade são os riscos com doenças gastrointestinais, como quadros de diarreia, etc. Vários agentes também causam a hepatite A, doenças bacterianas graves, salmonela, cólera e desidratações, chegando até morte. Outro aspecto da água mal cuidada é o que pode causar doenças e infecções na pele.
“As pessoas que ingerem água contaminada de forma contínua acabam tendo malefícios diretos imediatos, como as fezes amolecidas. A exposição a bactérias maiores pode causar quadros de diarréia em 12 ou 24 horas, dependendo da quantidade de bactéria presente nesta água”, afirma Gorinchteyn.
Na opinião do infectologista, as iniciativas mundiais importantes para os problemas de água que estamos passando são o uso racional da água e não haver desperdício em nenhuma das esferas, sejam indústrias, hotéis, entre outros. “Há propostas de governo para o saneamento básico, mas ainda as condições são precárias em alguns lugares, principalmente para as crianças, que morrem com desidratação e diarréias graves”, sinaliza.

Papel dos filtros e purificadores de água
Os filtros e os purificadores de água visam à melhoria da qualidade da água residencial, que não precisaria ser filtrada, já que passa por suficiente tratamento do sistema de abastecimento, apesar de toda esta questão atual da água. Mesmo assim, a falta de manutenção de encanamentos e caixas d´água, que devem estar sempre limpas para evitar contaminação, altera o gosto e o odor. Os filtros e os purificadores eliminam possíveis contaminações da água na passagem pelo encanamento e também mudam para melhor seu gosto e odor. Existem diferentes tipos de filtros e purificadores de água e todos eles fazem controle microbiológico, reduzem o cloro e retêm partículas indesejáveis. Os filtros são mais simples, têm preço mais baixo e possuem uma vela que retém impurezas. Já os purificadores são mais completos, custam mais e têm elemento filtrante e camadas de purificação, além de outras tecnologias.

Atenção a manutenção
Para a saúde do consumidor, a manutenção periódica do filtro ou purificador é necessária e deve ocorrer conforme a definição do fabricante para um bom desempenho e funcionamento do equipamento, o que garante a qualidade da água servida. “No caso dos produtos da IBBL, além da manutenção periódica, é indicada a troca do refil a cada seis meses, devendo também ser verificada a integridade dos componentes do filtro”, recomendam Isabel Cristina de Siqueira, supervisora de filtros, e Walther da Costa Gomes Jr., supervisor técnico, ambos da IBBL. Segundo o professor Flavio Vichiarelli, gerente de assistência técnica do Grupo Europa, fazer a manutenção periódica dos purificadores de água é fundamental. “A maioria dos elementos filtrantes que os acompanham possui vida útil determinada pelo fabricante, e isso garante a eficácia total dos produtos quanto à qualidade e vazão da água”, explica.
Se o consumidor não fizer a manutenção periódica e conforme o fabricante recomenda pode gerar problemas para sua saúde. “Os filtros têm a capacidade de captar grandes partículas. Se nem todas as pessoas fazem estas manutenções e trocas em seis meses ou um ano, o filtro deixa de ter ação, e os detritos e bactérias não ficam detidos, ou seja, em vez da água filtrada a água dos filtros acaba sendo a mesma da torneira”, adverte o infectologista Jean Gorinchteyn, médico do Instituto Emílio Ribas.
“Podemos comparar o purificador a um automóvel. O automóvel necessita de revisões periódicas para garantir sua perfeita funcionalidade. Já os purificadores devem assegurar a qualidade da água servida. Se o consumidor não seguir as orientações de manutenção preventiva descritas em todos os nossos manuais de utilização de produtos, a empresa não pode garantir a eficácia do processo de filtragem. O refil possui uma vida útil indicada de acordo com o modelo do produto. Se utilizado corretamente, garante água de qualidade com alto grau de pureza. Por isso, a importância do processo de limpeza externa e manutenção preventiva”, esclarecem Isabel e Gomes Jr., da IBBL.
“Quando não se respeita o período de manutenção informado pelo fabricante, principalmente no caso dos produtos com elementos filtrantes que retêm cloro, compromete-se a eficácia do purificador. Além de impactar na vazão d´água, que fica reduzida por excesso de resíduos retidos, o filtro vencido pode permitir a passagem de cloro por saturação”, ressalta Vichiarelli.
No caso de uma pessoa tomar água com cloro do filtro vencido, o gerente de assistência técnica do Grupo Europa afirma que “se a dosagem de cloro estiver dentro das especificações determinadas pelo Ministério da Saúde, não existe nenhum problema em consumir água clorada”. Isso porque, de acordo com ele, todas as concessionárias são obrigadas a fornecer água potável pronta para consumo. A dosagem de cloro é baixa - o suficiente para a proteção contra contaminações em seu trajeto até o consumidor final. O tratamento através dos purificadores primeiramente filtra partículas que possam vir a acompanhar essa água no trajeto (detritos de encanamentos, por exemplo) e, em seguida, a purifica, eliminando odores e sabores (como o do cloro) e tornando-a mais agradável ao paladar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário