quarta-feira, 30 de agosto de 2017
FINAMENTO DA EDUCAÇAO ( 5 )
Essas discussões desencadearam propostas de implantação de uma política
de financiamento que atendesse a toda a educação básica e não apenas ao ensino
fundamental. Depois de muitas discussões, o governo encaminhou, por
meio do Ministério da Educação, em junho de 2005, ao Congresso Nacional,
Proposta de Emenda Constitucional para a criação do Fundeb – Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação – que, ao ser aprovado, em substituição ao Fundef,
fundo que se limita a financiar o ensino fundamental, significará um avanço na
medida que prevê o financiamento da educação básica em todas as suas etapas
e modalidades, trazendo, assim, a possibilidade de garantir o financiamento
do direito à educação, não só da população em idade escolar, como também
expandir esse direito àqueles que não tiveram acesso na idade adequada.
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Quais são as
características do
FUNDEB?
S
im, um novo fundo para a educação
básica está tramitando no
Congresso Nacional por meio de
uma Proposta de Emenda Constitucional
(PEC). De acordo com o que propõe a
PEC, com duração de 14 anos, a educação
básica – formada pela educação infantil,
ensino fundamental e médio – passará a
ter um fundo de financiamento único.
O mecanismo de captação e redistribuição
na proposta do Fundeb é similar
ao do Fundef. Isso significa que o Fundeb
será de âmbito estadual, captando parte
dos recursos dos estados e municípios,
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
redistribuindo-os de acordo com o número de alunos matriculados na educa-
ção básica da rede pública.
O Fundeb terá duração de 14 anos, e será implantado de forma gradativa,
objetivando ampliar os investimentos anuais, inclusive os provenientes da
União, que complementará os recursos quando o valor anual por aluno, nos
estados e no Distrito Federal, não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
O valor, a ser repassado pela União, considerará os valores mínimos diferenciados
para cada etapa e modalidade de ensino da educação básica.
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Quais são os recursos que
vão compor o Fundeb?
A cesta de impostos dos estados, do
Distrito Federal e dos municípios
que vão compor o Fundeb envolve
vários tributos: Fundo de Participação dos
Estados (FPE), Fundo de Participação dos
Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação
de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto
sobre Produtos Industrializados, proporcional
as exportações (IPIexp), Imposto sobre Transmissão
Causa Mortis (ITCMD), Imposto sobre
Propriedade de Veículos Automotores (IPVA),
Imposto sobre Renda e Proventos incidentes
sobre rendimentos pagos pelos municípios,
Imposto sobre Renda e Proventos incidentes
sobre rendimentos pagos pelos estados, cotaparte
de 50% do Imposto Territorial Rural
(ITR) devida aos municípios.
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Quadro 12 – Fonte de recursos do Fundeb
20% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM;
20% do Fundo de Participação dos Estados – FPE;
20% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS;
20% do Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional as exportações
– IPIexp;
20% do ressarcimento da União pela Desoneração de Exportações (LC nº 87/96);
Complementação da União;
Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações –ITCMD;
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA;
Quota Parte de 50% do Imposto;
Imposto Territorial Rural devida aos municípios – ITR.
Fonte de recursos do Fundeb
(percentuais a serem alcançados após a implantação plena do fundo)
Quais as principais diferenças entre o Fundef e o Fundeb? Vejamos.
Quadro 13 – Comparação entre o Fundef e Fundeb
Parâmetro FUNDEF FUNDEB
1) Vigência De 10 anos (até 2006) De 14 anos (a partir do ano seguinte
à promulgação da Emenda Constitucional
de criação do Fundeb)
2) Alcance Apenas o ensino fundamental Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Médio
3) Número
de alunos
30,7 milhões de alunos (dados
preliminares do Censo Escolar
de 2004)
47,2 milhões de alunos, a partir
do 4º ano de vigência do Fundo
(dados do Censo Escolar de
2004)
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Parâmetro FUNDEF FUNDEB
4) Fontes de
recursos que
compõem o
Fundo
Contribuição de estados, DF e
municípios, com previsão, após a
implantação plena do Fundo, de
20% sobre:
Fundo de Participação dos Estados
– FPE
Fundo de Participação dos Municípios
– FPM
Imposto sobre Circulação de
Mercadorias e Serviços – ICMS
Imposto sobre Produtos Industrializados,
proporcional as exportações
– IPIexp
Desoneração de Exportações
(LC 87/96)
Imposto sobre Transmissão “Causa
Mortis” e Doações – ITCMD
Imposto sobre Propriedade de
Veículos Automotores – IPVA
Quota Parte de 50% do Imposto
Territorial Rural devida aos Municípios
– ITR
Complementação da União.
15% de contribuição de estados,
DF e municípios:
Fundo de Participação dos
Estados – FPE
Fundo de Participação dos
Municípios – FPM
Imposto sobre Circulação de
Mercadorias e Serviços – ICMS
Imposto sobre Produtos Industrializados,
proporcional as
exportações – IPIexp
Desoneração de Exportações
(LC 87/96)
Complementação da União
5) Complementação
da União ao
Fundo
Não há definição, na Constituição,
de parâmetro que assegure
o montante da de recursos
da União para o Fundo.
Há previsão de valores na Proposta
de Emenda Constitucional,
visando assegurar o montante
de recursos complementares da
União para o Fundo.
