Você sabia que o Ginseng está entre as raízes de plantas mais famosas do mundo ? Sim, ela é bastante conhecida por toda parte. Mas você sabe o porque o ginseng é famosa mundialmente ? Algumas pessoas utilizam o ginseg combinando exercícios físicos, em busca da hipertrofia, porém, os efeitos benéficos do ginseng somente com uma alimentação equilibrada e saudável, que contenha proteínas e carboidratos que atuem diretamente na musculatura proporcionando assim a hipertrofia, normalmente ingerido em sua formulação em pó ou em cápsulas. Há quem diga que o ginseng é estimulante também nas questões de fertilidade masculina, contudo o benefício ainda não é comprovado cientificamente. Conheça todos os seus benefícios e propriedades do ginseng.
Mas afinal, o que é o Ginseng ?
O Ginseng é uma raiz que é conhecida como erva milagrosa, de origem chinesa. O nome científico é Panax ginseng C.A.Meyer. Com um sabor semelhante ao do gengibre, a planta conhecida como ginseng. A raiz é atribuída a cura e prevenção de diversos males. Apesar de ser cheia de benefícios a sua raiz possui um crescimento lento, podendo ser colhida somente entre quatro e seis anos de plantio. Isso devido ao fato de que o ginsenosídeo, ingrediente ativo da raiz, somente alcança o seu máximo durante este período. O ginseng tem inúmeros benefícios, como diminuir os sintomas de estresse, tem efeito calmante, previne a gripe, é um estimulante sexual, previne o câncer, melhora a memória e diminui a pressão arterial.A sua utilização remonta a séculos atrás e ao longo da história muitas culturas têm aproveitado as suas características para a saúde. Existem treze ginsenosídeos ao todo. Hoje podemos encontrá-lo em pílulas e suplementos.
Pode ser usado ainda para tratamento de enjoos e vômitos durante viagens. Seu consumo é eficaz também no alivio de cólicas intestinais, gases, dilatação do abdômen, indigestão e diarreia. Devido à sua contribuição no combate ao estresse físico e mental a planta é utilizada antes de treinos físicos ou longas jornadas de estudo, sendo bastante popular entre atletas e jovens, por promover mais disposição ao organismo e deixar a pessoa de certa forma mais ativa e alerta. O Panax ginseng também contém panaxanos, substâncias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) e polissacarídeos, moléculas complexas de açúcar que fortalecem o sistema imunológico.
O ginseng “branco” consiste simplesmente na raiz desidratada, enquanto o ginseng “vermelho” consiste na raiz aquecida no vapor e desidratada. Por possuir ação anti-inflamatória, seu consumo age ainda no tratamento de dores, mas é sempre bom consultar um médico antes de realizar o consumo. Sua ação como estimulante circulatório faz com que melhore a circulação de quem o consome, principalmente da cabeça e dos membros.
Benefícios e propriedades do Ginseng :
O ginseng conta com vitaminas B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Algumas de suas propriedades é que ele é afrodisíaco, antidepressiva, antiinflamatória, antioxidante, bioestimulante, depurativo, diurético, estimulante, fortificante, hemostático, hipocolesterolêmica, hipotensora, revitalizante, tônico.
A erva é composta de ginsenósidos, que por sua vez apresentam inúmeras atividades farmacológicas, sendo especialmente eficazes contra a artrite. Uma pesquisa descobriu que vários ginsenósidos possuem efeitos anti-inflamatórios, podendo reduzir a inflamação na artrite reumatoide. Em laboratório, os pesquisadores criaram um novo ginsenósido chamado G-Rp1. Este ginsenósido, feita a partir dos ginsenósidos G-Rg5 e G-RK1 encontrados na raiz da planta, apresenta um efeito anti-inflamatório mais forte dos que ocorrem naturalmente nos ginsenósidos A vitamina B12, importante para a formação das células vermelhas do sangue e desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, também está presente no ginseng.
Entre suas propriedades estão:
- Estimulante do sistema nervoso (central)
- Levemente analgésico
- Afrodisíaco
- Tônico cardíaco e pulmonar
- Anti-estresse (mental e físico)
- Antidepressivo
- Antifadiga
- Cicatrizante
Entre seus principais benefícios :
Bom para pacientes com câncer: Alguns estudos preliminares realizados em animais observou que em casos de câncer, o consumo de ginseng melhora a qualidade do sono e o apetite do paciente.
Bom para o cérebro: Como o ginseng ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, ele faz com que mais sangue chegue ao cérebro, o que pode até melhorar a concentração. Além disso, a planta diminui as inflamações dos neurônios, evitando assim a degeneração cerebral e doenças como o Parkinson e o Alzheimer.
Ação anti-inflamatória: Existem dois tipos de inflamação no nosso organismo, uma delas é aquela em decorrência de traumas. Já a outra que acontece devido à produção de citocinas pró-inflamatórias, que acontece em casos de diabetes e obesidade, por exemplo. O ginseng age combatendo está última inflamação.
Diminui o estresse: O ginseng age sobre a glândula suprarrenal que estimula a produzir o cortisol, principal hormônio do estresse.
Reduz a fadiga: O ginseng reduz a fadiga ao estimular o sistema nervoso central, regulando ou aumentando as funções cerebrais.
Como pode ser feito o consumo do Ginseng ?
No caso do chá você precisará adicionar 2,5 gramas de ginseng a 100 ml de água em ponto de fervura. Tampe a panela e deixe cozinhar a fogo baixo de 10 a 20 minutos. Após este tempo coe a mistura e consuma-o no mesmo dia de seu preparo. Quando em pó, basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições, tomar 1 cápsula diária, ou consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia.Recomenda-se tomar de 5 a 10 g de ginseng por dia.
Apesar do caule também conter saponinas, a parte do ginseng que normalmente é ingerida é a raiz. Ela pode ser consumida nas formas de pó, extrato, capsula e tintura. O pó pode ser adicionado em sucos, sopas e em outros alimentos.
Contraindicações e cuidados ao consumir o Ginseng:
Não deve ser utilizado em casos de inflamações no corpo, como febres ou gripes, ou quando a pessoa apresenta problemas estomacais. O consumo pode causar insônia, cefaleia, diarreia, aumento da pressão arterial e nervosismo. Quando consumido em excesso pode causar depressão, vertigem, palpitações, alergias, edemas, coceiras e problemas no sistema imunológico. O consumo pode, ainda, potencializar a ação da glândula pituitária e do hipolálamo, o que causaria reações alérgicas e taquicardia. O ginseng deve ser consumido com cautela por pacientes com pressão alta. Não é aconselhável o consumo por crianças por períodos prolongados. Pode causar insônia quando consumido durante à noite.
Atenção: O consumo de ginseng a longo prazo por mulheres pode ocasionar anormalidades menstruais e tenderness nos seios.
muito Bom parabéns excelente trabalho ótimas dicas
ResponderExcluir