quinta-feira, 3 de março de 2016

ILUSIONISMO

Ilusionismo (ou Prestidigitação) é a arte performativa que tem como objetivo entreter o público dando a ilusão de que algo impossível ou sobrenatural ocorreu. Os praticantes desta atividade designam-se por ilusionistas ou mágicos.
Embora os ilusionistas aparentem desafiar as leis da física, na realidade os números por eles criados nada têm de sobrenatural, tratando-se de ilusões realizadas através de meios naturais.

História[editar | editar código-fonte]

O Prestidigitador, pintura representando um ilusionista medieval (Hieronymus Bosch).
O ilusionismo é uma das mais antigas formas de entretenimento. A primeira descrição por escrito de um número de magia enquanto arte cénica surge no Antigo Egito e data de 1700 a.C.. O documento em questão designa-se por Papiro de Westcar e actualmente encontra-se no Museu Egípcio de Berlim.
Desde essa altura existem milhares de registos de atuações, que hoje reconhecemos como ilusionismo, um pouco por toda a história. Frequentemente os ilusionistas do passado eram encarados como detentores de poderes sobrenaturais, o que resultou numa dura perseguição no período da Inquisição.
O primeiro livro na qual surgem descritas as explicações de números de ilusionismo chama-se The Discovery of Witchcraft, e foi escrito por Reginald Scot em 1584 com objetivo de demonstrar que os poderes sobrenaturais não existem. EmPortugal, a primeira descrição por escrito de um número de ilusionismo surge no livro Thesouro de Prudentes em 1612 porGaspar Cardoso de Sequeira.
A profissão de ilusionista, no sentido atual do termo, apenas veio a ganhar notável prestígio a partir do século XVIII. Um dos grandes impulsionadores do ilusionismo moderno chamava-se Jean Eugène Robert-Houdin (1805-1871) e era de nacionalidade francesa. O seu passado de relojoeiro permitiu-lhe criar ilusões originais, de grande engenho e espetacularidade, que apresentava no seu pequeno teatro para a elite parisiense. Robert-Houdin frequentemente é referido como o “pai do ilusionismo moderno” uma vez que terá sido dos primeiros ilusionistas a trazer a magia para os palcos elegantes dos teatros e de festas privadas, afastando-se do mágico saltimbanco que atuava nas ruas e feiras.
No início do século XX tornou-se célebre o ilusionista de origem húngara Ehrich Weiss (1874-1926) que adoptou o nome artístico de Harry Houdini, inspirado por Robert-Houdin. Os seus números frequentemente envolviam fugas de algemas, correntes e camisas-de-forças.
Muitos outros foram os ilusionistas que prestigiaram e contribuíram para a evolução do ilusionismo, incluindo Alexander HerrmannHarry KellarHoward ThurstonDante,Chung Ling Soo,Charles CarterDai VernonHarry Blackstone.
Mais recentemente nomes como Doug HenningSiegfried and RoyDavid CopperfieldLance BurtonDavid BlainePenn and Teller,Criss Angel e Steven Frayne (Dynamo) tornaram-se celebridades do mundo do ilusionismo.
Em Portugal, nos séculos XX e XXI tornaram-se conhecidos do grande público os ilusionistas Conde d'Aguilar (1909-1988), Jolson (1922-1995), Luís de Matos e Mário Daniel.
Em 1948 foi fundada a Fédération Internationale des Sociétés Magiques ou FISM (Federação Internacional das Sociedades Mágicas), tratando-se de uma das mais respeitadas organizações da comunidade mágica. É o organismo internacional que coordena os clubes e federações de ilusionistas de todo o mundo, e organiza o "Campeonato do Mundo de Magia FISM" a cada três anos. Até à data, três prémios foram conquistados por ilusionistas portugueses nessa competição: Helder Guimarães (2006, FISM Estocolmo), David Sousa (2006, FISM Estocolmo) e Tá na manga (2012, FISM Blackpool).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maurine Christopher and Milbourne Christopher (1996). The Illustrated History of Magic Heinemann [S.l.] ISBN 0435070169. ISBN 0435070169.
  • Milbourne Christopher (1962). Panorama of Magic [S.l.: s.n.]
  • Nadis, Fred, ed. Wonder shows: performing science, magic, and religion in America Rutgers University Press, 2006) online edition
  • Daniel, Noel, (ed); Mike Caveney and Jim Steinmeyer (eds) (2009). Magic. 1400-1950s (Los Angeles: Taschen). ISBN 9783836509770.
  • Dunninger, JosephThe Complete Encyclopedia of Magic [S.l.: s.n.]
  • Price, David (1985). Magic: A Pictorial History of Conjurers in the Theatre Cornwall Books [S.l.]
  • Randi, James (1992). Conjuring: A Definitive History (New York: St. Martin's Press). ISBN 0312086342.
  • Stebbins, Robert A. (1993). Career, Culture and Social Psychology in a Variety Art: The Magician (Malabar, FL: Krieger).Na definição do Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ilusionismo é arte de criar ilusão por meio de artifícios e truques; prestidigitação. Esta arte cênica é utilizada para entreter as pessoas, criando ilusões que as levam a ficar confusas e se surpreender com manobras inesperadas. Normalmente, quem executa este tipo de espetáculo é um mágico ou ilusionista, que é tido pelo público como uma pessoa com poderes fora do comum. Entretanto, todos os truques são planejados minuciosamente antes de cada apresentação, são feitos com meios naturais e praticados pelo ilusionista e uma equipe de ajudantes, muitas vezes infiltrados na própria plateia.
    Para enganar o público, o mágico treina movimentos rápidos, manipula equipamentos e outros acessórios que são utilizados nos números. Entre os truques mais conhecidos estão o jogo dos espelhos, transformações, desaparecimentos, leitura de pensamentos, encaixotamentos, números com espadas e cerramentos de pessoas ao meio. Resumindo, tudo que desafia a razão da mente humana.
    história do ilusionismo nos remete ao século XVIII, quando a prática ganhou prestígio em países da Europa. Com o tempo, foi se transformando até virar uma forma e popular de diversão e um negócio lucrativo para mágicos profissionais. Um dos nomes mais influentes desta prática foi Jean Eugène Robert-Houdin, grande ilusionista francês daquele século. Ele inaugurou um teatro dedicado somente à prática da magia que funcionou na cidade de Paris (França) a partir de 1840.
    Além de Robert-Houdin, outro nome importante da prestidigitação foi Houdini, conhecido com o Rei das Fugas. Porém, ele faleceu com a prática do ilusionismo em um episódio que marcou a história desta arte cênica. Aconteceu que um boxeador, não acreditando nas palavras de Houdini, que dizia ser capaz de aguentar um soco forte na barriga sem sentir nenhuma dor, aplicou-lhe um golpe inesperado, antes que o mágico estivesse preparado para realizar o truque. Houdini faleceu em outubro de 1926 devido a complicações posteriores aos golpes.
    Apesar de o ilusionismo ter sido uma arte de prestígio durante o século XIX, no século XX os mágicos continuaram com grandes espetáculos e apresentações. Um dos principais nomes foi Doug Henning, ilusionista muito popular nos Estados Unidos nos anos 70 e 80. Seu trabalho foi continuado por seu pupilo, David Copperfield, que combinava sua habilidade de contar histórias com ilusões espetaculares. Outro ilusionista famoso era o Mr. M, que, ao contrário de seus companheiros, ao invés de iludir a audiência, revelava as artimanhas utilizadas para fazer os truques.

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