6) Distribuição
dos
recursos
Com base no nº de alunos do
ensino fundamental regular e especial,
de acordo com dados do
Censo Escolar do ano anterior.
Com base no nº de alunos da educação
básica (creche, pré-escola,
fundamental e médio), de acordo
com dados do Censo Escolar do
ano anterior.
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Parâmetro FUNDEF FUNDEB
7) Utilização
dos recursos
Mínimo de 60% para remuneração
dos profissionais do
magistério
O restante dos recursos do
Fundo deve ser investido em
outras despesas de manutenção
e desenvolvimento do ensino
fundamental público
Mínimo de 60% para remuneração
dos profissionais do magistério
da educação básica
O restante dos recursos em
outras despesas de manutenção
e desenvolvimento da Educação
Básica
Piso salarial nacional para os
profissionais da educação básica
8)Valor
Mínimo
Nacional
por aluno/
ano
Fixado anualmente com as
seguintes diferenciações:
Até 2004:
- 1ª a 4ª série
- 5ª a 8ª série e Educação
Especial
A partir de 2005:
- Séries Iniciais Urbanas
- Séries Iniciais Rurais
- Quatro Séries Finais Urbana
- Quatro Séries Finais Rurais e
Educação Especial 5ª a 8ª série
Fixado anualmente com diferenciações
previstas para:
Educação Infantil (0 a 3 anos)
Educação Infantil (Pré-Escola)
Séries Iniciais Urbanas
Séries Iniciais Rurais
Quatro Séries Finais Urbanas
Quatro Séries Finais Rurais
Ensino Médio Urbano
Ensino Médio Rural
Ensino Médio
Profissionalizante
Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos
integrada à educação profissional
Educação Especial
Educação Indígena e de
Quilombolas
9) SalárioEducação
Vinculado ao Ensino
Fundamental
Vinculado à Educação Básica
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Com base no que está exposto no Quadro 13, quais serão as mudanças a
serem efetivadas no financiamento por meio do Fundeb? As mudanças propostas
pelo Fundeb em relação ao Fundef vão desde o tempo de vigência do
Fundo, a abrangência, o montante de recursos e sua progressiva expansão, as
fontes de recursos que comporão o novo Fundo até o número de alunos que
devem ser beneficiados.
O atual Fundo (Fundef), que tem sua vigência legal até dezembro de 2006,
foi planejado para vigorar por uma década prevendo financiar o ensino fundamental.
Essa cobertura constitui-se em um dos grandes problemas desse
Fundo, tendo em vista que as demais etapas e modalidades que compõem a
educação básica no Brasil não puderam ser financiadas por esses recursos. A
PEC relativa ao Fundeb que se encontra em tramitação no Congresso Nacional
visa garantir o financiamento de toda a educação básica.
Nesse sentido, faça uma análise detalhada do quadro comparativo e veja
as vantagens de um e de outro e discuta com a sua comunidade escolar as
melhorias que o Fundeb pode trazer para a educação e como professores,
pais, alunos e comunidade em geral podem lutar para que seja garantida a
efetivação da proposta do Fundeb.
Acompanhamento e fiscalização dos recursos do fundo
A garantia do financiamento da educação se coloca como algo imprescindível
para a efetivação do direito a educação. O acompanhamento e a fiscalização da
aplicação dos recursos, desde a regulamentação do Fundef, vêm se efetivando
por meio de mecanismo de controle social, especialmente pelos Conselhos de
Acompanhamento e Controle Social. De acordo com o Fundef, o Conselho deve
ser criado com o envolvimento do Poder Legislativo e tendo a participação das
entidades de classe (sindicatos ou associações de professores, associações de
pais e mestres, etc.) na indicação de seus membros, de modo a dar legitimidade
e transparência ao colegiado.
A esses conselhos compete, dentre outros:
Acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos
do Fundo;
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Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil
Supervisionar o censo escolar anual;
Aprovar o programa de aplicação dos recursos a serem recebidos;
Acompanhar e controlar as transferências e a aplicação dos recursos
repassados à conta do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento
à Educação de Jovens e Adultos e do Programa Nacional de Apoio
ao Transporte do Escolar (Pnate) e, ainda, receber e analisar as prestações de
contas referentes a esses Programas, formulando pareceres conclusivos acerca
da aplicação desses recursos e encaminhando ao Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação – FNDE.
Para que o controle social se efetive é fundamental a democratização das ações,
a participação dos diferentes segmentos visando à garantia da transparência do
uso dos recursos públicos e de sua efetiva aplicação na educação básica.
A Proposta de Emenda Constitucional prevê a fiscalização e o controle dos
fundos que vão compor o Fundeb. A experiência vivenciada com o Fundef
deverá ser aprimorada objetivando a otimização do acompanhamento e da
fiscalização dos recursos.
Visando aprimorar o processo de controle social e a efetiva aplicação dos
recursos procure se informar sobre o financiamento da educação básica. Considerando
que para cada estudante matriculado o sistema recebe um valor
aluno/ano para assegurar o seu direito à educação, independente de qual
fundo esteja em vigor, procure saber o valor aluno/ano no seu Estado. Procure,
ainda, os Conselhos Municipais ou Estaduais de Educação e de Controle Social
para saber mais sobre o financiamento da educação no seu município e sobre
os processos de participação. Envolva o Conselho Escolar nessa discussão,
mobilize a comunidade, faça valer o seu direito à educação.
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